Como a IGTV do Instagram pode ajudar minha empresa a crescer

15/08/2018 às 13:40 Redes Sociais

Como a IGTV do Instagram pode ajudar minha empresa a crescer

Há quase dois meses, o Instagram lançou o seu recurso mais recente a IGTV.

A ferramenta vem gerando muito burburinho no mercado e está fazendo muitos especialistas se questionarem sobre uma possível queda do Youtube.

O novo recurso permite que o usuário da rede poste vídeos com até uma hora de duração.

Os vídeos devem ser gravados na vertical, assim como acontece no Stories, mas com a diferença de que o tempo de duração é bem mais longo. Nos Stories, os usuários podem fazer vídeos de apenas 15 segundos.

O anúncio da nova plataforma de vídeo foi feito assim que o Instagram anunciou que chegou a marca de 1 bilhão de usuários pelo mundo.

A IGTV chegou ao mercado para acirrar a competitividade do mercado de vídeo, que tem o Youtube como o principal serviço, sem outro grande concorrente na disputa.

Apesar de ser uma plataforma independente, os vídeos upados na IGTV também aparecerão no perfil do Instagram dos usuários.

Outra diferença trazida pela ferramenta é que os usuários não precisam fazer uma busca para assistir um vídeo, eles rodam automaticamente, do mesmo jeito que acontece nos Stories.

E claro, o Instagram também ativará seu algoritmo para indicar vídeos na plataforma se baseando nos gostos e interações dos usuários na rede social.

É possível ter acesso aos vídeos mais populares da rede e também assistir vídeos de usuários que você segue no Instagram.

Como muitas empresas já tinham notado a importância de produzirem conteúdo em vídeo e estavam começando canais no Youtube, empreendedores agora buscam entender como podem usar a IGTV na estratégia de marketing de seus negócios.

Baixe já o nosso Ebook e aprenda a prospectar clientes.

Como usar a IGTV no marketing da minha empresa?

Obviamente, o Instagram lançou a IGTV para se tornar um grande concorrente do Youtube no mercado de vídeo e por isso é muito importante aprender como usar a nova ferramenta e poder tirar todo o proveito que ela tem a oferecer, já que a tendência de crescimento é gigante.

A prova disso é que o Instagram além de incentivar usuários. e principalmente, grandes empresas e influenciadores digitais, a criarem conteúdo para a IGTV, lançou um manual de criação de vídeos para a plataforma.

Essa ferramenta é uma excelente para empresas agregaram mais ações de marketing no Instagram.

Como todos os seguidores do perfil de sua empresa já seguirão automaticamente sua conta no IGTV, você não precisa começar um plano de divulgação do zero.

É importante focar em quais tipos de vídeos, quais assuntos você pode abordar nesse formato vertical, assim você poderá agregar mais valor a sua marca no Instagram.

Muitas empresas, por exemplo, podem estender suas ações de marketing usadas no Feed e nos Stories da rede para gerar mais conteúdo de qualidade.

O IGTV é uma ferramenta que permite a criação de conteúdos mais elaborados na rede. Antes, não dava para criar um conteúdo muito extenso no Instagram, já que a rede se baseava apenas na postagem de fotos e vídeos curtos.

A primeira dica é pensar no IGTV como um complemento ao Youtube, pelo menos no início.

É importante testar o que seu público quer ver nessa ferramenta. Por isso, crie roteiros de vídeos não muito extensos, entre cinco e dez minutos e teste diversos formatos para ver quais os seguidores gostam mais.

Quando falamos que a IGTV deve servir de complemento ou uma alternativa em relação ao Youtube, não estamos dizendo que você deve replicar os vídeos de um canal para o outro.

E sim, incentivar a criação de conteúdo único para a plataforma do Instagram. Teste conteúdos e veja o que dá certo!

E como a tendência de crescimento da plataforma é evidente, é muito importante que sua empresa já garanta seu espaço e possa planejar sua caminhada antes que todos comecem a usar o serviço.

Dessa maneira, quando a IGTV estiver de fato dividindo as atenções dos usuários com o Youtube, sua marca já estará consolidada na plataforma.

Confira também quanto custa montar uma loja virtual.

Como criar vídeos para a IGTV?

O Instagram lançou o serviço com o intuito de gerar vídeos esteticamente mais “bonitos” do que o Youtube.

Até por isso lançou um manual de criação de vídeos para a plataforma. É importante de início prestar atenção a tamanhos e formatos de arquivos para não errar na hora de criar vídeos para a plataforma.

O IGTV suporta arquivos de até 3,6 GB em formato MP4. Assim como no Youtube, também é possível inserir um thumbnail (miniatura em JPG) no vídeo e como já falamos acima, o vídeo deve ser gravado na vertical e não na horizontal, já que o aplicativo é ambientado para o acesso em dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Antes de se preocupar com equipamentos, você deve definir sua estratégia para a plataforma.

Defina quais são os conteúdos que você pensa gerar para a plataforma. Faça todo o roteiro, pense no cenário, veja todas as possibilidades de aumentar a relevância do vídeo previamente.

Por isso, o ideal é que você pesquise bastante e possa encontrar temas e abordá-los da maneira mais original e interativa possível.

Depois disso, é hora de se preocupar com a qualidade visual do vídeo. Ter equipamentos básicos é essencial.

Você pode gravar vídeos com a câmera do seu próprio celular, desde que ela tenha uma boa resolução. Também é possível gravar vídeos na vertical com câmeras DSLR.

Se preciso, compre lentes específicas para smartphones, visando melhorar a qualidade do vídeo. Compre um microfone de lapela, ele pode ser conectado direto em seu smartphone ou câmera, o que já evita problemas na sincronização de áudio.

Esse equipamento elimina os ruídos e gera um áudio melhor do que o do seu aparelho.

Por último arrume um tripé ou mesmo um pau de selfie para dar estabilidade ao vídeo, fazendo com que ele não trema tanto e pense em equipamentos de luz se for necessário. Uma dica é gravar em locais bem claros, para não precisar de luz artificial.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: