Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como diminuir a rotatividade da equipe?

26/09/2021 às 15:38 Ajuda

Como diminuir a rotatividade da equipe?

Algumas situações são complicadas para um empreendedor como, por exemplo, organizar a gestão de estoque, criar conteúdo de qualidade para um marketing digital e não estagnar a equipe.

Imagine a equipe que está acostumada a trabalhar com produtos como desengraxante alcalino. Quanto de treinamento integrado precisarão ou tempo para conseguir resultados será necessário até que a equipe esteja totalmente entrosada?

Neste texto vamos analisar maneiras para não tirar a equipe ‘dos eixos’ e manter uma constância nos resultados. 

Vantagens de se diminuir a rotatividade

Toda empresa pensa seriamente em diminuir os gastos. A constante troca de funcionários só faz aumentar essa despesa indesejada. Afinal, toda vez que é feito um desligamento a empresa paga por isso e uma nova contratação gera outro custeio.

Manter uma constância da equipe é vantajoso, por esse e mais alguns motivos. A redução do turnover (rotatividade) também melhora o clima organizacional, pois quando diversos funcionários começam a serem demitidos ou saem, outros se propõem a entender que o ambiente não é mais favorável, tornando o serviço monótono e cansativo. O ambiente passa a ser de instabilidade e poucos resultados.

Outros colaboradores terão de assumir as funções do colega, porque até que se contrate alguém capacitado, os serviços e projetos do antigo funcionário deverão ser realizados, causando uma sobrecarga na equipe.

Manter a equipe, simbolicamente falando, é deixar a sinalização de segurança e confiança à mostra, mantendo seus resultados em dia.

Como diminuir a rotatividade 

Vimos diversas vantagens, mas como fazer isso? Lembre-se dos passos que daremos abaixo e com certeza os resultados virão.

  1. Aprimore o processo seletivo – Se já tiver uma equipe, estude seus funcionários e comunique-se. Mas para aqueles que estão começando a formar seu time, pense em como melhorar o processo de contratação. Para fazer isso, crie um mapeamento de funções, tudo para que o profissional seja direcionado ao cargo inerente a capacidade adequada, dando a ele apenas as tarefas que saberá executar com maestria. Dividir setores é como aplicar um piso industrial, as peças precisam estar encaixadas perfeitamente para que tudo fique estável e duradouro. 

  2. Desenvolva um plano de carreira – seu time necessita de líderes e sua equipe precisa evoluir. Os resultados que obterá precisam ser de todos. Portanto, crie um plano de carreira. O que isso significa? Vamos pensar no seguinte: já ficou perdido em algum lugar enorme, sem saber para onde ir? Pois é, seu colaborador pode se sentir assim, preso a uma gestão enfadonha e sem evolução. Vendo amigos evoluindo profissionalmente e ele parado, perdido.

Não crie esse ambiente. De acordo com a pesquisa realizada pela Época Negócios, a maioria dos jovens capacitados estão procurando empresas que ofereçam um plano de carreira estruturado.

  1. Capacita seus funcionários – ofereça treinamentos. Sabemos que seu time é  capaz, mas, mantenha a equipe focada e treinada com novos cursos e novas integrações sobre os projetos ou metas que pretendem atingir.

Essas foram algumas dicas de como fazer a rotatividade diminuir na sua empresa, esperamos ter ajudado, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais

Gostou de nosso post? Compartilhe: