Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como aumentar a taxa de conversão com formulários inteligentes?

30/05/2019 às 10:05 Loja Virtual

Como aumentar a taxa de conversão com formulários inteligentes?

Muitas empresas enfrentam problemas de conversão de leads. A grande maioria não consegue controlar a taxa de conversão e a cada campanha experimenta uma diminuição nas métricas.

Por isso, vamos lhe apresentar neste artigo, o formulário inteligente, que pode deixar a landing page mais dinâmica e atrativo para o público.

Os formulários de pesquisa podem ser grandes aliados ou vilões das conversões. O erro de muitos profissionais de marketing é formatar formulários muito longos e com perguntas que não são interessantes para os usuários.

Pesquisas sobre conversão apontam que cerca de 3% dos usuários respondem formulário com quatro campos ou mais.

Os dados acima mostram que converter leads é muito difícil, mesmo que as landing pages sejam um ótimo caminho para isso.

Vamos mostrar abaixo como os formulários inteligentes podem ajudar a trazer mais dinamismo e elevar as taxas de conversão do seu negócio.

O que é um formulário inteligente?

O formulário inteligente é um tipo de formulário que foca em reter informações que você ainda não possui sobre seus leads. Esse tipo de formulário pode ser criado através da linguagem HTML5.

Dessa maneira, sempre que o seu lead preencher for preencher um formulário de landing page, ele deixará novos dados para sua equipe de marketing.

Num exemplo básico, digamos que o lead já tenha se cadastrado em sua newsletter e agora se interessou em outra landing page que oferece um ebook sobre um assunto que lhe interessa.

E vamos pensar que ele ao se cadastrar na newsletter, deixou informações como nome, idade, cargo e empresa que trabalha.

Bom, agora para baixar o ebook, usando o formulário inteligente, você poderá pegar outros dados dele. Isso agregará mais informações sobre o lead e possibilitará uma personalização maior do contato com ele pelos canais da sua empresa.

Essa é uma maneira de deixar o seu formulário de landing page mais curtos, com no máximo quatro campos, e consegue reter mais informações sobre o lead.

Isso traz dinamismo e gera uma experiência melhor para o lead. Afinal, imagina ter que responder sempre as mesmas perguntas em todas as landing pages, deve ser muito chato né?

Confira também: Como atrair mais clientes para a sua Loja Virtual.

Por que optar por formulários inteligentes para minhas landing pages?

Depois de entender o que é um formulário inteligente, é hora de saber quais são as suas principais vantagens.

Confira abaixo os principais motivos para optar por formulários inteligentes em suas landing pages:

Aumenta a taxa de conversão:

Esse é o principal benefício que o formulário inteligente trará para a sua empresa.

Com formulários mais curtos e que propõem perguntas, de acordo com o caminho do lead na jornada de compra, as suas conversões devem aumentar bastante.

A ideia é que você consiga reduzir pela metade o número de campos do seu formulário, otimizando o tempo de resposta do usuário.

Isso fará com que ele demore menos tempo a responder e não perca o interesse.

Coleta de dados:

Os formulários inteligentes nunca farão as mesmas perguntas para a mesma pessoa. Eles acompanham o caminho do lead pelo funil de vendas da sua empresa.

Por isso, levar os leads a se cadastrarem em mais landing pages para baixarem novos materiais ricos, é uma excelente saída para coletar mais dados.

Com mais dados sobre o lead, você conseguirá fazer um atendimento mais personalizado, refinando os contatos via redes sociais, e-mail marketing, etc.

Geração de leads mais qualificados:

Com a coleta de um maior número de dados sobre o lead, é possível melhorar a classificação de leads.

Além de aumentar a taxa de conversão, os formulários inteligentes devem trazer leads mais qualificados para o seu negócio.

Deixar de fazer as mesmas perguntas em todas as landing pages e contar com formulários mais curtos é uma forma de otimizar a experiência do usuário com a sua empresa, o que pode garantir vendas futuras.

Teste 30 dias de Loja Virtual.

Como formatar um formulário inteligente?

Agora, vamos mostrar como você deve formatar o seu formulário inteligente para que ele seja realmente efetivo e potencialize as conversões do seu negócio.

O ideal é pensar de etapa em etapa do funil, definindo os dados pedidos no formulário, pela posição do cliente na jornada de compra do seu negócio, veja nossas dicas abaixo:

Topo de funil:

Nesse estágio do funil, o cliente está descobrindo o seu problema, ele ainda não tem certeza do que está buscando.

Aqui, você deve coletar informações que facilitem o contato por e-mail com o lead para começar um relacionamento com ele, como por exemplo: nome da pessoa, e-mail, nome da empresa, etc.

Meio do Funil:

Nessa etapa, o lead já descobriu qual é o seu problema e já tem um relacionamento com a sua empresa. Agora, ele está buscando a melhor solução para atender as suas necessidades.

Então, você deve pegar informações que ajudem a avaliar a qualidade do lead, como por exemplo: cargo, tamanho da empresa, site da empresa, etc.

Fundo do Funil:

Nesse momento, o lead já demonstra um real interesse nos produtos da sua empresa, então você pode ser mais direto e buscar informações para realizar um contato de compra, pedindo dados como: telefone/Whatsapp, produto ou serviço em que o lead está interessado, etc.

Conclusão

Essas informações ajudaram a personalizar o atendimento de cada lead individualmente.

Assim, é possível realizar uma segmentação mais bem definida nos e-mails, enviando as mensagens certas para as pessoas certas, garantindo a qualidade dos leads e potencializando as chances de vendas.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: