Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como aquecer uma lista de emails e aumentar suas conversões?

19/05/2022 às 15:09 Ajuda

Como aquecer uma lista de emails e aumentar suas conversões?

A internet se tornou o local com a maior presença de usuários, tornando a comunicação entre as empresas e indivíduos mais rápida, estratégias como o e-mail marketing permitem que diversas pessoas sejam acessadas, por intermédio do uso de uma lista de e-mail.

A velocidade na troca de informações apesar de ser benéfica, é desafiadora porque torna a disputa por visibilidade mais acirrada. 

Logo, negócios de tamanho e segmento variados enfrentam desafios para anunciar os produtos e serviços.

As estratégias servem como braço direito no momento de fazer frente à concorrência, pois permitem o uso das ferramentas corretas que viabilizam o atingimento de metas, como foi feito por uma empresa de lavagem a seco de tapetes no marketing digital.

Aliás, o marketing digital é o mecanismo pelo qual negócios de características distintas conseguem ter mais acesso às ferramentas de automatização de processos, indo ao encontro das tendências de mercado. 

Dentro da vertente do marketing digital, são apresentadas estratégias que devem ser aplicadas conforme o contexto da empresa, analisando determinados pontos, como:

  • Perfil e comportamento do cliente ideal;

  • Linguagem mais utilizada;

  • Canais de comunicação;

  • Metas a serem alcançadas.

Logo, a definição de tais pontos é primordial para assegurar que os métodos utilizados sejam assertivos. 

Entre as estratégias, podem ser destacadas a produção de conteúdo para blogs, comunicação nas redes sociais e o e-mail marketing.

Tendo em vista que o e-mail é o veículo de comunicação mais usado a nível mundial, contando com aproximadamente 3,9 milhões de usuários, compreende-se que este canal de comunicação contempla boa parte dos decisores de compra nas empresas.

Para uma empresa que fornece o serviço de recuperação de fachadas de prédios, o e-mail é o meio pelo qual estabelece a conexão com os clientes, por isso, o foco principal é divulgar informações relevantes, com a finalidade de manter aquecida a lista de contatos.

Em adição, as informações devem ser relevantes porque o objetivo do marketing propriamente dito é chamar a atenção do cliente com o apoio de anúncios e promoções, que neste caso será através da internet com o e-mail.

Conectando pessoas para o sucesso

A comunicação é o caminho que leva ao desenvolvimento de negócios, assegurar a clareza na transmissão das mensagens assim como na recepção, é essencial para o estreitamento das relações interpessoais e a criação de sinergia entre os indivíduos.

O mundo dos negócios é regido principalmente pela troca de interesses, assim é fundamental que a comunicação seja clara e direta, mas que também o interesse entre as partes seja revelado.

O processo comercial de uma indústria fornecedora de braço robótico industrial é voltado para conectar os times e potenciais clientes, por isso, o atendimento humanizado ao cliente foi implementado.

Cabe enfatizar que a humanização do atendimento não possui restrição de porte e tampouco segmento, pelo contrário, é algo analisado pelos clientes na atualidade, se tornando necessário para as taxas de conversão.

Conforme recomendado por especialistas, seguir as estratégias é indispensável para viabilizar o alcance dos objetivos, entretanto, é válido dizer que não existe padrão dentro das negociações.

Assim, é fundamental que as estratégias sejam adaptadas conforme o contexto em que serão aplicadas, considerando os aspectos de perfil do cliente, público-alvo bem como as metas individuais de cada negócio.

Sabendo disso, uma empresa que se dedica para a comercialização de chave codificada para moto entende a relevância de personalizar o atendimento, respaldando a adaptação de acordo com o perfil de cliente previamente levantado.

No e-mail marketing, entregar conteúdos relevantes aumenta as chances da tentativa de contato ser correspondida, fator que desperta o interesse dos leads e clientes, favorecendo uma conexão assertiva e afetando positivamente as taxas de conversão. 

Taxas de conversão em foco

A função das estratégias é possibilitar o aumento das taxas de conversão, disponibilizando para as equipes comerciais novos métodos que tornem essa tarefa o mais simples possível. 

O erro comum de algumas equipes é somente alimentar as listas de contatos e divulgar aleatoriamente as informações, o resultado deste conjunto de ações no médio e longo prazo é o afastamento de clientes e empresas.

O mapeamento de perfil é indispensável para proporcionar assertividade nos métodos implementados, porque este dá as diretrizes corretas que permitem a comunicação das equipes comerciais com os clientes e clientes em potencial. 

Para clientes que deixam algum produto no carrinho para supermercado online por desistência ou esquecimento, o e-mail marketing deve vir com a função de um lembrete, podendo inclusive vir acompanhado para descontos.

Este é um mecanismo que as empresas podem adotar para manter as taxas de conversão crescentes, porquanto outros métodos podem ser aplicados com a intenção de chamar a atenção do público.

  1. Planejamento e cronograma

Estipular um cronograma é primordial para assegurar o sucesso de qualquer negócio dentro do plano de negócios.

Afinal, é com o planejamento que os projetos podem ser analisados e administrados pela equipe gestora.

Dentro do contexto do marketing digital, o cronograma e planejamento são fundamentais para conferir a delegação correta das diretrizes. Com o apoio do mapeamento de perfil, o cronograma deve indicar os prazos e conteúdos a serem divulgados.

Dessa forma, ao enviar os e-mails marketing para a listas de contatos, a equipe tem mais eficiência na tarefa de trabalho, permitindo que todo o planejamento para aumentar as vendas de meias personalizadas cano alto atacado seja concluído com sucesso.

  1. Segmentação do público

Um ponto importante para os negócios é a segmentação do público, esse fator permite que os produtos ou serviços certos sejam oferecidos para as pessoas certas dentro do momento de compra ideal. 

A identificação de tais indicadores é possível com a análise de jornada do cliente dentro do funil de vendas. Esses indicadores devem servir como filtros que tipificam os grupos contatados via e-mail marketing.

Para apoiar as equipes nos resultados da comercialização de bateria 12v para nobreak, a equipe de marketing de um fornecedor de equipamentos eletrônicos separou as listas de contatos conforme a região, orçamento e tempo de compra dos clientes.

A segmentação é importante porque dá visibilidade sobre quais as ações necessárias e cabíveis de serem tomadas em termos estratégicos para efetivamente gerar uma compra e fechamentos de contratos.

  1. Chamando para ação

O termo Call-To-Action, que traduzido do inglês corresponde à chamada para ação feita pelos times comercial e de marketing, pode ser compreendido como o ato de tornar o cliente protagonista na negociação. 

Considerando que as relações interpessoais são embasadas na comunicação, abarcando o dinamismo entre receptor e transmissor das mensagens, a mutualidade no alternância de tais relações é precisa para a geração de sinergia.

Em outras palavras, requisitar uma ação para o cliente é essencial para despertar o verdadeiro interesse de compra e também para conceder informações sobre a etapa no funil de vendas em que este cliente se encontra.

  1. Faça com que o e-mail seja aberto

Um desafio comum encontrado por quem utiliza o e-mail marketing é não só produzir conteúdos relevantes e que chamem atenção, como também fazer com que os e-mails sejam entregues e vistos.

Ao procurar pelo serviço de conserto de celular mais próximo nas ferramentas de pesquisa, o cliente se depara com uma série de opções, a empresa que possuir o site e informações mais atrativas, recebe a atenção e o clique deste usuário.

Entretanto a atratividade de conteúdo não é o único fator determinante para que haja a abertura de um e-mail, é preciso ter em mente que os indivíduos em suma, contam com rotinas repletas de atividades e algum e-mail pode passar despercebido.

Assim, construir uma cadência de envio de e-mails aumenta as chances do contato ser realizado com sucesso. A cadência dos envios deve ter alterações na escrita para evitar a categorização de spam.

Considerações finais

Sendo assim, as mudanças na tecnologia permitiram que os mecanismos de aumento das taxas de conversão dentro do cenário comercial das empresas recebessem um apoio estratégico, como o marketing digital e todas as suas ferramentas.

Conforme afirmam os especialistas na área, o marketing digital possui uma característica que confere a adaptabilidade em concordância com o nicho de atuação, porte e objetivos de cada empresa.

O e-mail marketing que é uma das ferramentas estratégicas, assegura que a comunicação feita ao cliente seja mais assertiva, tendo em vista que cerca de 53% da população mundial, conforme apurado por especialistas, utiliza tal canal de comunicação. 

Portanto, pode-se compreender o e-mail marketing como uma forma de viabilizar o atingimento das metas de receitas obtidas por meio das vendas, sendo fundamental investir constantemente em melhorias com o intuito de aumentar as taxas de conversão.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: