Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como criar uma estratégia de vendas para sua empresa

28/09/2022 às 20:38 Ajuda

Como criar uma estratégia de vendas para sua empresa

Não importa qual o segmento da sua empresa, a forma como ela atua ou até mesmo quais são seus objetivos, uma coisa é certa: é preciso vender para sobreviver, seja um serviço, um produto ou uma ideia, a venda é a alma de qualquer negócio.

Mas dentro de uma negociação de vendas, existem vários elementos completamente diferentes, como técnicas de negociação, propaganda, KPIs, comunicação com o consumidor e por aí vai, quem é da área já está até acostumado mas quem não é pode se espantar com sua grande variedade de desafios e caminhos a serem desenvolvidos.

E é claro que, para atrair os clientes igual um eletroímã e alcançar suas metas de faturamento, nada melhor do que criar uma boa e consistente estratégia de vendas. O planejamento é um ponto-chave para conseguir alcançar o sucesso.

No texto de hoje, vamos mostrar como criar uma estratégia de vendas para sua empresa de maneira eficiente e competente, bora conferir? Então vamos lá!

Defina suas metas

O primeiro passo para criar uma estratégia de vendas é definir quais serão as metas da sua empresa, o que você quer vender? Qual o mercado que quer atingir? Qual é o faturamento médio ideal? Em quanto tempo?

Tudo isso deve ser planejado com antecedência, é praticamente impossível ter sucesso sem antes definir quais serão seus objetivos, lembre-se sempre de manter os pés no chão, nada de metas irreais ou que sejam praticamente impossíveis de serem alcançadas.

Pense em uma estratégia de cada vez, e foque suas campanhas de vendas de maneira individual, levando em consideração cada uma delas, se primeiro você quer vender sua chapa de acm e depois a sua chapa de pvc, separe uma meta para cada uma delas.

Saiba exatamente quem é a sua persona

Você sabe quem é o seu consumidor? Qual é o perfil das pessoas que costumam comprar seus produtos e serviços? Bom, de nada adianta oferecer algo de alta qualidade, se você estiver mirando no público errado, concorda?

Sendo assim, é preciso saber exatamente quem é a sua persona, ou seja, quais são as características, o perfil de compra, os gostos pessoais, hobbies, e por aí vai, afinal, no mundo dos negócios, cerca de 80% do seu faturamento virá de 20% dos seus clientes, então é preciso conhecê-los profundamente.

Entender quem são essas pessoas, o que eles desejam, quais são seus problemas e o que buscam como solução, ajuda a traçar estratégias e faz com que você consiga ser muito mais efetivo, montando um plano de vendas muito mais voltado para seu cliente, com uma chance muito maior de sucesso.

Estude e entenda seu mercado

Claro que os consumidores devem ser o centro de qualquer empresa, mas também é importante ficar atento com o que ocorre no mundo externo, estudando e entendendo, como está o funcionamento do seu mercado.

Faça uma análise minuciosa de seus concorrentes, entenda mais sobre os produtos que estão vendendo, sua precificação, suas estratégias de marketing e vendas, a qualidade e o seu atendimento ao cliente, compare esses fatores com os da sua empresa para ter um parâmetro de seu sucesso.

Quanto mais você se aprofundar e entender o mercado, melhor consegue traçar um planejamento estratégico de vendas que mira suprir as necessidades e se destacar no meio dos outros, fazendo sempre algo diferente e mais relevante.

Crie um funil de vendas

Depois de tantos estudos e planejamentos, é hora de colocar a mão na massa começando a montar o seu funil de vendas, para isso, é preciso definir o público que estará no topo, no meio e no fundo do seu funil.

Monte uma série de campanhas e estratégias que alcancem cada uma das etapas do seu funil, a primeira delas é a atração dos clientes, então procure conteúdos que alcancem essas pessoas e atraem elas para conhecerem melhor as suas opções de produtos, seu disco diamantado, abrasivo ou de corte.

Já o meio do funil são as pessoas que já estão em contato com a sua empresa e querem conhecer mais, então convença elas com mais conteúdos de qualidade, e no fundo do funil, são os usuários prestes a tomarem uma decisão, seja incisivo, mande ofertas e procure ganhar novos clientes.

Lembre-se de estruturar um bom funil de vendas, de acordo com sua persona já definida, as metas que você estabeleceu e o mercado no qual analisou, colete contatos, siga essa ordem de atração, nutrição e conversão, e se esforce para alcançar o sucesso.

Gostou do texto? Conte qual a sua opinião para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: