Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como liderar uma equipe?

31/05/2022 às 08:56 Ajuda

Como liderar uma equipe?

Você acabou de ganhar uma promoção, saindo do chão de fábrica para liderar uma equipe no setor de imã de ferrite. Mas agora está perdendo noites de sono, querendo saber se será um bom chefe para seus comandados.

Pensando nisso, resolvemos criar este texto, que mostrará detalhes sobre o tema e sobre as modificações deste cargo durante as décadas. Por isso, continue com a gente para que possa voltar a dormir tranquilamente!

Encontre tempo para liderar

Para serem eficazes, os líderes de equipe precisam investir tempo na função. Com muita frequência, essa responsabilidade é simplesmente adicionada a uma longa lista de tarefas. E esta é a receita para o fracasso. Por isso, seja como um Tubo Flexível e se adapte ao dia a dia.

Esteja visível para a equipe e disponível para apoiá-la. Parte do seu novo papel na empresa é promover um ambiente de trabalho e uma comunidade positivos. Se estiver extremamente ocupado, não será tão disponível ou capaz de apoiar sua equipe. Portanto, certifique-se de revisar e renegociar sua carga de trabalho antes de assumir a chefia.

Conheça sua equipe

Liderança nada mais é do que influenciar sua equipe para atingirem os objetivos juntos. Isso é algo com o qual terá dificuldades se não conhecer os colaboradores e o que os faz funcionar.

Tire um tempo para ouvi-los e para descobrir quais são seus problemas e aspirações. Reúna ideias e identifique pontos fortes e fracos. Só então formule uma abordagem de liderança com o pensamento voltado para o sucesso.

Conhecer com quem você está trabalhando é o primeiro passo para se relacionar com a equipe e estabelecer seu respeito e confiança. Verá que a fabricação diária das Bacias de contenção irá fluir com leveza e empenho.

Comunicação é tudo quando você é líder

Depois que sua equipe estiver em funcionamento, é pertinente manter a comunicação para construir relacionamentos, avaliar o progresso e identificar riscos e problemas. Isso é útil tanto para gerenciar equipes remotas, onde os funcionários podem ficar isolados em suas pequenas bolhas de trabalho, quanto nas presenciais, onde pode haver brigas ou falhas nessas informações.

Quando novos líderes se comunicam, eles geralmente encontram mais envolvimento da equipe. Isso ocorre porque todos notam seu investimento de tempo neles e como está demonstrando interesse em suas atividades.

Isso tudo fortalece os tipos de conversas que você tem com sua equipe. Por exemplo, terá mais influência para deixar claras as expectativas e responsabilidades, para que saibam quem está fazendo o quê.

Isso parece óbvio, mas não presuma que todos tenham a compreensão detalhada do projeto, dos prazos ou dos gastos.

Incentive e abrace novas ideias

Quanto mais sua equipe puder contribuir para o projeto, mais feliz ela ficará! Reconheça e os agradeça quando eles se saírem bem e deixe-os saber que isso é apreciado por você e pelos outros chefes.

Você descobrirá que sua equipe será mais responsiva, mais feliz, mais produtiva e capacitada para tomar a iniciativa em projetos e tarefas futuras.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: