Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como escolher um nome de domínio perfeito?

15/06/2017 às 16:18 Hospedagem de Sites

Como escolher um nome de domínio perfeito?

Depois de decidir montar uma loja virtual e conhecer todos os benefícios e riscos do empreendimento, chegou o momento de escolher o nome de domínio. O domínio será o nome de sua loja virtual, ou seja: ele precisa ser bom e, de preferência, carregar o nome da empresa e a essência de seus produtos.

De repente, escolher um nome de domínio perfeito deixou de parecer fácil, não é? É uma tarefa complexa, pois o nome escolhido representará muito mais do que um endereço da web. Será o principal caminho entre o usuário e os produtos comercializados. Por conta disso, é preciso prestar atenção em alguns detalhes e pontos importantes para realizar a escolha perfeita. Para auxiliá-lo nessa tarefa, abordaremos todos os pontos que devem ser levados em consideração no momento de escolher um nome para seu domínio. Confira:

Qualidade do nome

Com alguns minutos de busca você desenvolverá a impressão que todos os nomes perfeitos de domínios já foram comprados por alguém. E nesse instante, entenderá o porque de ser tão difícil encontrar um domínio perfeito para o seu empreendimento. Antes de buscar por um nome, o empreendedor deverá levar em consideração a qualidade do domínio. E essa qualidade pode ser mensurada levando em consideração o seguinte:

Nomes disponíveis

A preferência é que o nome seja fácil de ser entendido, divulgado e memorizado por seus clientes. O nome precisa ser simples de ser pronunciado e a ter relação com a essência da loja. Caso o nome “perfeito” não esteja disponível, o empreendedor deverá testar todos os nomes disponíveis levando em consideração as qualidades citadas. O nome escolhido deverá ser pensado na qualidade que aquele nome representará tanto para a loja virtual quanto para os clientes que navegará por suas páginas.

Uma tática muito utilizada por empreendedores digitais é a de escolher o domínio de acordo com uma palavra-chave forte de seu nicho. Por exemplo, se você pretende montar um e-commerce sobre suplementos alimentares, uma boa opção nome seria “suplementosonline.extensao”. A variação dependerá do nicho, das keywords com alguma busca e do planejamento do empreendedor.

Tamanho do domínio

O tamanho do domínio é outro fator que não é levado em consideração por muitos empreendedores. Por mais que seja difícil, apostar em nomes curtos é uma excelente forma de escolher o nome de domínio perfeito. Caso encontre dificuldades em encontrar um domínio curto em uma extensão “principal”, como em .com.br, por exemplo, uma dica é apostar em extensões menos conhecidas. Uma loja virtual que tenha um nome perfeito, como por exemplo, “suplementos. fr” pode gerar melhores resultados do que “lojaonlinedesuplementos.com.br”.
Nesse cenário, quanto maior for pior será. Então procure por opções curtas, médias e grandes. Vá eliminando de acordo com as opções que você julgar mais a ver com a sua loja. Não adianta escolher um nome curto se ele não possuir nenhuma ou quase nenhuma relação com o comércio eletrônico e os produtos comercializados no site.

Torne o seu domínio exclusivo
Caso você esteja criando uma loja virtual do zero, ou seja, não sendo uma extensão de uma empresa existente, então a dica é procurar por um domínio exclusivo. Trabalhar com um domínio existente pode trazer problemas para a sua loja virtual, além de correr o risco de não desenvolver autoridade entre o público-alvo. Não escolha um domínio utilizando derivações com hífens e erros ortográficos de marcas famosas. Além de ter baixas chances de sucesso, o lojista ainda correrá o risco de ser processado por essas empresas.
Não utilizar números e hífens
Por mais que você possa encontrar, ocasionalmente, uma loja online ou um site popular utilizando números e/ou hífens, essa prática deve ser evitada no momento de escolha. Isso porque só pela simples adição de um número, por exemplo, já seria capaz de prejudicar toda a semântica do domínio perfeito. Um nome que misture números e hífens dificilmente será lembrado por seus usuários. Além de causar uma impressão ruim no cliente, transparecendo que aquele site fora desenvolvido de forma amadora ou com objetivos obscuros.

Prefira as extensões mais conhecidas

Por mais que em algumas situações, utilizar um domínio com uma extensão desconhecida seja uma alternativa (como no caso de ter encontrado um nome perfeito), a dica é optar sempre por extensões mais conhecidas no mercado. Por exemplo, a primeira alternativa deverá ser realizada pensando no .com.br. Esgote todas as opções até encontrar uma opção dentro dessa extensão. A dica é encontrar um nome que esteja disponível em .com.br, .com e net. Se um domínio possuir o .com disponível, ele também servirá. Mas não terá tanto peso quanto o .br, se tratando do mercado nacional. Contudo, tudo vai depender de sua estratégia de marketing digital e de como a autoridade de sua loja será construída.
 

Está sem ideias? Vá ao Google Trends

Se mesmo depois de todas essas dicas você não conseguiu encontrar um nome de domínio perfeito, então chegou a hora de testar essa dica pra lá de especial. O Google Trends é uma ferramenta onde é possível ver quais são os assuntos mais discutidos e pesquisados na web dentro de um determinado período. Dessa maneira, é possível ver e analisar quais são os termos mais buscados dentro de um nicho e a relevância dessa busca ao passar dos anos. A dica é procurar uma palavra ou palavras-chave que tenham alguma relação com a sua loja, direta ou indireta, e aproveitar o interesse para atrair essa audiência para sua loja.

Além de um bom nome, a sua loja ainda terá a chance de atrair um determinado público só por conta das buscas realizadas pelo termo escolhido. Dessa forma, você poderá realizar um brainsotrm contemplando todas as opções disponíveis mostradas no trends. Depois, basta ir pesquisar se o domínio está avaliado. Caso positivo, registre-o e comece a trabalhar!
Escolher um nome de domínio perfeito é uma tarefa complicada e que requer bastante tempo. Porém, é um esforço que certamente valerá à pena. Já que o nome escolhido representará todo um negócio e, direta ou indiretamente, será grande responsável pelo sucesso do mesmo.
Que tal verificar se seu domínio está disponível.

 

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: