Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Cliente fit: entenda como esse tipo de cliente pode auxiliar no crescimento e desenvolvimento do seu

09/07/2021 às 21:03 Ajuda

Cliente fit: entenda como esse tipo de cliente pode auxiliar no crescimento e desenvolvimento do seu

Por meio do cliente fit podemos fazer uma estratégia de negócios muito mais focada e cada vez mais certa de vendas.

Visto que ao gerirmos um negócio, geralmente, caminhamos focando em oferecer nosso produto ou serviço para o máximo de pessoas possíveis. 

Entretanto, o cliente fit, que em inglês tem o significado de encaixado ou ajustado, tem como foco aquele consumidor que tem um alinhamento com o que sua empresa oferece.

Esse é o tipo de pessoa que precisa de fato de embalagens delivery personalizadas, e quando encontrar uma empresa que venda esse produto ela estará altamente realizada.

Portanto, terá muito mais conexões a longo prazo, diferente de uma pessoa em situação oposta.

Por isso, para empresas dos mais variados ramos, muito mais vale ter um contato com esse tipo de cliente do que sair procurando por consumidores sem nenhum tipo de direção certa.

Apesar disso ser bem comum e muitas vezes poder de fato trazer algum ganho para sua empresa, certamente será uma estratégia mais difícil para criar uma interação e uma fidelização, algo que os negócios têm começado a perceber que é o que mais vale a pena.

Portanto, no texto abaixo vamos entender um pouco mais sobre o que é o cliente fit, sabendo mais sobre suas vantagens e de que jeito você pode começar a trabalhar dentro dessa busca.

O que é um cliente fit?

O cliente fit é conhecido como o consumidor que de fato está procurando uma empresa como a sua para que ele tenha um problema resolvido. 

Como o caso de alguém que deseja uma assistencia tecnica de informatica computador urgentemente perto de casa.

Apesar de entendermos que qualquer cliente pode procurar o seu negócio e com isso ficar satisfeito com o serviço, os que fazem parte do fit são os que realmente procuram por você.

Sendo assim, não são pessoas que podem estar sendo direcionadas a um consumo por meio de um impulso, uma insistência da própria empresa ou de pessoas conhecidas, e que acaba, no fim das contas, não ficando tão satisfeito com o que comprou ou com um serviço.

Para entender melhor, podemos ver que quando procuramos por água estamos desejando algo que é essencial, que precisamos para viver e para além disso, sustentar um dia.

Nesse caso, muitas empresas de água podem fazer aquele consumidor ficar satisfeito, tendo então clientes fiéis. 

No entanto, uma empresa de água saborizada, que foca nos clientes da água comum, pode não ter o mesmo sucesso, porque são dois focos diferentes.

Por isso, é tão importante que marcas com um público específico, como compradores de anel com pedra de diamante, façam de fato um trabalho de orientação de vendas fit.

As vantagens de direcionar a conquista desse cliente

Sendo assim, se não está ainda convencido a focar suas estratégias de venda no cliente fit, separamos abaixo alguns pontos que podem te convencer a começar hoje mesmo uma estruturação da sua empresa pensando nesse viés e nessa segmentação. 

Melhora a forma como você vende

Com o trabalho de procura por clientes mais focado, ou seja, procurando aqueles que de fato desejam aquilo que você está oferecendo.

Portanto, a forma como você ou sua equipe vende passa a ter maior efeito, com muito menos artifícios que sugerem dúvidas.

Por exemplo, uma empresa de assistencia tecnica Apple Iphone que foca em se comunicar com seu cliente fit tem muito mais chances de vendas que dão certo.

Isso tem impacto na maneira como o vendedor se comunica com o cliente, certamente com muito mais entendimento sobre a situação dele.

Podendo trazer formas de resolução que vão além de uma venda, fazendo mais uma consultoria daquela situação do consumidor.

Induz o cliente à fidelização e à satisfação

Clientes que de fato dão um match com a sua empresa vão sair de uma experiência de compra muito mais satisfeitos, do que o caso de um cliente que não queria aquele serviço.

Imagine você, quando encontra a solução para seus problemas ao fechar com uma gráfica que produz um cartao de visita advogado da forma como você desejava, utilizando os elementos e o papel que você mais queria, no tempo hábil para uma distribuição.

Com certeza você vai sair muito mais satisfeito daquele lugar em comparação com uma compra em um concorrente, que não poderia dispor de todos os detalhes que você preza.

Agrega maior produtividade às equipes

Os vendedores da sua empresa vão trabalhar com muito mais empenho e menos esforço se o direcionamento for feito para os clientes fit. 

Afinal, entendendo de fato o que eles precisam e assim sabendo como e onde vender, todo o processo se torna mais produtivo.

Por exemplo, dentro de uma empresa de impressao digital o foco é encontrar clientes nas proximidades de agências de design e publicidade, onde são feitas peças gráficas.

Além disso, os vendedores dessa empresa não precisam falar demais ou apresentar inúmeras formas de colocar a potência do trabalho que é feito. 

Basta informar valores e tempo de produção, bem como exemplos da qualidade do produto para ter maior agilidade.

Diminui o ciclo de vendas convencional

Toda empresa possui um tempo estipulado que vai desde o oferecimento de um produto, passando por estratégias de acao de marketing promocional, até o momento da compra.

Dentro de um conceito que envolve o reconhecimento e entendimento do cliente fit tudo isso passa a ser mais prático, e logo o processo inteiro acaba diminuindo.

Visto que existe uma plena fórmula de apresentar e vender um produto para pessoas corretas.

Isso pode agregar um retorno financeiro que vem muito mais rápido do que em vendas convencionais, além de uma forma de trabalho muito mais satisfatória dentro da empresa.

Dicas para começar sua estratégia como foco no cliente fit

A seguir vamos mostrar a você algumas formas de ter cada vez mais proximidade com seu cliente fit.

De forma a atraí-lo com mais facilidade e fazer uma estratégia de venda enxuta e potente. Confira mais sobre isso nos pontos abaixo:

  1. Conheça bem as dores de seus clientes

Para começar um processo de vendas focado no cliente ideal, é interessante começar compreendendo quais são as demandas do seu cliente entrando a fundo naquilo que de fato ele deseja, antes mesmo de começar a oferecer serviços e cartao fidelidade doces.

Busque informações sobre ele na internet, em pesquisas, faça conversas com grupos focais e entenda mais sobre tudo o que envolve a compra e a entrega de um produto ideal.

  1. Venda sempre soluções para estas pessoas

Faça uma venda focada diretamente na resolução dos problemas desses seus clientes, de modo que eles possam entender o que de fato você está propondo a eles, sem rodeios.

Se você já sabe o que ele precisa e você tem o que é necessário para finalizar a venda, vá no ponto-chave.

Fazendo com que ele enxergue sem muita dificuldade que com a sua empresa ele pode ter uma qualidade de soluções e pode ter mais tranquilidade.

  1. Faça uma produção de conteúdo focada

Nas produções de conteúdo, que podem ser feitas nos principais canais de comunicação com o cliente.

O ideal é construir uma narrativa baseada no que você já sabe sobre o consumidor e seus problemas, para que ele tenha uma extensão do seu atendimento.

Portanto, você pode fazer essa comunicação em canais de venda como:

  • Redes sociais;

  • E-commerce;

  • Aplicativos de mensagem;

  • Mídias offline.

Procure ser direto com aquele cliente fit, mostrando a ele que em poucos passos ele pode ter a resolução daquilo que tanto esperava, pelos meios mais fáceis, como via internet.

  1. Retire o foco de quem não é fit

Se você tem como foco os seus clientes fits, que são os que melhor se encaixam com aquilo que sua empresa oferece, não tenha um foco com aqueles que não são ideais.

Sendo assim, ainda que pareça tentador divulgar sua empresa e seus serviços para todos, nem sempre a quantidade é qualidade.

Portanto, quando falamos em cliente fit o foco de fato é no cliente que vai trazer maiores benefícios para sua empresa, saindo do processo satisfeito.

Considerações finais

O direcionamento de vendas para os clientes fit de uma empresa tem sido uma prática altamente importante dentro das empresas.

De modo que os esforços parecem ser cada vez mais práticos, com menos rodeio e resultados claros e cada vez mais sólidos.

Dentro dessa estratégia o seu foco são os clientes que melhor se conectam com o que você vende, retirando do caminho aqueles que não tem uma ligação direta com a sua solução.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: