Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como o coaching pode melhorar o desempenho da sua agência

02/10/2019 às 16:51 Ajuda

Como o coaching pode melhorar o desempenho da sua agência

Já ouviu falar em coaching? Acredito que já! O coaching é uma das mais eficientes metodologias de desenvolvimento humano. O processo tem diversas vertentes e umas delas é voltada para o mundo corporativo.

Diversas empresas como agências digitais estão investindo em técnicas e ferramentas de coaching para melhorar o desempenho do seu trabalho.

Esse processo pode ser bastante útil para alinhar os objetivos, padronizar processos e assim otimizar os resultados da agência.

Quantos clientes sua agência já perdeu por falhas de comunicação ou porque seu time de marketing digital e vendas não conseguem desenvolver uma estratégia eficiente.

Um Curso de Coaching pode ajudar a dar um novo rumo ao seu negócio, tratando do progresso da sua agência como um todo e individualmente com cada membro da sua equipe.

Dentro de um negócio sempre existem conflitos internos, ruídos de comunicação e outras dificuldades que dificultam a vida dos colaboradores. Manter um negócio rentável e prover qualidade de vida para os funcionários é uma missão difícil, mas necessária no mundo atual.

O processo de coaching pode ajudar a alinhar as expectativas entre colaboradores e sua agência, integrar suas equipes, definir melhor as funções de cada um, além de traçar um plano para o alcance de metas e objetivos bem claros.

O que é coaching?

O coaching pode ser definido como uma metodologia de desenvolvimento humano. O processo também pode ser aplicado para objetivos que atendam a vida pessoal como a vida profissional das pessoas.

A intenção do coaching é potencializar as habilidades do indivíduo e ajudá-lo a melhorar nos pontos necessários para alcançar os seus objetivos.

Em português, a palavra coaching significa “treinamento”, por isso se entende a metodologia como um treino para o sucesso, mas o coaching é bem diferente de uma mentoria.

O processo gira em torno de técnicas e ferramentas aplicadas pelo coach, profissional especializado em uma ou mais modalidades de coaching.

O coach ajuda o coachee, pessoa que está participando do processo, a identificar e reconhecer suas habilidades e pontos a melhorar através das técnicas certas.

O coaching é um processo objetivo, as sessões são marcadas e duram o tempo médio necessário para o alcance de um objetivo traçado no início do treinamento. Esse objetivo pode ser focado em alguma área específica da vida, ou mesmo ser mais abrangente.

Porém, o objetivo traçado durante o processo de coaching precisa ser realista e mensurável.

Isso facilita o acompanhamento do coach com o coachee e ajuda a dar estímulos em prol do resultado esperado.

Como o coaching pode ser aplicado na minha agência?

O processo de coaching deve ser aplicado pelo coach, só o profissional especializado no assunto será capaz de usar as técnicas e ferramentas certas com seus colaboradores.

Veja como o processo pode ser implementado em sua empresa:

Fazer as perguntas certas

Um dos princípios de um Curso de Coaching é o estímulo ao autoconhecimento e isso se dá através de uma série de perguntas assertivas.

O coach não dá as respostas para o coachee, ele faz com que através das perguntas, o coachee possa se conhecer melhor e encontrar as respostas que precisa para crescer profissionalmente.

Esse é o motivo pelo qual, o coaching é tão eficiente: ele não produz as respostas, ele faz com que os participantes do processo as encontrem dentro de si.

Assim, seus colaboradores podem reconhecer suas principais habilidades e identificar pontos onde precisa melhorar e possíveis traumas que precisem ser ressignificados.

Isso é essencial para aumentar a produtividade individual dos profissionais.

Além disso, também é possível fazer dinâmicas de grupo para que todos os colaboradores possam participar e expor seus pontos de vista, dessa forma é possível chegar em um denominador comum e criar processos bem definidos para o seu negócio.

Ressignificação de traumas

A maioria das pessoas possuem traumas que precisam ser ressignificados. São crenças limitantes criadas por situações do passado ou pensamentos errôneos que acabam brecando o crescimento profissional de seus colaboradores.

Esses traumas precisam ser trabalhados com técnicas de coaching e PNL para que os colaboradores possam desenvolver novos e melhores trabalhos.

Assim, você consegue derrubar limitações de qualidade e oferecer serviços mais personalizados para seus clientes.

Esse método também pode ser aplicado com os clientes, afinal muitos consumidores já tiverem decepções com a contratação de outras agências, então pode ser preciso encontrar os argumentos certos para passar confiança e credibilidade para fechar mais negócios.

Rapport

Essa é uma técnica de coaching e PNL que busca ajudar você e seus colaboradores a criarem uma relação de confiança espontânea com os clientes.

O rapport é uma técnica que visa prestar bastante atenção do cliente e assim assimilar suas ideias para oferecer os argumentos corretos, adotando a postura e o gestual adequado para fechar um negócio.

Dessa forma, você consegue conquistar o cliente nos primeiros minutos. Isso é importantíssimo num mercado tão concorrido como o de agências digitais. Para aplicar a técnica de rapport, será preciso passar pelo processo de coaching.

Existe processos específicos de coaching para vendas, que podem ajudar você e sua equipe a aprenderem esta e outras técnicas essenciais para contornar objeções dos clientes e fechar mais vendas.

Como vimos no texto, o coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano eficiente para desenvolver profissionais e equipes empresariais.

O processo pode ser implementado de diversas formas em sua agência e tende a gerar bons resultados, já no curto prazo!

Gostou de nosso post? Compartilhe: