Como as vendas no mobile podem aumentar os lucros da sua Loja?

20/01/2018 às 11:30 Loja Virtual

Como as vendas no mobile podem aumentar os lucros da sua Loja?

Se existe um tema que está em alta nos dias de hoje, são as vendas mobile. Atualmente, existe uma necessidade das empresas se adequarem à essa nova forma de comércio. As vendas através de dispositivos móveis é praticamente uma obrigação se sua loja virtual quiser sobreviver nesse concorrido mercado. Mas como aumentar os lucros de sua loja virtual com as vendas mobile? O que é preciso para essa modalidade de venda? Leia todo esse artigo e saiba mais sobre esse importante assunto.

As vendas mobile são realmente importantes?

Segundo uma pesquisa recente, as compras feitas através de dispositivos móveis cresceram cerca de 70% no Brasil, em 2016. Desse montante, 83% ocorreram via celular e 17% via tablet. Para se ter uma ideia da importância das vendas mobile, somente no segundo trimestre de 2016, as compras via mobile superaram as compras feitas via desktop. Nada menos do que 54% das pessoas preferiram comprar algum produto ou serviço via celular ou tablet.

A tendência é que esses dígitos só aumentem a cada ano. Se cada vez mais brasileiros estão fazendo compras via dispositivos móveis, é de suma importância que sua loja virtual esteja preparada para enfrentar esse cenário. Mas ainda existe uma pequena parcela de consumidores que ainda não fazem compras via mobile, mas essas pessoas fazem diversas consultas de produtos e marcas pelo celular e concluem a compra no desktop. Para eles, também é importante que as empresas virtuais ofereçam um ambiente compatível com os dispositivos móveis. Conheça mais sobre esses e outros assuntos em Como atrair mais clientes para a sua Loja Virtual

O que é preciso para realizar vendas mobile?  

O primeiro passo para sua loja virtual realizar vendas em dispositivos móveis, é criar um site que tenha um layout responsivo, ou seja, um site que se adeque a diferentes tamanhos de tela. Dependendo do tamanho da tela do dispositivo, todos os botões, menus, fotos e demais funcionalidades do layout devem se adaptar perfeitamente. Mas para que isso aconteça é importante seguir algumas práticas que são aplicadas também para o desktop.

Usabilidade e navegabilidade

Para oferecer uma experiência agradável ao usuário, é importante aprimorar e otimizar todo o seu site. Afinal de contas, quem está comprando não quer perder tempo com sites pouco interativos e lentos. Se você simplificar o caminho que o cliente percorre para concluir a compra, as chances de conversão serão enormes. Facilite as coisas para o usuário, sempre!

Segurança

Quanto mais seguro for o seu site para dispositivos móveis, melhor será para a sua empresa. Para mostrar ao usuário que seu site é seguro, você pode usar selos de certificado digital para que ele tenha toda a segurança em fazer compras em seu site. Além disso, é essencial a adoção de boas práticas adaptadas ao mobile. Veja alguns exemplos:

Aprimorar o tempo de carregamento da página

Você sabe que uma boa prática de SEO vai reduzir, ao máximo, o tempo que uma página leva para ser carregada. Por isso, evite o uso de imagens muito pesadas, vídeos de reprodução automática e outros recursos que podem deixar o carregamento lento. A dica da vez é usar imagens de qualidade mas que tenham uma resolução adequada para a web. Lembre-se de que o internauta não fica mais do que 5 segundos esperando um site abrir.

Pense nas responsividade de suas ações de marketing

Todos os e-mails marketing e conteúdos de blog também devem estar prontos para serem lidos em ambientes mobile também. O usuário deve ter total acesso à leitura de qualquer tipo de conteúdo do seu site através do celular. De nada adianta ter um site responsivo e não abrir determinada página de conteúdo por falta de planejamento adequado, certo? Aproveite e leia nosso post sobre Quanto custa montar uma loja virtual?

Adaptar a comunicação

Para os clientes que optarem por comprar de sua loja virtual através de dispositivos móveis, é interessante que você ofereça um sistema de chat online também. É claro que esse chat deve ser responsivo no caso de alguém precisar entrar em contado com sua loja. Para incrementar ainda mais seu site para mobile, que tal oferecer um formulário de contato com sua loja ou até mesmo um link que direciona para o endereço de e-mail da empresa? Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Loja Virtual

Aplicativos para lojas virtuais

Isso já é uma realidade no mercado virtual. Perante desenfreada concorrência, algumas empresas já possuem e outras estão desenvolvendo aplicativos para que seus clientes possam fazer suas compras de uma forma ainda mais fácil e rápida no ambiente mobile. Vale ressaltar que esse cenário ainda é inicial e possui um investimento que ainda está fora da realidade da maioria das lojas virtuais.

Algumas empresas de software já estão preparadas para desenvolver esse tipo de aplicativo para as lojas que sentirem a necessidade de inovar e aumentar seus lucros. Uma vez que o aplicativo for desenvolvido, é preciso convencer o cliente fazer o download do mesmo. De qualquer forma, se você quiser aumentar suas vendas online, é necessário um investimento maior em um site que seja responsivo e oferecer o máximo de praticidade ao usuário. Que tal baixar nosso e-book totalmente gratuito?

Conclusão

Você deve ter percebido como um site responsivo faz toda a diferença na hora das vendas através de dispositivos móveis, certo? Lembre-se sempre de algumas coisas que o cliente quer encontrar em seu site: rapidez ao carregar a página, fácil interatividade, navegação que proporciona uma experiência agradável e, principalmente, total segurança ao acessar o site. Sem esses detalhes, sua empresa pode não sobreviver ao mercado, que está cada vez mais concorrido.

Ainda tem dúvidas sobre como as vendas no mobile pode aumentar os lucros de sua loja? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: