Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como criar uma loja online: Passo a passo para começar

19/07/2020 às 22:10 Loja Virtual

Como criar uma loja online: Passo a passo para começar

Você deseja saber como criar uma loja online? E quer saber como ganhar dinheiro com uma loja virtual? Ótimo! Saiba que o mercado digital é cheio de oportunidades e você está no caminho certo! 

Uma breve apresentação do mercado aponta que temos mais de 70 mil lojas online ativas no Brasil e com o cenário atual os comerciantes tem visto no e-commerce uma forma de manter a economia funcionando, seja como uma filial de uma loja física ou um negócio 100% digital.

Antes de seguir adiante e aprender como criar uma loja virtual, vamos antes desmitificar alguns mitos:

  • Não, você não precisa ser um especialista em tecnologia. Atualmente o processo para criar uma loja virtual é absolutamente simples. Você pode contratar um serviço de hospedagem focado em uma loja virtual, por exemplo. Ou pode utilizar plugins em uma hospedagem com WordPress.
  • E não, não é absolutamente possível criar uma loja com custo zero. Para ter uma loja virtual que passe confiança ao cliente você terá alguns custos com: registro de domínios, hospedagem de sites e possivelmente divulgação online. A boa notícia é que os custos de criar uma loja online são bem menores que o investimento em uma loja física.
  • Sim, existe sim uma legislação vigente para e-commerce

Leia também o texto sobre hospedagem de site barata!

Legislação do e-commerce

Outro detalhe a se atentar antes de aprender como criar sua loja online de fato, é entender um pouco da legislação a respeito dessa área.

O decreto nº 7.962 foi criado em março de 2013 e regulamentou sobre a atuação do e-commerce no Brasil. Entretanto isso não deve ser visto como empecilho para criar sua loja online. Na prática esse decreto apenas torna lei as boas práticas de qualquer negócio:

  • Seus dados (CNPJ, razão social, e-mail, endereço físico e telefone) devem ser disponibilizados para seus visitantes.
  • Ao apresentar um produto online você deve descrever o mesmo com o máximo de detalhes se atentando aos fatores: cores, peso, tamanho, qualidade, etc. Ofereça o máximo de informações possíveis ao cliente
  • Oferecer ao seu visitante uma forma de contato online seja por e-mail ou um canal de atendimento.
  • Antes da conclusão de compra informar os dados da compra (preço, quantidade de itens, tipo de entrega) ao cliente para que o mesmo possa confirmar.
  • Oferecer a troca de produtos ao cliente sem nenhuma cobrança adicional.

Custos de na hora de criar uma loja online

Como dissemos, se você deseja ter uma loja online que ofereça um bom serviço ao seu cliente, você precisará de um investimento inicial. Esse investimento é consideravelmente menor que em uma loja física, mas irá variar de acordo a sua ideia.

Basicamente seus custos girarão em torno de:

  • Hospedagem de site: Considere utilizar uma hospedagem em servidor dedicado para garantir mais estabilidade no seu site. Ao utilizar uma hospedagem compartilhada o seu site pode tornar-se lento e vir a perder vendas.
  • Registro de domínio: O domínio na internet será como o seu endereço, em suma será o link do seu site.

Passo a Passo de como criar uma loja online

Para criar sua loja online você pode optar por dois caminhos: o primeiro envolve a aquisição de uma plataforma virtual de e-commerce e a segunda a partir de plugins para WordPress como o woocommerce. Em ambas as situações você deverá registrar um domínio e contratar uma boa hospedagem de sites.

Além disso, a constituição também define que todo produto vendido precisa emitir nota fiscal, inclusive online. Neste caso são emitidas as chamadas notas fiscais eletrônicas. Essa emissão pode ser feita via ERP.

Obviamente, se você vai emitir nota fiscal você precisará de um CNPJ. Para quem está iniciando o MEI pode ser uma boa opção, já que os custos da loja são reduzidos e podem ser gerenciados por apenas uma pessoa.

Registre o domínio de sua loja virtual

O domínio é basicamente o seu site. Isto é, o link pelo qual o seu cliente irá acessar a sua loja. Ter um bom domínio é fundamental para atrair cliques. Embora você possa optar por domínios gratuitos, estes não passam profissionalismo e podem prejudicar a imagem de sua loja.

Um domínio possui um custo relativamente baixo que pode ser pago anualmente e sempre será sua marca. Lembre-se disso ao escolher. Opte por domínios que levem o nome da empresa, curtos e memorizáveis.

registro de domínios

Escolha uma boa hospedagem para sua loja online

Uma vez que seu domínio tenha sido criado, é hora de dar atenção a hospedagem de site. Esse passo é fundamental, pois uma hospedagem de má qualidade significa que seu site pode ser lento e até ficar fora do ar.

Para saber como escolher uma boa hospedagem de sites considere os seguintes pontos:

  • Certificado SSL: Esse certificado é o que garante ao seu cliente que o seu site é seguro e suas informações serão respeitadas. Um certificado SSL pode ser comprado e é identificado por um cadeado na barra de navegação. Um bom serviço de hospedagem em geral, oferece o certificado SSL incluso em seus planos.
  • Contas de e-mail: Ao contratar um serviço de hospedagem você pode criar e-mails registrados em seu domínio, o que passa profissionalismo. Para passar ainda mais profissionalismo e obter organização você pode ter e-mails dedicados a atendimento, vendas, reclamações, etc. Porém, nem todas as empresas oferecem contas de e-mail ilimitadas
  • Suporte: Seu site está fora do ar e você não consegue atendimento? Fique atento e prefira empresas que oferecem suporte 24/7.
  • Teste: Contratar uma hospedagem de site é um passo importante e delicado, não seria ideal poder conhecer o serviço antes de aderir a ele de fato? Na ISBrasil você pode testar 30 dias de hospedagem gratuita.

Por fim, mas não menos importante se atente a qual a forma da sua loja online: se deseja utilizar um site WordPress é imprescindível a aquisição de uma plataforma de hospedagem com WordPress.

Caso tenha optado por utilizar uma plataforma de loja virtual, você deve se atentar a algumas funções essenciais como:

  • Gerenciamento de estoque
  • Espaço de armazenamento (no mínimo, ilimitado)
  • Uma interface simples de operar
  • Capacidade de criação de promoções
  • Capacidade de gerar relatórios
  • Quantidade de produtos suportados.

Gostou de nosso post? Compartilhe: