Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como melhorar o engajamento do público em seu blog

25/01/2019 às 19:07 Marketing

Como melhorar o engajamento do público em seu blog

A manutenção de um blog é uma das estratégias de sucesso do marketing digital.

Trata-se de uma plataforma dinâmica e que abarca diferentes maneiras de comunicação (visual e escrita, por exemplo), a fim de aproximar os produtos, conteúdos e serviços de sua marca aos seus potenciais consumidores, marcando sua presença online.

Para aumentar o engajamento de seu blog, ou seja, para atrair mais leitores e realmente fidelizá-los a sua marca, algumas técnicas são fundamentais, saiba mais sobre isso:

Fique de olho no layout

Parte importante da comunicação que é estabelecida entre o blog de sua marca e o seu leitor é visual.

É o primeiro impacto causado quando ele resolve navegar na sua plataforma, de modo que se ele não for aprazível e intuitivo, em poucos segundos, sua página será fechadas.

Cores harmoniosas, pontos chamativos e um mapa dinâmico fazem com que o leitor queira realmente chegar a seu conteúdo, ao que seus produtos e serviços oferecem. Um carregamento rápido, responsividade e um certificado de segurança também tornam a experiência de seu leitor interessante, engajando-o.

Títulos de qualidade

Um título é o que chama o leitor para seu conteúdo, ele deve ser atrativo, instigante e sucinto. Muitas vezes, ele fará a diferença entre continuar lendo ou não a sua postagem no blog.

O leitor precisa se sentir curioso e interessado nessa tarefa desde o seu título, é preciso que ele envolva, mas não entregue por completo, que atraia, mas que seja lido até o final e que interaja com o leitor, sendo uma espécie de conteúdo esperado por ele.

Conteúdos excelentes

Um blog precisa de conteúdo de qualidade para que sua marca expresse adequadamente o que ela tem de melhor a oferecer ao consumidor.

Se o texto não for atrativo, o título não será suficiente para prender a atenção de seu leitor, ele parará no meio da leitura e buscará outro blog.

Postagens atualizadas e divertidas são sempre bem-vindas, matérias que mostrem soluções referentes aos problemas do nicho de sua marca, depoimentos de casos bem-sucedidos, resenhas de produtos e serviços, um pouco dos bastidores da marca, são assuntos que costumam funcionar e trazer para perto o leitor, agregando credibilidade e familiaridade à marca.

O Serviço de Loja Virtual e tenha o seu próprio negócio online já! Confira!

Tendências atuais e curiosidades

Ainda sobre um conteúdo de qualidade, quando a marca mostra que está por dentro das últimas novidades de seu nicho, do que é assunto nas redes sociais ou das notícias que não saem da mídia, ela é vista com bons olhos pelos seus seguidores.

É preciso ser pioneiro, estar atento e escrever antes de todos a respeito de algo, isso faz com que, sempre que os leitores pesquisam sobre o assunto, o buscador remeta diretamente à página do seu blog, engajando mais pessoas.

Seja uma fonte confiável de informação para as pessoas, elas costumam sempre voltar nesses casos.

As novas publicações dão certo?

A dinâmica das postagens no blog de sua marca deve obedecer a alguns critérios: não muito tardias, não muitos extensas e com uma certa frequência, para que seu leitor não se esqueça da sua empresa.

É indicado que sejam analisados os dados de seu público, a fim de que você perceba que postagens funcionam melhor para o seu nicho, com que frequência e a que horas.

Do que seu público gosta? O que dá certo para o seu blog? Quando há mais interações?

Você tem duvidas do custo de quanto custa montar uma loja virtual? Leia e saiba mais!

Divulgue o seu conteúdo

O assunto é interessante, tem a ver com a marca, é atual e divertido, mesmo assim o engajamento não é suficiente. Talvez sua estratégia de divulgação e disseminação do blog esteja errada.

Se o blog da marca não é devidamente disseminado nas redes sociais para o alcance do público certo, o esforço é em vão.

O blog precisa estar vinculado às mídias sociais para que elas sejam mais um canal de divulgação positiva de seus produtos, serviços e conteúdo.

Interaja

Quando uma marca responde aos comentários, esclarece dúvidas e interage com os seus leitores, ela se torna uma marca humanizadas e se integra à realidade do público-alvo, trazendo-o para mais perto de si.

Isso quer dizer que o blog é uma plataforma que serve de apoio para os consumidores, a que eles poderão recorrer em todos os casos, pois, estão certos de que terão um retorno.

As postagens por si só não têm tanto efeito se não servem como contrapartida da marca ao público. Respostas personalizadas e atenciosas sempre engajam!

Gostou de nosso post? Compartilhe: