Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Bullseye: Aprenda de maneira simples de iniciar um plano de marketing digital

13/07/2022 às 21:43 Ajuda

Bullseye: Aprenda de maneira simples de iniciar um plano de marketing digital

Bullseye é uma metodologia de growth hacking que mostra para as empresas em quais canais elas precisam investir para atrair os clientes que desejam.

Geralmente, esse método é utilizado pelas startups, mas nada impede sua aplicação para outros tipos de negócios.

Uma coisa é fato, o mercado está mudando muito e as aplicações online trazem a necessidade de desenvolver maneiras de pensar orientadas ao crescimento da companhia e uma visão mais apurada sobre marketing e vendas de produtos.

Os profissionais de marketing precisam utilizar ações fáceis de testar, de mensurar e de escalar, pois isso ajuda a acelerar o desenvolvimento do negócio, e para esse método deu-se o nome de growth hacking.

Quem o conhece sabe que ele abrange tração e escala, onde tração é uma quantidade suficiente de clientes para começar a escalar as estratégias.

Por meio do bullseye, por sua vez, a marca decide corretamente o canal que vai utilizar para adquirir tração.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar como desenvolver os planos de marketing digital e traçar o bullseye, além de explicar a importância de possuir um bom plano de marketing.

Como traçar o bullseye?

Antes de mais nada, você precisa entender que o bullseye apresenta 19 tipos de canais que podem ser usados pela marca para adquirir clientes. São eles:

  • Acordos e parcerias;

  • Apresentações;

  • Assessoria de imprensa;

  • Estratégias publicitárias;

  • Trade shows;

  • Eventos;

  • Programa de afiliados;

  • Marketing tradicional;

  • Marketing digital;

  • Desenvolvimento de software;

  • Plataformas consolidadas;

  • Marketing de conteúdo;

  • Blog;

  • Otimização de site;

  • E-mail marketing;

  • Anúncios pagos;

  • Marketing viral;

  • Estratégias de relacionamento;

  • Vendas.

Sabendo quais são os canais disponíveis, um fabricante de rótulos adesivos personalizados para imprimir deve utilizar um passo a passo de 5 etapas para criar uma boa estratégia de marketing. São elas:

1. Fazer brainstorm

O brainstorm é uma estratégia utilizada para enxergar diferentes maneiras com que cada canal pode ser usado para atrair clientes. Supondo que você queira anunciar offline, pense em qual seria o melhor lugar para isso.

Nenhum canal deve ser descartado durante o brainstorm, sendo ideal criar uma ideia para cada canal e explorar seus pontos positivos e negativos.

2. Ranquear ideias

Após analisar os canais, é um momento de classificá-los, criando um ranking do melhor para o pior. Considere a pesquisa sobre a persona, pois isso ajuda a entender e nomear a importância de cada opção.

Crie 3 colunas para classificar os canais, sendo coluna interna, do meio e coluna externa. Na coluna interna, coloque os canais que parecem ser mais promissores, na coluna do meio, os que podem funcionar, e na coluna externa, os pouco prováveis.

Quando uma empresa de qualificação de operação para equipamento estiver construindo o ranking, muitas ideias podem parecer atraentes ou com mais chances de retorno, e devem ser incluídas na coluna interna.

3. Saber escolher os canais corretos

Na coluna interna, identifique 3 canais de tração que parecem promissores, mas se tiver mais de 3, procure revê-los para encontrar apenas essa quantidade.

Isso é necessário porque muitas opções podem parecer interessantes, mas com o passar do tempo, se mostram pouco rentáveis para a marca. Ao escolher apenas 3, fica mais fácil encontrar o canal principal.

4. Testar os canais

Nesta etapa, finalmente a empresa começa a tirar as ideias do papel, descobrindo as opções de tração da camada interna que realmente vale a pena investir.

As decisões vão se basear nos resultados nos testes de baixo investimento com mais retorno, e esse teste precisa mostrar qual é o custo de aquisição de clientes do canal, quantos clientes estão disponíveis no canal e se eles são os clientes que você deseja.

5. Manter o foco

O ideal é que os canais de tração testados tragam bons resultados, e se isso acontecer, chegou o momento de um fabricante de equipamento para soldar aço inox com aço carbono direcionar os esforços para o canal promissor.

O canal de tração domina no que diz respeito à aquisição de clientes e você deve se concentrar em um de cada vez. O objetivo desta etapa é extrair a tração do canal, para isso, os testes precisam ser constantes e descobrir como otimizar o crescimento.

Se nenhum canal parece promissor depois dos testes, as etapas anteriores precisam ser repetidas, observando o canal de comunicação usado ou ir mais a fundo para saber em que ponto as falhas ocorreram na aplicação da estratégia.

Por que um bom plano de marketing é importante?

Investir em um bom plano de marketing é fundamental para qualquer tipo de negócio, e sua importância se explica por meio de algumas vantagens. São elas:

Construir uma presença forte na internet

Quando uma pessoa quer saber mais sobre algum assunto, como instalação de piso cimentício rústico, a primeira coisa que faz é pesquisar no Google.

Um bom investimento em marketing digital faz com que a empresa apareça entre os primeiros resultados de pesquisa do maior buscador do mundo, o que reduz o custo de aquisição de clientes.

Construir a presença digital é fundamental, principalmente porque o consumidor moderno procura especificamente a empresa que desejam na internet, e quando não encontram, dificilmente vão entrar em contato.

Construir audiência qualificada

As marcas precisam saber se relacionar com sua audiência, conhecer as características de seus clientes, saber quais são os seus hábitos de consumo, como se comportam, dentre outras informações.

Você pode construir a audiência que deseja e a partir disso despertar o interesse em consumir seus produtos e serviços e fidelizar esses consumidores.

Só por meio de um bom plano de marketing uma empresa de pressostato de baixa pressão vai conseguir atrair as pessoas que deseja e que realmente se interessam por aquilo que ela vende.

Sem falar no fato de que fica mais fácil organizar os contatos por e-mail, conquistar assinantes para a newsletter e aumentar o número de seguidores nas redes sociais.

Vencer a concorrência

Embora o marketing digital esteja ativo há um bom tempo, muitos negócios estão despertando para ele agora, e se o seu negócio começar a investir hoje, em breve vai começar a se diferenciar dos concorrentes.

As ações digitais são ainda mais importantes para as empresas que estão começando agora, e a sua marca pode se destacar entre os concorrentes por meio de bons conteúdos, que geram identificação e solucionam os problemas das pessoas.

Muitos consumidores precisam de alguma coisa, mas não possuem referências para isso, quando encontram uma organização com conteúdos relevantes, como no caso de uma fábrica de sofá, vão se lembrar dela na hora de comprar.

Resultados fáceis de analisar

Uma das principais características do marketing digital é poder determinar de maneira precisa quem é o público e quais são as suas preferências e gostos.

Assim como é possível classificar a audiência de maneira precisa, também é possível analisar os resultados de todas as estratégias a fundo. Podemos usar como exemplos os anúncios por e-mail e a distribuição de panfletos.

Embora a empresa saiba quantos panfletos imprimiu, não saberá exatamente quantos foram entregues, quantos foram lidos e quantos geraram vendas.

Por outro lado, ao usar o e-mail, um fabricante de dormente em madeira saberá quantas pessoas abriram a mensagem, quantas clicaram nos links e quantas compraram por meio da campanha.

Também é possível monitorar o comportamento das pessoas no site, desempenho de anúncios no Google, resultados de publicações nas redes sociais, dentre outras informações relevantes.

Para fazer isso, as organizações utilizam ferramentas de análises, como no caso do Google Analytics.

Baixo investimento

O marketing digital precisa de investimentos financeiros, entretanto, os valores que a empresa gasta são muito menores do que aqueles necessários para as estratégias tradicionais.

Ao longo dos anos, investir em ações offline, como as propagandas na TV e no rádio, se tornou uma prática muito cara, além de ser estratégias difíceis de mensurar.

Por outro lado, com uma boa estratégia de marketing digital, as empresas de segurança têm acesso a estratégias muito mais baratas e inteligentes.

É justamente por isso que vemos tantas marcas famosas investindo muito em marketing digital, pois ele é acessível para qualquer tamanho de negócio, independentemente de seu segmento.

Considerações finais

Um bom plano de marketing é a melhor forma de colocar o seu negócio na internet e construir uma presença digital promissora. A metodologia bullseye que mostramos aqui, ajuda as empresas a alcançarem seus propósitos.

Tudo o que você precisa fazer é seguir o passo a passo desse método e escolher os canais vantajosos para o seu negócio. Suas estratégias serão muito mais assertivas e o investimento será mais valorizado, trazendo excelentes retornos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: