Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como fazer Marketing de Nichos - Acerte o seu público em cheio

22/07/2019 às 20:53 Marketing

Como fazer Marketing de Nichos - Acerte o seu público em cheio

Muitas agências e profissionais freelancers estão notando que os nichos escondem muitas oportunidades no mundo do marketing.

Trabalhar com marketing para nichos tem sido a busca de muitos empreendedores, que tem buscado se especializar em segmentos específicos do mercado.

Pesquisas mostram que as agências, por exemplo, estão cada vez mais divididas em nichos. Hoje em dia, apenas grandes agências trabalham com temas mais generalistas, por possuírem recursos e pessoal para atendê-los.

As pequenas e médias agências já surgem no mercado com especialidade para um nicho. Por terem poucos recursos e poucos funcionários focar em um único setor de mercado ajuda no crescimento da empresa e otimiza toda a parte operacional do negócio.

Da mesma forma, os profissionais freelancers que trabalham com marketing, pelos mesmos motivos das agências, também procuram escolher clientes de um ou dois nichos, no máximo.

Esses profissionais também entendem que podem aproveitar mais oportunidades sendo especialistas do que sendo generalistas.

E para lhe ajudar a entrar em algum nicho de mercado, nós separamos algumas dicas, confira abaixo:

Pesquise mercado amplos e vá listando os nichos de cada um

Existem diversos nichos amplos, vamos citar a educação, por exemplo. Quem trabalha com marketing de educação pode trabalhar com cursos online, com escolas e universidades, com organizações estudantis e governamentais, as possibilidades são vastas.

Ou seja, dentro do mercado da educação, é possível escolher entre vários nichos.

Você que quer trabalhar na área pode escolher focar, por exemplo, em cursos pré-vestibular e técnicos do ensino médio. Esse é um nicho que conta com várias instituições e que gera uma procura anual.

É fundamental que você escolha o mercado e vá listando os nichos possíveis. Depois, você deve pesquisar cada um dos nichos listados mais a fundo.

Não adianta trabalhar em um nicho que não seja rentável, não tenha público ou já tenha muitos concorrentes. Isso pode dificultar a sua entrada no mercado e impedir o seu crescimento.

Fizemos uma pequena lista de perguntas abaixo, que podem te ajudar a guiar a sua busca por um nicho, confira:

  • Qual é a rentabilidade do nicho? (quanto ele pode chegar a lhe render por mês)
  • Qual o tamanho do nicho? (Possui muitos clientes? Já existem muitas empresas de marketing focadas no segmento?)
  • O nicho está em alta?
  • É possível converter clientes para esse nicho através de uma estratégia de marketing?
  • Quem são meus principais concorrentes nesse nicho?

Essas e outras perguntas devem ser respondidas. O ideal é que você monte uma pesquisa de mercado e busque responder as perguntas através de matérias, pesquisas sobre o nicho, e claro, entrando em contato com potenciais clientes e parceiros.

Depois fazer uma boa pesquisa de mercado, você deve analisar todas as possibilidades que o nicho pode lhe trazer.

Assim, você avalia se o nicho tem uma boa rentabilidade, qual é o número de clientes que você pode atender e como você desenvolver o seu trabalho para atingir resultados.

Se torne um especialista no nicho escolhido!

O que faz a diferença quando trabalhamos com nicho é a nossa especialização no assunto.

Para ter uma ideia, se nós como marqueteiros ou jornalistas escrevermos um artigo sobre uma doença e um médico também o fizer, o Google dará mais relevância ao médico, porque ele é um especialista na profissão.

Logo, para não sofrermos com isso, precisamos nos tornar especialistas no nicho que escolhemos. E além de refinar sua estratégia de marketing e voltá-la para atender um nicho, você terá que passar a consumir tudo sobre o assunto.

Confira também: O que é remarketing?

Se possível, faça cursos e participe de congressos sobre o tema para entender possíveis jargões, saber explicar bem subtemas do assunto, estar por dentro de pesquisas e dados que podem basear os seus argumentos.

Isso é essencial para atrair o público do nicho e te tornar uma referência no segmento.

Vire uma referência no seu nicho

O que vai te garantir clientes de marketing é a sua participação no mercado. Os clientes sejam eles, pessoas físicas ou empresas, precisam ter confiança no seu trabalho. Por isso, ser uma referência ajuda bastante a passar credibilidade e agregar mais valor ao seu trabalho.

Se você seguiu a dica acima, você já está estudando e participando de tudo sobre o nicho escolhido para se especializar nele.

Porém, apenas isso não basta! Uma das maneiras mais eficazes de se tornar uma referência em algum nicho é produzir conteúdo sobre ele.

Muitas empresas de marketing, por exemplo, começaram como blogs que criavam conteúdo sobre marketing digital e depois conquistaram seus primeiros clientes.

Então, pegando o exemplo que demos acima, digamos que o seu foco são cursos pré-vestibular e técnicos do ensino médio.

Uma boa maneira de se tornar uma referência na área seria criar um blog e perfis nas redes sociais com informações que podem ajudar os alunos a entender questões de prova, a se preparar para os exames, etc.

Como neste nicho, os seus clientes em potencial seriam escolas e cursos, criar esse tipo de conteúdo é uma excelente maneira de mostrar que você entende do assunto.

Basicamente, quando o seu blog cresce e você vira referência para os alunos, logicamente, você virá referência para as escolas.

Conslusão

Com uma boa estratégia de SEO, o seu conteúdo pode ranquear bem no Google, e assim eles podem perceber que você é bom no que faz e contratar você para escrever para eles. 

Afinal, por que eles seriam seus concorrentes, se podem aproveitar o seu trabalho a favor deles? Resumindo, clientes garantidos!

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de AdWords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: