Como fazer email marketing em datas comemorativas eficiente?

Como fazer email marketing em datas comemorativas eficiente?

21/11/2016 às 21:58Email Marketing

Como fazer email marketing em datas comemorativas eficiente?

Muita gente vive à procura de material de qualidade sobre como fazer email marketing em datas comemorativas. E você, tem ideia sobre o que é preciso para planejar uma boa campanha? É justamente sobre isso que falaremos hoje, já que o email marketing, uma ferramenta com incríveis 4300% de ROI (Retorno Sobre Investimento), é uma peça fundamental em datas comemorativas como Natal, Réveillon, Dia dos Namorados etc.

Além de tratar sobre email marketing em datas comemorativas, vamos também fazer um apanhado sobre outra questão importante: afinal de contas, como saber em quais datas comemorativas lançar campanhas promocionais?

Não adianta, por exemplo, estar no ramo de peças automotivas e tentar forçar uma campanha de Dia das Crianças, certo?


Portanto, no texto de hoje falaremos sobre:

  • Como identificar as melhores oportunidades em datas comemorativas ao longo do ano
  • Como fazer email marketing em datas comemorativas: 3 táticas importantes


Preparado? Então continue com a gente e vamos atrás do que mais importa: resultados para o seu negócio!

 

Mapeando oportunidades em datas comemorativas ao longo do ano

Ao pensarmos sobre como fazer email marketing em datas comemorativas, o buraco é bem mais embaixo. A coisa basicamente não pode ser feita do dia pra noite: “Ah, depois de amanhã é Dia das Crianças… Vou ver de fazer algum descontinho aqui!”.

Não, não é assim que funciona! Se você anda fazendo isso, provavelmente os frutos não estão chegando da forma como deveriam, certo?

Pois bem, o primeiro aspecto da questão está na seguinte pergunta: quais datas comemorativas são relevantes para o seu negócio?

Na questão de email marketing para datas comemorativas, uma loja virtual do segmento pet dificilmente conseguirá encaixar uma campanha promocional no Dia do Beijo, por exemplo.

A marca pode até tentar, mas vai correr um grande risco daquilo parecer forçado demais… Por outro lado, o Dia do Beijo pode ser uma oportunidade e tanto para ecommerces de diversos segmentos, tais como sex shop, beleza, floricultura, decoração etc. Imagine agora quantos ecommerces atuam nos segmentos citados e que, todos os anos, por puro descuido, perdem a chance de arquitetar divertidas campanhas de email marketing e dessa maneira aumentar seu faturamento?

 

Cavando um pouco mais fundo

Se o assunto é como fazer email marketing em datas comemorativas, outro aspecto importante é não ficar somente nas datas clichês, como Natal, Dia das Mães, Black Friday etc. Vá mais fundo, descubra datas comemorativas menos relevantes, aquelas que os concorrentes não estão aproveitando… 

Com as redes sociais, qualquer Dia do Tenista ou Dia do Cupido vira uma grande festa na internet. Fazendo um bom trabalho, é bastante possível - e até provável - que seu engajamento com o público aumente muito! Para descobrir quais são as grandes oportunidades em datas comemorativas para o seu segmento, faça uma rápida pesquisa em buscadores como o Google. Diversos sites oferecem calendário anual completo com todas as datas comemorativas vigentes no Brasil.

Datas que são oportunidades para qualquer loja virtual

Ao contrário do Dia do Beijo ou Dia do Flamenguista, por exemplo, algumas datas comemorativas contemplam qualquer segmento de mercado.

 

1. Feriado de ano novo

Você sabe como fazer email marketing para o réveillon/feriado de ano novo? Por mais que seja um marco no calendário de praticamente todas as pessoas, ainda existem vários empreendedores que não se preparam corretamente. O feriado de ano novo, comemorado em 1º de janeiro, é sinônimo de recomeço e de esperança em dias melhores.

Aproveitando as emoções à flor da pele, não é difícil surfar a onda de otimismo e emplacar uma bela campanha de email marketing.


2. Dia da Mulher

Comemorado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que deveria estar na agenda de qualquer negócio. Mesmo que o seu público alvo seja composto apenas por homens, é de bom tom preparar ao menos um cartão homenageando o sexo feminino e dispará-lo via email marketing.

Isso demonstra que a sua marca se importa e presta atenção aos detalhes do dia a dia.


3. Dia dos Direitos do Consumidor

No dia 15 de março, é importante lembrar-se do Dia Internacional dos Direitos do Consumidor - uma forma simples de mostrar ao seu público o quanto você se importa com ele.


4. Dia do Trabalho

E nem só de clientes vive uma empresa, certo? Quando falamos em como fazer email marketing em datas comemorativas, também precisamos pensar nos funcionários.

O dia 1º de Maio, festejado como o Dia do Trabalho, é uma ótima forma de homenagear seus colaboradores.


5. Dia do Cliente

Para o 15 de Setembro, também conhecido como o Dia do Cliente, não precisamos nem falar, né? É sua obrigação misturar email marketing e datas comemorativas!
Faça uma ode ao consumidor, ele merece todo o seu carinho!


6. Black Friday

Toda última sexta-feira de novembro já virou sinônimo de Black Friday. A data, aliás, já é considerada mais importante que o próprio Natal para o varejo brasileiro.

Portanto, se a questão é como fazer email marketing em datas comemorativas, trate de priorizar a Black Friday e, além dos descontos especiais, foque em campanhas fantásticas por email.


7. Natal

E, por último, como não poderia deixar de ser, vem o Natal. Planeje sua campanha de email marketing para o Natal com bastante antecedência, ela pode dar um belo empurrão para que o seu ecommerce consiga atingir as metas do ano.

 

3 Táticas importantes sobre email marketing em datas comemorativas

Na hora de preparar a sua campanha de email marketing para datas comemorativas, preste atenção em 3 aspectos fundamentais:

 

Segmentação

Não use estratégias aleatórias. Antes de enviar a campanha para toda a sua lista, é importante fazer testes A/B e segmentar os leads de acordo com as ofertas que serão feitas a cada grupo de interesse.


Layouts:

Entre de vez no clima utilizando layouts diferenciados para as campanhas de email marketing. Mesmo que você esteja acostumado aos designs mais “cleans”, vale a pena, em feriados como Natal ou Páscoa, por exemplo, apostar em algo mais criativo.


Mobile

Ser um “mobile friendly” é cada vez mais relevante para quem busca resultados efetivos em suas campanhas de email marketing. Por isso, a responsividade deve ser uma prioridade para a sua marca!


Lembre-se: o ideal é que, mesmo acessando de um tablet ou smartphone, o usuário consiga ir do email até a compra sem deparar-se com nenhum problema no meio do caminho.

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: