Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

CDN: O que é e por que usá-lo em meu site?

06/08/2017 às 09:00 Ajuda

CDN: O que é e por que usá-lo em meu site?

Se você tem problemas com a velocidade do se site e não sabe o que fazer para melhorar essa situação, você não precisa necessariamente contratar imensos novos pacotes de dados. É sempre importante pesquisar todas as formas de resolver problemas antes de gastar dinheiro. Formas alternativas de aliviar o tráfego e deixar o seu site mais rápido são sempre bem-vindas. É exatamente isso que o CDN (Content Delivery Network) é, entenda aqui como ele funciona o por que você deve usá-lo em seu site.

Conheça o seu negócio

Mas antes que expliquemos com detalhes o que realmente é um CDN, você tem que se atentar a alguns aspectos de seu site, blog ou loja virtual. Conhecer o seu negócio online talvez seja o passo mais importante para entender o que você deve fazer ou deixar de fazer para que os problemas sejam resolvidos. Muitas vezes a solução para os seus problemas pode ser mais fácil do que você imagina. O uso do CDN, por exemplo, pode ser uma solução, mas para você ter certeza, é importante que você faça um bom estudo sobre as necessidades do seu negócio online antes que tome alguma atitude.

Mas o que é um CDN?

Content Delivery Network, CDN, ou simplesmente rede de entrega de conteúdo, é um tipo de rede criado para resolver um dos maiores problemas da internet: A lentidão para carregar as páginas. Mesmo que você nunca tenha ouvido falar desse tipo de rede, ele está presente em muitas das nossas atividades do dia a dia, proporcionando melhoras de velocidade em redes sociais, sites de notícias, sites de vídeos e em muitas outras coisas.

A lentidão para carregar páginas da internet acontece por uma série de fatores, sendo muitos específicos para uma determinada página da web. Em todos os casos, no entanto, a duração do atraso é afetada pela distância física entre você e o servidor de hospedagem desse site. A missão de um CDN é basicamente encurtar essa distância física, sendo o objetivo melhorar a velocidade e também o desempenho do site.

Como funciona um CDN?

Para minimizar a distância entre os visitantes e o servidor do seu site, um CDN armazena uma versão em cache do seu conteúdo em diversos locais, que contém vários servidores de cache responsáveis pela entrega de conteúdo aos visitantes em determinada região. Em outras palavras, o CDN coloca seu conteúdo em vários lugares ao mesmo tempo, proporcionando uma cobertura grande aos seus usuários. Sites que têm visitantes de diversas partes do mundo costumam utilizar CDNs para conseguirem funcionar com rapidez e sem deixar o usuário esperando por respostas do servidor.

Motivos para usar um CDN

Uma vez que você já sabe como funciona e o que é um CDN, pode ser perguntar “por que usar em meu site? ”.  Vamos listar alguns motivos para que você entenda as principais vantagens de usar um CDN.

Mais desempenho sem gastar

Um CDN pode distribuir a carga, economizar largura de banda, aumentar o desempenho e reduzir seus custos de hospedagem existentes. Isso porque algumas redes CDN funcionam de forma gratuita, o que vai te fazer economizar um bom dinheiro e otimizar o seu negócio online ao mesmo tempo.

Domínios diferentes

Os navegadores normalmente limitam o número de downloads de arquivos por domínio. A maioria permite uma média de quatro conexões ativas, o que deixa o quinto download em um bloqueio até que um dos arquivos anteriores tenha sido totalmente recuperado. Quem faz muitos downloads na internet já deve ter presenciado uma cena do tipo. Os arquivos CDN são hospedados em um domínio diferente. O efeito disso, é que um único CDN permite que o navegador faça o download de mais arquivos ao mesmo tempo. Essa vantagem é muito boa para quem oferece downloads em seu negócio online e sempre precisa se preocupar com o número de usuários ativos a todo momento.

Vantagens de SEO

É de conhecimento geral que a velocidade do seu site interfere diretamente no rankeamento do Google, isso ocorre desde 2010, segundo a própria empresa. Uma vez que usar um CDN pode fazer o seu site carregar mais rápido, isso consequentemente também vai ajudar a elevar o seu site no rankeamento do Google.
Um outro ponto importante a ser destacado é o uso das imagens. Ao otimizar seu site para carregar mais rápido com um CDN, ele aumentará a frequência com que o Google rastreia suas imagens, permitindo que elas estejam mais amplamente disponíveis e indexadas mais rapidamente no site de buscas. O SEO é uma das ferramentas mais importantes para quem possui um negócio online, seja ele qual for. Entender como o que é o CDN pode te ajudar a entender por que deve usá-lo em seu site.

Pode aumentar sua taxa de conversão

Com um site rápido, as vendas e conversões necessárias para ele acabam aumentando naturalmente. O público gosta de sites onde se sente confortável, não precisa esperar muito para carregar suas páginas e consegue acessar qualquer informação com facilidade. Em uma loja virtual, o uso de um CDN pode significar um aumento de vendas dos seus produtos.
Com o avanço das tecnologias, diversos tipos de soluções surgem para resolverem os nossos problemas e um CDN pode ser a solução perfeita para quem sofre com problemas de atraso na reposta do site com o servidor ou com lentidão. Para saber se esse é seu caso, é bom entender exatamente o que é um CDN e por que usá-lo em seu site. Assim, você poderá alcançar resultados mais objetivos com o seu negócio online.

Conseguiu entender o que é um CDN? Acha que vale a pena usar para seu site? Leia o artigo com calma e reflita sobre as diversas possibilidades que esse tipo de rede pode abrir para você. Muitas vezes os problemas que precisam ser resolvidos por nós têm soluções que nem imaginávamos que pudessem existir. Lembre-se sempre de entender as necessidades do seu site, só assim vai conseguir utilizar com eficiência todas as vantagens que um CDN pode proporcionar para você.

Gostou de nosso post? Compartilhe: