Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como implementar SEO nas imagens?

23/07/2017 às 18:08 SEO

Como implementar SEO nas imagens?

É uma parte importante do processo de otimizações de site através de SEO (Search Engine Optimization) e aumentar o tráfego na pesquisa de imagens dos sites de buscas. Uma boa otimização pode ranquear melhor seu conteúdo nas chamadas buscas verticais, métodos de pesquisa específicos como busca de vídeos, de locais e de imagens.
Uma otimização de imagens pode ajudar a conseguir resultados orgânicos nos buscadores, considerando suas imagens mais relevantes. Um exemplo, numa busca feito no Google por um modelo de smartphone, é provável que apareçam algumas imagens e um link para a busca de imagens.
É possível fazer consultas verticais para imagens nas buscas do Google. O buscador implementou essa busca direta por imagens, que pode ser feita pelo carregamento de uma imagem ou uma URL, achando imagens semelhantes. A importância de pesquisar imagens é demonstrada pelo ponto de vista do usuário.

Principais Aspectos de SEO

Todo projeto de SEO funciona dentro de uma estratégia, que deve ser pautada por um plano de marketing digital. É importante saber qual tipo de tráfego seu site recebe na busca por imagens.

Podemos dividir em buscas de 3 tipos:

Consulta de Navegação - Consiste na pesquisa por um nome de um site, local ou objeto, o que funciona basicamente como um atalho.
Busca de Informação -Quando pesquisamos por algo relacionado a uma informação técnica ou de conhecimento básico. Pesquisas que não envolvem uma intenção de compra.
Busca de Transação -Uma pesquisa com intenção de adquirir um produto ou serviço.

A busca por imagens se encaixa na segunda opção: busca de informação. Quem procura por uma imagem busca pela foto de um artista, foto de um produto, imagens de ensaios fotográficos, um quadro ou uma ilustração. O tráfego que seu site obtém por buscas de imagens não é muito qualificado, por que a tendência é que os usuários acessem o site, salvem a imagem e fechem a página imediatamente. Mesmo assim é um tráfego que não pode ser ignorado, e pode gerar interessante, vendas e fortalecer o trabalho de branding da sua empresa. A pesquisa por imagens é fundamental para negócios que comercializem quadros, ilustrações e camisetas.

Como fazer SEO em suas imagens

Tag ALT da imagem

A tag alt, serve para indicar um texto alternativo à imagem no caso de que ela não possa ser carregada, ideal para atingir usuários que tenham baixa velocidade de internet em casa ou uma fraca conexão de Wi-Fi ou 4G. Assim, a imagem se torna identificável para os algoritmos do Google que ranqueiam os conteúdos de acordo com as palavras-chave. O melhor jeito de otimizar sua imagem usando a tag alt, é escrever um texto sucinto e que descreva muito bem com coerência e facilidade a sua imagem. Quanto mais específico você for, melhor!
O segredo do trabalho em SEO é tornar a informações mais fácil de ser encontrada nos mecanismos de busca. É indispensável ser objetivo e descrever suas imagens da melhor maneira possível.

_BANNERREVENDAAQUIContexto da Imagem

Para uma imagem aparecer em destaque numa busca por imagens é preciso que sua imagem seja coerente com o resto do conteúdo da página. Não terá sentido, por mais que a imagem seja otimizada, se a imagem for uma foto do Rio de Janeiro e o resto do conteúdo for sobre São Paulo.
É muito pouco provável que uma página com conteúdo diferente do da imagem apareça em destaca numa busca por imagem, por não estar dentro do contexto, agora se a imagem estiver dentro de um contexto, otimizá-la em SEO ajudará e muito no ranqueamento em mecanismos de busca.
Para reforçar ainda mais a relevância da imagem num contexto, você pode usar a descrição da tag alt na tag

O que não fazer para otimizar imagens

É comum usar na tag alt de uma imagem, palavras-chave para ficar bem ranqueado no Google. Ao pensar que isso é uma boa prática, as pessoas erram. Colocar muitas palavras-chave na tag da imagem é considerado pelo Google uma técnica de Black Hat (técnicas que visam atingir um objetivo sem autorização de um órgão ou empresa).
Esse método é conhecido como Keyword Stuffing e equivale a tentativa de esconder o texto em uma página. Como o Google e outros sites de busca são contrários a tentativas de manipulação de resultados, o efeito é completamente o inverso do esperado e pode em vez de ajudar, prejudicar o seu site e até lhe banir das buscas do Google, o que é muito pior. Então seja objetivo! Um projeto de SEO não se deve pecar pela grande quantidade de detalhes. A tag alt é um fator muito importante para ranquear melhor seu conteúdo nas buscas de imagens.

Um bom plano de SEO não deve esquecer as imagens como uma peça importante para otimizar o conteúdo. Primeiro por gerar mais relevância, o que ranqueia melhor seu site no Google por conta da palavra-chave. Um site que possui imagens relevantes para os seus conteúdos ficará melhor posicionado nas palavras-chave escolhidas do que outros que não tenham objetividade e tentem enganar os algoritmos do Google.

Como fazer o planejamento de SEO para imagens

Um bom projeto de SEO deve começar, de preferência, quando seu site for iniciado. Todo seu site e seu conteúdo deve ser pensado de acordo com as estratégias de SEO, já que o tráfego orgânico é uma das fontes mais qualidades de público de um site. Os mecanismos de buscas usam algoritmos cada vez mais complexos, então a atenção para aplicar seu projeto de SEO é extremamente importante para ranquear melhor o seu site. Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheças os planos de ISBrasil para hospedagem, revenda de hospedagem, loja virtual, streaming, gerenciamento, e-mail, AdWords e venha com a gente! Somos referência no mercado do marketing digital.

Gostou de nosso post? Compartilhe: