Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como aproveitar o algoritmo do Instagram para mais engajamento

12/04/2018 às 10:03 Redes Sociais

Como aproveitar o algoritmo do Instagram para mais engajamento

Nos últimos tempos, o algoritmo do Instagram tem passado por diversas atualizações e isso tem mudado a forma de trabalhar com seus clientes. Com as mudanças, o alcance das postagens na rede social caíram bastante no último ano.

Essa queda vem ocorrendo desde 2016, quando o aplicativo abandonou o feed em ordem cronológica, passando a dar mais espaço para os conteúdos mais relevantes, o que era uma tendência em outras redes sociais como o Twitter e o Facebook.

Desde a compra da rede pela Facebook, o Instagram abandonou diversas práticas e adotou um série de novos critérios para organizar melhor o que os seus usuários veem na rede com a intenção de melhorar a experiência no uso do aplicativo.

Como acontece no Facebook, o algoritmo atual tem como base o perfil, as preferências, enfim se baseia em todo o comportamento do usuário nas redes sociais, fazendo com que o feed de cada um seja personalizado de acordo com o seu gosto.

De acordo com a equipe que controla a rede social, os usuários deixavam de ver 70% das postagens atualizadas na versão antiga, o que é um sinal claro de que nem tudo interessa, apenas aquilo que é relevante.

Mas afinal, como o algoritmo do Instagram funciona?

Os robôs do Instagram passaram a colher qualquer informação básica, qualquer interação que os usuários façam na rede social. Então qualquer foto curtida, pessoa seguida, postagem realizada, visualização de stories contam na hora do algoritmo formar o que é relevante e deve interessar a cada usuário. Confira o que mais tem relevância para o algoritmo atual do Instagram.

Não deixe de conferir ainda: hospedagem de site barata!

Interesse no Conteúdo

O primeiro critério avaliado pelo algoritmo é o tipo de conteúdo que mais lhe interessa. Ou seja, se você anda curtindo postagens sobre futebol, por exemplo, comentando postagens, seguindo perfis do gênero, entre outras ações, o Instagram automaticamente entende que este é o assunto que mais lhe interessa.

É com a lógica de relevância, que a rede social baseia também todo o conteúdo publicitário que é visualizado por usuários dentro da plataforma.

Nível de envolvimento da postagem

Além do tipo de conteúdo e assuntos de seu interesse, o fator mais importante do algoritmo do Instagram atualmente é o envolvimento do usuário com cada tema. Então, quanto mais curtidas, comentários, visualizações e compartilhamentos certas postagens tiverem, mais relevantes elas se tornam.

Através dessa prática, o Instagram define quais são as postagens mais interesses da rede, ou seja, aquelas que têm mais potencial de gerar engajamento com o público da rede social. O nível de engajamento de cada post é muito importante para a rede. Quanto mais rápido um post cresce, mais relevante e potente ele se torna para o algoritmo.

Confira também o que é remarketing.

Tempo de Visualização da postagem

O tempo de visualização também conta bastante para o algoritmo do Instagram. Por isso, uma boa dica é criar conteúdo em vídeo ou fotos que tragam bastante detalhes interessantes. Isso deve despertar a curiosidade dos usuários, fazendo com que eles passem mais tempo visualizando o conteúdo.

A média de tempo e interação de cada post é considerado pelo Instagram um sinal de qualidade do conteúdo, o que ganha peso na hora de aparecer no feed de mais usuários da rede. Outra dica é apostar em boas legendas, já que elas também podem ajudar a aumentar o tempo de visualização de seus posts.

Boas legendas também podem aumentar a interação com seus seguidores. Por isso, sempre faça um convite aos usuários para comentarem, darem sugestões sobre o tema tratado na postagem, isso deve fazer com que o conteúdo seja visto por mais pessoas no Instagram.

Preferências dos Usuários

O algoritmo também leva em consideração os posts que os usuários mais costumam interagir, ou seja, dão bastante importante para os perfis preferidos. Este é um dos principais motivos para que se estimule o engajamento na rede, o que deve garantir que sua empresa apareça mais nos feeds de notícias de seus seguidores.

Postagens recentes têm um peso maior no Instagram

Como já falamos acima, o Instagram abandonou critérios antigos tendo como destaque os posts em ordem cronológica. O aplicativo deixou de considerar isso para definir o que os usuários podem ver na rede.

Porém, apesar de isso não ser mais primordial, a ordem cronológica do post não deixa de ser importante. Por isso, a dica é postar em horas de maior movimento na rede, o que deve gerar mais engajamento.

É importante frisar que o algoritmo do Instagram leva em conta que os usuários da rede tem bastante interesse para conferir as novidades e isso dá um peso maior aos posts mais recentes na rede social.

Primeiros minutos da postagem são muito importantes para o seu desempenho

O Instagram leva bastante conta o tempo em que seu post demora para engajar na rede. Ou seja, quanto mais rápido ele receber interações, mais relevante ele se torna dentro da plataforma. Por isso, é muito importante que você faça com que seus posts tenham o máximo de engajamento possível nas primeiras horas após ser publicado.

Para conseguir ter mais espaço no feed de seus seguidores, o ideal é que você pesquise e defina os melhores horários para postar na rede social. Mesmo que a ordem cronológica dos posts não tenham mais toda essa importância, é imprescindível que seus posts sejam publicados nas horas em que seus seguidores estejam ativos na rede.

Compartilhamento via Direct

O algoritmo do Instagram também está de olho em suas DM’s. Sempre que os usuários mandam algum link da rede social pelo direct para algum amigo, o algoritmo do Instagram automaticamente entende que aquele post é importante.

O que é compartilhado de forma privada diz muito a respeito sobre os interesses dos usuários dentro da plataforma. Isso ajuda bastante na hora de definir o que irá aparecer no feed dos usuários da rede.

Gostou das dicas? Confira muito mais sobre marketing digital em nosso blog! Conheça o nosso serviço de Google Adwords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: