Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como a inteligência emocional torna pessoas mais produtivas

22/06/2019 às 14:20 Ajuda

Como a inteligência emocional torna pessoas mais produtivas

O mundo corporativo atual cobra muito mais do que habilidades técnicas. As chamadas Soft Skills ou habilidades emocionais estão em alta e cada vez mais aprender a controlar as próprias emoções é essencial para ter uma carreira de sucesso.

E o caminho para isso é adquirir inteligência emocional.

Muitos profissionais perdem oportunidades de emprego e não conseguem “decolar” em suas carreiras por conta de seus comportamentos.

O que nada tem a ver com as capacidades técnicas, mas influencia diretamente na qualidade do seu trabalho.

O estresse do dia a dia acaba fazendo com que um turbilhão de emoções surja diariamente e se não soubermos controlá-las e usá-las ao nosso favor, fica muito difícil trabalhar em equipe e conseguir ser produtivo.

Em vista disso, as empresas vêm incentivando os profissionais a enfrentarem suas dificuldades emocionais.

E isso se dá através da inteligência emocional, capacidade que traz a possibilidade de exercer o controle sob as próprias emoções.

Os profissionais que conseguem desenvolver essa habilidade se tornam mais produtivos e se tornam candidatos a assumirem cargos de gestão.

Confira ainda: hospedagem de site barata!

O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional é a habilidade que uma pessoa pode obter para controlar melhor as suas próprias emoções.

Assim, é possível conviver melhor consigo mesmo, identificando seus pontos fortes e os pontos onde é possível melhorar para otimizar o trabalho e o convívio com os demais colegas.

Dessa forma, ao adquirir a inteligência emocional, uma pessoa pode conseguir entender a forma como ela funciona e conseguir mudar as reações e hábitos necessárias para ser mais produtivo.

Da mesma forma, consegue construir relações de trabalho e sociais mais saudáveis e tomar melhores decisões no dia a dia.

Além disso, a pessoa adquire outras habilidades como a empatia que permitem que ela se coloque no lugar do outro e consiga compreendê-lo melhor, o que é essencial no mundo dos negócios.

Faça Coaching e PNL!

O processo de coaching é a metodologia mais indicada para o desenvolvimento da inteligência emocional.

Através de um Curso de PNL (programação neurolinguística), uma pessoa que passa por essa formação consegue adquirir inteligência emocional e se tornar um profissional mais produtivo.

Esse processo é altamente positivo para o crescimento profissional e também para o crescimento pessoal.

Isso é essencial para trabalhar com mais foco e mais entrosamento com os demais colegas no dia a dia. Um Curso de Coaching irá te auxiliar na gestão de tempo, tomada de decisões, definição de prioridades, entre outros fatores importantíssimos para o sucesso profissional.

Como posso desenvolver a inteligência emocional?

Eu tenho certeza que depois de saber o que é inteligência emocional, você se fez a pergunta acima.

Por isso, fizemos uma lista de dicas abaixo para lhe ajudar a desenvolver a inteligência emocional e se tornar um profissional mais produtivo.

Assim como as habilidades técnicas, a inteligência emocional é uma habilidade que pode ser adquirida com disciplina, foco, e principalmente, prática.

Confira as principais dicas para desenvolver a inteligência emocional abaixo:

Busque o autoconhecimento

O autoconhecimento é um processo de busca para entender a si próprio. Antes de tentar colocar a inteligência emocional em prática no dia a dia, o primeiro passo é tentar entender e analisar as suas próprias ações e o próprio comportamento.

Sem isso, é impossível desenvolver a inteligência emocional.

Antes de praticar o controle sobre as emoções e preciso entender quais são as suas reações positivas e negativas de cada uma delas.

Por isso, imergir em um processo reflexivo e analítico das próprias ações é o passo inicial para ser consciente do que você precisa melhorar.

O autoconhecimento lhe ajuda a entender e reconhecer seus atos, suas reações, seus comportamentos e assim é mais começar a traçar um plano de ação com o objetivo de controlar as suas emoções no dia a dia.

Enfrente as emoções negativas!

A busca pelo autoconhecimento ajuda a identificar as emoções negativas que podem nos prejudicar diariamente.

Assim é preciso descobrir quais são as emoções negativas para conseguir encarar o problema de frente e encontrar saídas.

Nesse processo, você deve sempre estar atento a todas as suas reações no dia a dia para conseguir implementar novos hábitos.

Um desses hábitos é estar sempre reafirmando seus pontos positivos e sempre usá-los para reverter emoções negativas. Isso é essencial para conseguir superar traumas e afirmações negativas.

Não reaja, responda!

Você pode não perceber, mas há uma grande diferença entre reagir e responder. A reação é algo inconsciente, onde expressamos as nossas emoções sem pensar e isso pode tanto trazer consequências positivas como negativas.

Já o processo de resposta é bem diferente. Para dar uma resposta, é preciso pensar e por isso a resposta é uma ação consciente.

Essa é uma excelente de analisar o seu comportamento e controlar suas emoções, respondendo as situações do dia a dia com mais assertividade e se livrando das emoções negativas.

Tenha limites

Um dos principais fatores que desregulam as nossas emoções são a necessidade de estar sempre lidando com tudo.

Bom, é preciso saber que isso é humanamente impossível! Ninguém pode lidar com tudo! Por isso, aprender a dizer NÃO é essencial!

Você deve conhecer os seus limites, assim pode evitar sobrecargas emocionais no dia a dia de trabalho.

Estabelecer prioridades e escolher o que deseja fazer é essencial para evitar fazer coisas que você não precise fazer. Isso é essencial não se sentir culpado ou sobrecarregado por querer “abraçar o mundo”.

Gostou de nosso post? Compartilhe: