Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Black Hat SEO: saiba o que é e como essa estratégia pode prejudicar seu site

24/03/2022 às 14:10 Ajuda

Black Hat SEO: saiba o que é e como essa estratégia pode prejudicar seu site

Quem tem o próprio site sabe: estar no topo dos sites de pesquisa é algo fundamental para ter mais visibilidade, ganhar reconhecimento de marca e até conseguir vender mais produtos, afinal, com um mercado cada vez mais competitivo, quem não quer estar no topo?

Mas até que ponto vale a pena arriscar seu próprio negócio por estar em primeiro? Será que realmente é bom alcançar resultados rápidos descumprindo regras? Mesmo que, ficar em primeiro e deixar o seu site de madeira rústica de madeira seja algo tentador, existem riscos que não valem a pena.

Um desses é justamente o Black Hat SEO, você já ouviu falar sobre esse termo? Sabe como ela pode prejudicar o seu site? Se ainda não conhece sobre ela, fique tranquilo, vamos explicar tudo para você no texto de hoje.

O que é o Black Hat SEO?

Você provavelmente deve saber o que significa o termo SEO (Search Engine Optimization), certo? É através das estratégias dele que sites conseguem se manter no topo das pesquisas, utilizando palavras-chave, imagens, subtítulos e diversas outras ferramentas que fazem seu site ser considerado ideal para os leitores. 

No oposto do SEO que bonifica aquele que monta as melhores estratégias, Black Hat SEO são uma série de estratégias que enganam os algoritmos do Google, fazendo com que certa página chegue no topo das pesquisas dos buscadores, fazendo com que seu rankeamento seja melhor do que aqueles que “jogam limpo”.

Ou seja, o black hat é composto por várias ações e estratégias que trapaceiam e manipulam as regras e critérios dos buscadores, trapaceando os demais negócios e fazendo com que o site suba para o topo sem precisar fazer nada.

Por pior e menos ético que seja, muitas empresas utilizam essa estratégia até com uma certa frequência, buscando se destacar dentro das vendas de catalisador para tinta ou qualquer um que for seu nicho.

Mas acredite, por mais tentador que seja, essa estratégia pode fazer com que você perca ( e muito), para que você definitivamente, não utilize essa ação em seu negócio, separamos alguns pontos que mostram como essa estratégia pode prejudicar seu site, está pronto? Então vamos lá.

Queda de posições de rankeamento

Caso descoberto, as penalizações para quem utiliza o Black Hat SEO tendem a ser extremamente graves, a primeira delas é justamente a queda de posições dentro do rankeamento, fazendo com que seu site caia cerca de 30 até 950 posições dentro do buscador.

Obviamente que isso é algo extremamente negativo, fazendo com que, ao invés de se manter no topo, você seja puxado para baixo.

Diminuição de tráfego orgânico

Consequência da primeira penalidade, o tráfego orgânico diminui, afinal, menos pessoas terão acesso ao seu site, fazendo com que você tenha que recorrer às mídias pagas para conseguir ter um pouco mais de tráfego.

Uma penalidade extremamente dolorosa, já que quem usa o Black Hat quer gerar mais tráfego orgânico para o seu negócio, e acaba perdendo ele, seguindo totalmente o caminho oposto.

Restringimento de outros conteúdos do site no pesquisador

Mas não pense que é apenas aquela página em específico falando sobre conectores elétricos que vai ser punida, outros conteúdos de seu site, podem ficar restritos e sofrerem punições como consequência de seus atos.

Ou seja, além de reduzir o tráfego, e cair o posicionamento de sua página, outros conteúdos do seu site podem ter o mesmo destino, fazendo com que, de maneira geral, todos os seus conteúdos sejam prejudicados.

Remover o site do mecanismo de busca

Por fim, em casos mais graves ou recorrentes, o buscador pode remover seu site de sua pesquisa, ou seja, você nunca mais poderá aparecer no Google por exemplo, nem precisamos falar no impacto negativo que isso pode causar, certo?

O Google é a principal fonte de busca das pessoas, e desindexar seu site significa sofrer uma perda enorme, fazendo com que seu site possa até ficar inutilizável. Então é preciso ter cuidado e de maneira alguma fazer o Black Hat SEO no seu negócio.

Agora que você já conhece melhor sobre essa estratégia, já sabe que, fazer Black Hat SEO é uma péssima ideia, certo? Então compartilhe com seus amigos para que todos saibam sobre seus malefícios e comente abaixo o que achou do nosso texto, até a próxima.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: