Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como fechar contratos recorrentes para minha agência?

19/04/2019 às 20:04 Ajuda

Como fechar contratos recorrentes para minha agência?

A grande maioria das agências digitais sofre por não conseguir manter uma boa carteira de clientes. Muitos acabam se mantendo por meio de contratos pontuais que nem sempre aparecem e isso é prejudicial para o seu crescimento no mercado.

É por isso que nesse texto, vamos dar dicas de como fechar mais contratos recorrentes para sua agência e ter mais estabilidade no mercado digital.

Como cada agência atua de uma maneira diferente da outra e oferecem os serviços de comunicação e marketing digital mais diversos, temos que avaliar caso a caso, mas existe algumas dicas que podem ser úteis para todas elas.

E é nisso que focaremos durante o texto, lhe dando meios para reavaliar processos, repensar o seu processo de venda, etc.

A arte de vender

Vender, apesar de parecer não é fácil e fechar contratos recorrentes num país que está se recuperando lentamente de uma das piores crises da sua história é um grande desafio.

Por isso, é preciso avaliar o seu potencial de conversão e conseguir implementar novos argumentos, novos recursos que possam tornar o processo de obtenção desses clientes mais fácil para sua agência.

Nada irá mudar de uma hora para outra e muito menos se não houver planejamento.

Por isso, é preciso parar, sentar com sua equipe e buscar todos os dados de histórico para avaliar a sua situação atual e achar possíveis problemas que possam estar prejudicando a conquista de clientes recorrentes.

Então, antes de focar nas vendas, temos que descobrir os problemas que estão acontecendo e como é possível resolvê-los.

Depois é preciso definir processos, objetivos e metas que possam ser alcançáveis e facilmente mensuráveis. Isso leva tempo e trabalho de toda a equipe da sua agência. Por isso, para não perdermos mais tempo de leitura, vamos as dicas abaixo:

Análise do histórico de vendas da sua agência

Como já dissemos no parágrafo acima, esse é o primeiro passo. Não há como estipular uma meta de quantos clientes recorrentes você precisar fechar por mês, por exemplo, se você não tem ideia de como a sua agência se saiu nos últimos seis meses ou até um ano atrás.

A partir de uma avaliação profunda das vendas da sua empresa durante um período é possível definir objetivos viáveis e metas mensuráveis.

A análise pode evidenciar não só problemas de comunicação e erros que impossibilitam uma maior taxa de conversão, como também mostrar quais são os meses com maior propensão a fechamento de um número maior de contratos.

Baixe já o nosso ebook Como abrir um negócio sem gastar muito.  

Depois de uma análise simples, você já terá informações valiosas para a definição da nova estratégia de vendas da sua agência.

Você saberá a porcentagem da sua taxa de conversão, sabendo quantas negociações foram fechadas, ter uma média de quantos contratos sua agência fechou por mês e de quantas negociações precisam ser iniciadas para fechar uma venda.

Com esses números nas mãos, você pode prever o futuro da sua agência e definir objetivos e metas que sejam alcançáveis e que melhorem o seu processo de vendas consideravelmente.

É possível também traçar os melhores argumentos para convencimento dos clientes e passar a ter um ranking para qualificação dos leads, evitando perder tempo com quem não demonstra tanto interesse.

A simples ação de parar e fazer uma análise do histórico das vendas da sua agência no último ano, como vimos acima, pode lhe ajudar a traçar um norte para o planejamento de uma nova estratégia de vendas mais assertiva.

Confira também: Revenda de hospedagem Linux – o que é?  

Defina objetivo e estipule metas de curto, médio e longo prazo

Com a análise do histórico de vendas concluídas, é hora de planejar uma nova estratégia de vendas para garantir uma maior conversão, e claro, o fechamento de mais clientes recorrentes para sua agência. E para isso, é preciso prever o futuro.

Se você está lendo esse texto, você está buscando saídas para fechar mais clientes recorrentes, então devo presumir que os números de fechamento de vendas da sua agência não lhe agradam, correto? Partindo desse ponto, veja como “meta mínima”, a obtenção dos mesmos números do ano anterior.

Se a sua agência fechou uma média de três contratos recorrentes por mês no último ano, tenha esse número como o mínimo alcançável em 2019.

Afinal, andamos para frente e não há espaço para piorar.

Dentro de um cenário mais realista, também é preciso pensar que o crescimento nem sempre é o principal objetivo, dependendo do tempo e do tamanho da sua agência no mercado, talvez você esteja buscando a estabilidade do seu negócio.

Com isso, pense em duas metas: uma realista e uma otimista. A meta otimista é alcançável, pode ser mensurada, mas para batê-la será preciso mais trabalho, tempo e conhecimento de seus clientes.

Já a meta realista, supera a meta mínima, também é mensurável e é em tese mais fácil de ser alcançada.

Nesse caso, podemos dividir as metas no seguinte sentido: metas realistas no curto e médio prazo e metas otimistas no longo prazo.

Assim, você pode desenvolver uma estratégia onde sua agência poderá elevar a qualidade do serviço e crescer no mercado.

Define um processo de vendas e mensure os resultados

Após ter definido os objetivos e as metas, é hora de montar um modelo de acompanhamento e desenvolvimento da sua nova estratégia de vendas.

Assim, você pode desenvolver métodos de vendas, apostando em argumentos e formatos de negócio que vendem mais.

Também pode estipular as métricas a serem avaliadas e escolher as melhores ferramentas para acompanhar e mensurar os resultados em tempo real.

Assim, você terá um registro mais completo e menos superficial para com o tempo, partir para a obtenção de metas mais ousadas e crescer a sua agência no mercado digital.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: