Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como fazer pesquisa de palavras-chave para SEO local

26/11/2021 às 15:58 Ajuda

Como fazer pesquisa de palavras-chave para SEO local

Trabalhar e investir em estratégias de qualidade de SEO local é essencial para o desenvolvimento das empresas nos dias atuais, o que exige um estudo mais aprofundado sobre o uso das palavras-chave e de como defini-las. 

O que significa o SEO local?

Antes de iniciar uma análise sobre a escolha das palavras-chave e as formas de escolhê-las, é essencial compreender o que é a estratégia de SEO, em geral, antes mesmo da especificação de SEO local.

Essa sigla se refere a Search Engine Optimization, traduzindo para o português fica “Otimização dos Motores de Busca''. 

Em outras palavras, é um conjunto de estratégias capazes de auxiliar um site a ter um bom ranqueamento nos buscadores.

Por exemplo, uma empresa que vende endereço comercial virtual e investe em um bom SEO, quando um usuário buscar por palavras-chaves similares ao seu negócio, o seu site ficará localizado entre os primeiros resultados, dando maior destaque e resultados. 

Para que ela funcione, é preciso que a empresa responsável pelo site conheça o funcionamento da estratégia, as formas com as quais ela irá ser reconhecida pelas plataformas e a realização de um planejamento de fato efetivo.

Já o SEO local é referente à aplicação de ferramentas que fazem com que o ranqueamento do buscador seja direcionado a uma cidade ou região específica de desejo ou em que há mais chances de se desenvolver.

Portanto, a única diferença entre essas duas formas de estabelecer destaque nos canais de busca é a delimitação de um alcance para destaque, fazendo um trabalho ainda mais direcionado, e potencialmente, com melhores resultados. 

Isto é, uma marca de escritório virtual passa a determinar certas palavras-chaves e características de público que estejam ligadas especialmente à região metropolitana de sua cidade, uma vez que o seu público tem maior tendência de interesse nesses locais. 

Se esse recurso for implementado pela empresa da forma correta, ela conseguirá ter acesso a diversos benefícios, como o aumento de:

  • Atração de clientes com potencial;

  • Número de pessoas que a conhecem;

  • Número de acessos ao site;

  • Quantidade de vendas;

  • Autoridade da empresa;

  • Transmissão de confiança e credibilidade.

Sendo assim, torna-se perceptível que essa é uma outra maneira de garantir um desenvolvimento de qualidade para as empresas, desde que elas invistam tempo e recursos na sua implementação eficiente. 

O que fazer para selecionar as palavras certas?

Como foi citado, é essencial que as palavras-chave escolhidas sejam as corretas e o mais específicas possíveis para que a estratégia funcione corretamente. Por esse motivo, ao longo desta seção, esse será o assunto tratado. 

Entretanto, essa importância existe porque as palavras-chaves escolhidas são o meio pelo qual o usuário conseguirá encontrar a sua página na web durante a pesquisa, então se elas não forem as melhores, ele pode não chegar até aquela empresa. 

Por exemplo, para um usuário encontrar uma papelaria que vende uma agenda do jeito que ele procura, ele irá pesquisar “agenda personalizada com nome”. 

Se uma determinada loja vende esse produto, mas não utilizou essas palavras, ele não irá chegar até a sua loja. 

Como consequência disso, a empresa perde a chance de conseguir concretizar uma possível venda e um cliente duradouro, perdendo eficiência. 

Além de que ela não conseguirá acessar outras pessoas, pois as palavras definidas não condizem com ela. 

Ademais, ter um direcionamento correto de uma página para o nicho que dê resultados e ajude os usuários é visto como um avaliador de ranqueamento dos buscadores, valorizando aqueles que são condizentes com os desejos do seu público. 

Nesse contexto geral, torna-se imprescindível saber escolher as melhores palavras e aquelas que serão de fato uma vantagem para o negócio. Por conta disso, seguem algumas formas de definição delas. 

Contratação de um serviço específico

A primeira opção a ser realizada é a definição das palavras-chave através de um programa específico, no qual são feitos diferentes testes para identificar quais palavras teriam os melhores resultados e quais delas fazem mais sentido.

Um exemplo disso, uma empresa construtora cria duas campanhas, selecionando “instalação de fachada de loja” como uma delas e a outra com “máquina de construção”. A partir dessas informações, o programa analisa-as simultaneamente.

Com isso, ele entrega os resultados para o negócio, demonstrando qual das opções seria mais eficiente de acordo com os seus desejos e o nicho no qual ela está inserida, obtendo a definição da palavra-chave que seria mais lucrativa.

Defina objetivamente o nicho e região

Em caso de realizar essa estratégia sem ajuda externa, a primeira ação que deve ser feita é a definição clara do nicho no qual a empresa está inserida e a sua região de atuação. A partir disso, é possível escolher algumas opções de palavras em si. 

Portanto, deve-se realizar uma análise profunda do negócio e de que funções ele tem de acordo com os produtos ou serviços vendidos, criando uma persona, a qual é a união de diversas informações sobre os consumidores dele. 

É preciso entender que a empresa só saberá como chegar aos seus potenciais, se tiver conhecimento do que faz e de onde se encaixa no mercado em geral.

Isto é, uma empresa que vende projetos de comunicação visual tem como público que mais compra outras lojas, na região em que tem o seu espaço físico, com maioria mulheres donas de empresas. 

Assim, ela sabe qual a linguagem que deve ser utilizada e o quão específica ela deve ser ao selecionar as palavras.

Uma vez que elas serão as mesmas usadas nos mecanismos de busca na hora da pesquisa por esse público. 

Inicia, então, o momento de ter ideias e tentar encontrar alguns termos que sejam essenciais para encontrar a sua empresa, tornando a pesquisa eficiente e garantindo que o usuário não ficará decepcionado com o conteúdo com o qual se deparar. 

Observação das estratégias dos concorrentes

É muito importante entender como os concorrentes, que possuem o mesmo nicho, realizam essa mesma estratégia, de acordo com os seus diferenciais. 

A partir dessa ação, a empresa consegue identificar formas de se destacar do que eles fizeram. 

Por exemplo, se uma empresa de avaliações patrimoniais percebe que sua concorrência utiliza certos termos específicos, ela pode adicionar alguns que garantam acesso apenas a ela, como um diferencial adicionado “estacionamento grátis”.

Sendo assim, esse se torna um ponto essencial para uma empresa conseguir destaque em meio ao nicho no qual está inserida. 

Contudo, é imprescindível acompanhar essa análise com a pesquisa feita pelo público, para que ela se mantenha de acordo.

Utilize ferramentas online

Com o crescimento da internet, o mundo online se tornou um ambiente rico de informações e de fácil acesso para qualquer pessoa, permitindo uma facilidade significativa para acessar esses dados e se beneficiar deles. 

Isso não é diferente para encontrar palavras-chave para uma estratégia de SEO. Existem diversos sites com mecanismos de pesquisa para facilitar o encontro de palavras que podem ajudar no seu negócio de acordo com nicho e estatísticas. 

Uma ação referente a isso é fazer uma pesquisa inicial no buscador e analisar as palavras que aparecem como sugestão, uma vez que elas irão aparecer para serem completadas nas páginas dos outros usuários. 

Por exemplo, uma loja pode pesquisar por “totem fachada” e ver que as sugestões aparecem “em São Paulo” ou “moderno” ou até mesmo “preço”, permitindo que diferentes pesquisas sejam feitas, dando uma ideia do que os usuários estão mais pesquisando.

Além disso, também aparecem algumas sugestões completas e relacionadas ao assunto pesquisado no rodapé da página, dando mais ideias de outras formas de pesquisa, o que também ajuda na criação e no estabelecimento de diferentes opções. 

Gerenciamento do número de palavras

Por fim, é importante destacar que é mais vantajoso para a empresa manter a densidade de palavras-chave baixa, pois os mecanismos de busca podem penalizar aquelas páginas que selecionarem um número em excesso. 

Logo, por exemplo, uma empresa que instala sistema de gestão para pequenas empresas pode selecionar alguns desses termos para a pesquisa, como “sistema de gestão” e adicionar alguns paralelos, entre eles “instalação”, “software” e "tecnologia''. 

Dessa maneira, ela mantém a sua brevidade, ao mesmo tempo que consegue ser eficiente e chegar até o seu público da forma certa, já que as pesquisas nesses motores são, geralmente, rápidas e com poucas palavras. 

Considerações finais

De forma geral, o SEO local serve como uma forma de ganhar destaque nas pesquisas dos motores de busca de uma região delimitada, garantindo o direcionamento das estratégias e tornando-as mais eficientes. 

É preciso ressaltar, no entanto, que é fundamental saber como definir as palavras-chave que levarão o usuário até o conteúdo daquela empresa da forma correta e qualitativa, como a partir das dicas que foram citadas ao longo deste artigo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: