Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Call-To-Action o que é? E como utilizá-lo na sua estratégia de venda

28/04/2021 às 19:43 Marketing

Call-To-Action o que é? E como utilizá-lo na sua estratégia de venda

Call-To-Action, ou CTA,  é uma chamada para ação que costumamos encontrar em sites, anúncios e diversos outros canais, mostrando ao usuário qual ação ele deve realizar.

É comum que ele seja usado em formato de botão com cor de destaque, além de usar termos imperativos como “clique aqui”, “acesse já”, dentre outros.

No dia a dia, é comum vermos várias placas que sinalizam ações para as pessoas, como aquelas nas portas dos bancos que dizem “empurre”, ou, ao entrarmos no elevador e vermos um aviso "sorria, você está sendo filmado”.

Estes são exemplos do cotidiano que indicam o que precisamos fazer e de que forma devemos interagir em determinada situação.

Nos canais da web também vemos isso, mas de maneira diferente. Ao acessar um site, o usuário recebe orientações para preencher um cadastro, um formulário, fazer um download, dentre outras situações.

Tais “pedidos” dependem das necessidades de cada negócio, ou seja, eles atendem a um objetivo específico. De qualquer forma, o intuito é fazer com que o usuário entenda o que é e realize a ação que foi solicitada.

Neste artigo, vamos explicar o que é Call-To-Action, como usá-lo nas estratégias de vendas e quais são seus benefícios. Por isso, acompanhe a leitura!

Conceito de Call-To-Action

O Call-To-Action, traduzido para o português como “chamada para ação”, é uma estratégia usada para provocar uma ação. Para isso, reflete uma proposta de valor referente a uma oferta.

Em outras palavras, ele indica para o usuário qual é o próximo passo que ele deve realizar, tendo um papel muito importante para as estratégias de marketing e vendas, seja para uma loja de informatica notebook ou quaisquer outras empresas.

Para saber se ele funciona bem, você pode usar o teste dos 5 segundos. Trata-se de uma metodologia bastante simples.

Você só precisa chamar uma pessoa que ainda não conhece o seu site e pedir para que ela olhe a página onde o CTA foi incluído.

Ao final de 5 segundos, minimize a página e peça para que ela fale o que havia lá e o que poderia ser feito. Se a pessoa não souber responder, é provável que sua chamada não esteja funcionando como deveria.

Sendo assim, é importante prestar atenção a alguns aspectos importantes que podem ser mudados, dentre eles:

  • Elementos que apontam o CTA;
  • Tamanho do Call-To-Action;
  • Opções disponíveis de CTA;
  • Posicionamento da chamada;
  • Imagens utilizadas;
  • Cores da página e da chamada.

Atrair um visitante e não despertar o interesse dele pela chamada é uma perda de tempo. Um dos elementos que mais atrapalham nesse quesito é o texto usado, por isso, é interessante evitar frases como simples “fale conosco” ou “clique aqui”.

São textos que não despertam o interesse e que não transmitem uma proposta real de valor. Em linhas gerais, o objetivo é fazer com que o usuário entenda o que vai acontecer quando ele clicar e fazer ele se sentir seguro quanto a isso.

Agora que você já sabe o que é CTA, no próximo tópico, vamos mostrar como uma assistencia tecnica de informatica computador pode usá-lo para vender mais.

Como aplicar o Call-To-Action nas suas estratégias

Como falamos, cada negócio possui suas próprias necessidades, mas independentemente de qual seja, melhorar a usabilidade do site é fundamental.

Essas melhorias dependem do quanto você conhece seus usuários e de sua capacidade de compreender como eles interagem e reagem aos estímulos das páginas.

A chamada para ação é um dos elementos de estímulo mais importantes, e para que ela seja eficaz nas conversões em vendas, é preciso colocar algumas estratégias em prática. São elas:

1 - Fazer uso de cores chamativas

Além da mensagem, o que mais chama a atenção dos visitantes do site de uma fabricante de camisa com logo bordado são as cores. Elas são capazes de prender a atenção do consumidor e tornar o CTA mais eficiente.

Tons vibrantes como vermelho, amarelo e laranja chamam mais a atenção das pessoas, além daquelas que contrastam com o restante da página.

Contudo, todo cuidado é pouco, visto que a poluição visual e o excesso de informação tendem a afastar o visitante.

2 - Saber com quem está falando

Para conseguir boas conversões em suas estratégias de venda, é importante oferecer algo valioso e interessante para os usuários. Para chegar a esse nível, o primeiro passo é investir em marketing de relacionamento e conhecer bem a sua persona.

É dessa forma que uma fabricante de camisa gola polo personalizada ou uma indústria de cosméticos entende como as pessoas chegaram até o site, o que estão procurando, de que forma pode ajudá-las, quais são seus desejos, entre outras informações.

3 - Identificar a etapa da jornada de compras

O CTA é mais eficiente quando você sabe o que deve sugerir ao cliente. Por exemplo, se a pessoa está em busca de uma empresa entrega encomendas, ela vai ignorar um anúncio sobre peças automotivas.

Então, se você inserir um Call-To-Action de pedido de orçamento ao final de um artigo que tem como intuito atrair clientes, dificilmente terá bons resultados.

Isso acontece porque primeiro é necessário despertar o interesse do visitante, para depois estimulá-lo a comprar.

É a partir disso que entendemos a importância de saber em qual etapa do processo de compra ele está. Dessa maneira, o CTA será adequado à etapa do seu lead.

4 - Mostrar urgência

É importante ser direto e objetivo na hora de fazer um pedido ao visitante. Se o objetivo é fazer com que ele se cadastre, faça uma compra ou conheça as vantagens da oferta, é isso que deve ser sugerido sem rodeios.

Portanto, seja direto, emitindo comandos objetivos e eliminando distrações evita que o lead se afaste da etapa de conversão.

Frases como “compre agora” ou “últimas unidades” indicam que a ação é simples e imediata, e trazem ótimos resultados. Isso acontece porque as pessoas reagem a incentivos, principalmente quando percebem que eles trazem vantagens.

Sabendo como criar um bom Call-To-Action para suas páginas, no próximo tópico, vamos mostrar quais são seus benefícios.

Benefícios de usar CTAs

O uso da chamada para ação traz diversas vantagens de curto e médio prazo, tanto para as estratégias digitais quanto para as vendas.

Por meio dela, fica mais fácil conquistar a adesão do público. Isso acontece porque esse botão mostra, de maneira simples, o que o usuário pode fazer no site de uma empresa de entrega motoboy e para onde ir a seguir.  

Com isso, fica mais fácil guiar o público durante toda a jornada de compra. Além disso, a companhia consegue dirigir as ações do leitor com base nas necessidades dela.

Se cada parte do conteúdo tem um CTA claro, ele não deixa dúvidas quanto a sua intenção. Isso facilita na hora de guiar o leitor, de acordo com as estratégias traçadas pela empresa.

Outro benefício de médio e longo prazo é gerar valor para o público, visto que o CTA garante que o visitante passe mais tempo visitando as páginas do site institucional.

Isso acontece porque um conteúdo leva a outro, tudo dentro do domínio do seu negócio. Por fim, essa estratégia também ajuda a aumentar o público e as vendas.

Conforme falamos anteriormente, um Call-To-Action pode assumir vários objetivos, dentre eles, é claro, a conversão de visitantes em leads e de leads em clientes, que aliás são os mais comuns entre as empresas, como uma grafica cartao de visita.

Em outras palavras, estamos falando de uma estratégia poderosa que certamente vai ajudar a aumentar as vendas do seu negócio.

É uma ação que entrega à companhia a total capacidade de guiar o visitante para o seu objetivo. Mostrar a ele, de maneira simples, prática e direta, o que ele deve fazer, e assim alcançar resultados ainda melhores.

Além das vendas, o CTA pode ser usado para muitas outras necessidades, sendo uma ferramenta versátil que atende especificamente às necessidades e objetivos de qualquer organização, desde uma oficina mecânica até uma gráfica de impressao digital.

Conclusão

O marketing digital é a principal forma de divulgar marcas, produtos e serviços. Ele reúne estratégias inteligentes, como o Call-To-Action, que vimos no decorrer deste artigo.

Com ele, seu negócio guia as ações dos visitantes do seu site para obter o resultado desejado. Para funcionar, ele precisa de algumas ações simples, mas que fazem toda a diferença.

Aqui, você aprendeu quais são elas e como colocá-las em prática. Dessa forma, além de vender mais, seu negócio agiliza a jornada de compra dos clientes e melhora o processo de vendas para conquistar seu público-alvo.

Independentemente de qual seja o seu objetivo, investir em CTA é chegar onde você quer, de um jeito simples e prático. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: