Como criar campanhas de marketing para mobile

21/08/2018 às 18:40 Marketing

Como criar campanhas de marketing para mobile

Com as constantes atualizações do algoritmo do Google, é preciso se adaptar ao mercado para criar campanhas que possam impactar seus clientes.

Uma dessa mudanças trouxe destaque para a criação de campanhas de marketing mobile.

Essa nova funcionalidade tem sido testada pelo Google desde 2016, mas apenas agora veio à tona no mercado digital.

Como resultado da mudança no algoritmo, o Google começou a dar mais destaque a sites responsivos e que aplicam outras técnicas recomendadas para melhorar a experiência dos usuários em dispositivos móveis.

Bom, mas para quem ainda não cumpre os requisitos do Google, eu tenho uma pergunta: Por que você não aposta hoje na criação de campanhas de marketing para mobile? Realizar essa mudança é de suma importância principalmente para empresas que trabalham diretamente ou indiretamente com marketing de conteúdo.

Para lhe ajudar a perder o medo e emplacar as soluções mobile da maneira correta em sua empresa, vamos abordar nesse texto, os principais pontos para a criação de uma campanha de marketing para mobile.

Vamos começar explicando melhor o que é a indexação mobile-first, de acordo com as diretrizes do Google.

O que é a indexação mobile-first?

Esse conceito divide o modo de visualização de sites, descriminando um site para visualização em computadores e outro site específico para visualização em smartphones e tablets.

Através dessa diferenciação é possível identificar duas versões de um mesmo site, o que é o ideal para quem trabalha com marketing de conteúdo e quer ter um melhor desempenho no mobile.

Antes da aplicação desse conceito, o Google e outros sites de busca tinham algoritmos mais voltados para sites voltados para visualização em computadores comuns.

Devido a inversão que gerou a procura por sites voltados para o mobile, os mecanismos de buscas passaram a dar mais ênfase a sites adeptos do mobile-first.

Em resumo, para construir uma campanha de marketing voltada para o mobile não basta apenas ter um site ou artes voltadas para modelos responsivos, mas sim apostar na indexação mobile-first como uma boa prática em troca de uma melhor posição nos rankings de busca.

Quem trabalha com marketing de conteúdo e precisa gerar insights de vendas, tem a real necessidade de apostar num site mobile, voltado especificamente para visualização em dispositivos móveis.

Ter essa preocupação pode render mais tráfego orgânico, já que segundo pesquisas recentes a maioria dos usuários acessa o Google pelo smartphone.

O mundo está invertendo os polos e o uso dos dispositivos móveis para navegação e compras na internet está em alta e não é mais uma tendência, já é uma realidade.

A indexação mobile-first é essencial para quem busca melhorar a experiência do uso, o que hoje é um dos principais fatores para um bom ranqueamento SEO no Google e em outros sites de busca.

Confira agora algumas dicas que podem lhe ajudar na criação de campanhas de marketing para mobile:

Crie um conteúdo de fácil leitura

Como já dissemos acima, apostar num design responsivo não deve ser apenas a única tática para quem está investindo na criação de conteúdo para mobile.

Apesar de ser necessário e indispensável nos dias atuais, isso não será suficiente para ter sucesso com uma campanha de marketing com foco em atingir usuários que acessam à internet por smartphones.

Por mais que você tenha um site responsivo, se você não investir em um bom conteúdo, esse fator não adiantará nada em sua estratégia de SEO.

Além de criar um conteúdo relevante, é preciso entender como você pode distribuir seu texto para que ele seja visualizado sem nenhuma dificuldade.

Criar conteúdo em formato de “F” como é comum vermos em sites para desktop não trazem um aspecto positivo no mobile. Isso por que um site mobile não pode ser do mesmo estilo do que um site desktop. É aí que a indexação mobile-first entra para resolver o problema.

A visualização em smartphones e tablets se dá de uma maneira diferente, os usuários costumam olhar mais para a parte superior da tela.

Por isso, você deve colocar blocos de textos nessa área, sempre buscando o máximo destaque.

Criar um texto mais resumido é o ideal para sites mobile e aí se o usuário quiser ver mais, ele irá acessar a versão completa.

Com isso, é possível mantê-lo interessado no que você produz do início ao fim.

Confira também como atrair clientes para sua loja virtual.

Aplique o conceito de escalabilidade

O formato antigo de leitura que se caracterizava por grandes blocos de texto não é mais aconselhado nem mesmo na criação de livros, imagina na hora de criar conteúdo para o mobile.

A aplicação do conceito de escalabilidade é importantíssima para a criação de parágrafos curtos e objetivos e a divisão do texto em tópicos e listas, dando ênfase a necessidade da organização do conteúdo.

O usuário deve conseguir ter uma ideia geral do texto em poucos segundos.

Baixe já o nosso Ebook: Como Abrir um Negócio sem gastar muito.

Sempre que possível aposte no conteúdo em vídeo e em áudio

As campanhas de marketing para mobile ganharam um aliado e tanto na hora de converter mais leads: os vídeos.

O conteúdo em vídeo é uma tendência no mercado de marketing de conteúdo e por isso é imprescindível investir nesse formato.

Misturar o seu contexto em texto com vídeo é um grande atrativo para os leitores.

Além disso, os vídeos costumam se adaptar melhor a diferentes formatos de visualização, podendo ser visualizados em 16x9 no smartphone em tela cheia.

Outro formato que tem se tornado comum é o áudio. Muitos sites estão apostando na disponibilização de um áudio do conteúdo escrito.

Dessa maneira, o usuário pode escolher entre ler um artigo ou ouvi-lo, o que garante mais formas dele absorver suas campanhas.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: