Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Como manter o backup do seu site atualizado?

Como manter o backup do seu site atualizado?

07/04/2017 às 12:51Hospedagem de Sites

Como manter o backup do seu site atualizado?

Fazer o backup do seu site é uma das coisas mais importantes não só para a segurança do seu site, mas também para a prevenção de qualquer problema que você possa eventualmente ter. Porém, muitos se perguntam sobre a frequência e sobre a real importância de ter um backup atualizado. Mas antes disso você sabe o que é backup?

Bom, primeiramente se você possue um site onde posta regularmente novos conteúdos ou recebe arquivos de terceiros, o backup regular é essencial, ou você pode acabar tendo um grande prejuizo caso ocorra algum problema no servidor.  Por isso separamos aqui algumas dicas para manter o backup do seu site atualizado, assim você vai poder ficar muito mais tranquilo quanto ao seu conteúdo e sem precisar ter tanto trabalho.

O trabalho precisa ser seu: Organize-se

O maior interessado em manter o seu site a salvo e livre de quaisquer problemas é você, então a organização precisa vir em primeiro lugar quando se fala em backup do seu site. Decida um determinado periodo de tempo que você irá fazer o backup, pode ser semanalmente, mensalmente, tudo isso irá depender do quanto você posta ou recebe de conteúdo. Preste sempre atenção nas atualizações do seu software, é sempre bom fazer bakcups antes de atualizar qualquer coisa, pois se houver algum problema, a versão anterior estara lá para te salvar.

Formas de fazer backup

Existem diversas formas de fazer o backup do seu site, cada uma com as suas particularidades e com suas vantagens e desvantagens e nós vamos falar sobre algumas delas aqui.

Backup do Wordpress

O Wordpress é simplesmente uma das plataformas mais usadas principalmente para a criação de blogs, então é normal que muitas pessoas façam os seus backups através de plug-ins específicos que você pode encontrar aqui mesmo. Dessa maneira, o Wordpress toma conta de praticamente todo o trabalho e você apenas supervisiona o que precisa ser feito durante o processo. Também há como fazer o backup sem nenhum tipo de plug-in, porém não é recomendado para aqueles que não entendem muito do assunto.

Backup para a nuvem

O sistema de nuvem (cloud) é um conceito bem recente, mas que já pode ser usados de diversas maneiras e não é diferente para o backup do seu site. Para colocar na nuvem, o seu backup precisará ser feito manualmente por você mesmo, selecionando todos os arquivos que você precisa no servidor e os salvando em seu sistema de nuvem como Google Drive ou Dropbox, por exemplo. Como essa forma é um pouco mais complexa, não é recomendável se você não entende muito sobre o assunto. Porém, a grande vantagem desse tipo de backup remomoto é com certeza a forma como você pode configurar para ele atualizar sozinho. Você define conforme sua necessidade e a necessidade do seu site e o sistema faz todo o trabalho para você. Por exemplo, se você precisa fazer um backup toda semana, ele se atualiza sozinho com todos os dados que necessita sem você precisar fazer nada. E assim que você precisar restaurar o seu site, é só acessar esse bakcup que sempre estará completopara o que você precisar. Só se lembre de configrurar para que o backup seja feito regularmente.

Pelo seu próprio servidor

Se você usa um servidor dedicado ou hospedagem compartilhada que usa o sistema cPanel, você também pode fazer o backup com ferramentas disponibilizadas pelo próprio servidor. As vantagens? Bem, primeiramente você não terá que se preocupar por ser leigo no assunto, lá você consegue seguir passos simples para não se perder ao fazer o backup do seu site. Além disso, você pode configurar o sistema de acordo com as suas preferências, o que te possibilita personalizar suas atualizações.

Como restaurar o meu site do backup?

Existem diversas maneiras de se fazer isso e vamos falar sobre algumas delas por aqui. Porém, é importante você saber que esse recurso só deve ser usado caso ocorra algum problema no seu site, como ataque de hackers ou problemas no servidor, por exemplo.

Se você estiver restaurando um site do que foi hackeado ou tentando remover algummalware, então você não vai ter que usar seu banco de dados antigo, se ele já tem o WordPress instalado, por exemplo. Você pode descartar tabelas de seu banco de dados antigo ou criar um novo banco de dados usando cPanel.

Restaurar o banco de dados manualmente pode não ser uma boa ideia para quem está iniciando, pois além de dar muito trabalho, erros podem ocorrer se você não presta atenção em cada detalhe, em cada arquivo e toda a base que forma o seu site. Por essa razão, usar os plugins é uma alternativo que tem funcionado para muitos e pode ser útil para você. A maioria deles já vem com a opção de restaurar o site a partir de determinado ponto, então você terá apenas o trabalho de indicar a versão do seu site que você quer voltar a ter.

Recuperar arquivos pode não ser uma das coisas mais simples

Não importa qual a forma que você vai escolher para fazer o backup do seu site, o importante é lembrar de ter organização, de mantê-lo sempre atualizado conforme suas necessidades, ou seja, de acordo com o conteúdo do seu site, como postagens, arquivos recebidos e compartilhados, arquivos próprios como vídeos e fotos, etc. Também é de extrema importância entender que o backup é uma das formas mais seguras de recuperar tudo o que tem caso ocorra algum problema com o seu site como ataques de hackers, vírus comuns ou até mesmo problemas no servidor.

Com todas essas dicas, fica mais fácil de manter o backup do seu site atualizado. A partir do momento em que você entende que esse tipo de tarefa não é um bicho de sete cabeças e que você pode realizá-la sem precisar ter tanto trabalho, fica muito mais fácil manter seu site a salvo e sem dores de cabeça. Siga as dicas e perceba que pode existir um caminho muito mais fácil e tranquilo para quem deseja ter um site seguro.

Gostou de nosso post? Compartilhe: