Android x iOS: Qual plataforma é melhor para lançar um aplicativo?

22/08/2018 às 08:35 Ajuda

Android x iOS: Qual plataforma é melhor para lançar um aplicativo?

O desenvolvimento mobile tem despertado o interesse de muitos desenvolvedores iniciantes. Uma das principais dúvidas de quem quer investir nesse mercado é qual plataforma escolher para lançar aplicativos.

Existem duas principais: Android e iOS. Ambas são amplamente conhecidas no mercado, então como é possível escolher? É possível trabalhar nas duas?

São essas e outras perguntas que iremos lhe responder no decorrer desse texto, então fique com a gente até o fim.

Mesmo são sendo as únicas plataformas mobile, o Android e o iOS são que geraram uma polarização no setor.

Esses sistemas são mais conhecidos e por isso recebem atualizações frequentes em seus sistemas, o que os tornam os tops do mercado atual.

Fica difícil escolher um lado, não é mesmo? Mas é preciso saber que as plataformas não são perfeitas, elas possuem prós e contras e é nisso que tocaremos mais abaixo.

 Confira o nosso comparativo entre as plataformas:

Custo inicial de lançamento

O primeiro passo que ser considerado são custos iniciais para o lançamento de um aplicativo. E isso deve ser pensado bem antes da aplicação começar a ser desenvolvida.

Em ambas as lojas é preciso comprar uma licença para poder publicar aplicativos nas lojas.

Nesse ponto, o Android é bem mais vantajoso. O sistema operacional da Google é adepto do open source (código aberto) e possui uma comunidade bastante ativa, o que facilita a criação de aplicativos para a plataforma.

Além disso, a licença para publicação de aplicativos na Google Play Store, loja do Android, custa cerca de US$ 25 anualmente. Já no iOS você irá gastar anualmente US$ 99, bem mais caro.

Outro ponto que gera desvantagem para o iOS é que para trabalhar com esse sistema operacional você obrigatoriamente deve possui um Macbook, computador bastante caro no mercado.

No Android, é possível utilizar PCs e notebook de qualquer marca, o que barateia a criação de um aplicativo.

Confira também qual é a melhor hospedagem de site.

Popularidade dos aplicativos

Outra questão bastante importante na hora de escolher uma plataforma para lançar um aplicativo é pensar em qual serviço ele tende a ser mais popular.

Saber qual é o potencial de usuários que o seu projeto pode atingir é essencial, inclusive na hora de pensar no investimento para o negócio.

Essa é a maneira mais simples de poder medir em quanto tempo você poderá recuperar o investimento realizado para colocar o aplicativo em prática. Além disso, é preciso criar meios para divulgar os aplicativos para fazer os usuários das lojas quererem baixar o seu aplicativo.

Em cada plataforma, a popularidade acontece de uma maneira diferente. No Android, por exemplo, a maioria dos aplicativos são gratuitos e por isso o número de downloads de um aplicativo na plataforma costuma ser bastante grande.

Isso acontece por que os usuários da plataforma estão acostumados a baixar muitos aplicativos para testá-los.

Em resumo, os usuários do Android costumam testar todas as aplicações gratuitas, antes de investirem dinheiro na compra de um aplicativo.

Já no iOS acontece de uma forma um pouco diferente. Os usuários estão acostumados a pagar para possuírem um aplicativo e por isso são bem mais seletivos.

Como não há tantas opções gratuitas como no Android, os consumidores pesquisam bem mais para entender quais são os aplicativos com melhor custo-benefício.

Resumindo, no iOS os usuários são mais exigentes, para um aplicativo conquista-los é preciso ter boas referências na web.

Em questão de popularidade também é preciso levar em conta o seguinte dado: o Android é a plataforma mobile com o maior número de usuários no mundo.

Isso acontece por que a empresa não se limita a alguns dispositivos como acontece no iOS que só roda em smartphones e tablets da Apple e também por ser open source, como já falamos acima.

Rentabilidade do aplicativo

Este é um dos pontos mais importantes para quem quer escolher onde colocar um aplicativo. É preciso entender primeiro como você pode conseguir dinheiro com o seu aplicativo, existem algumas maneiras mais conhecidas para isso, vamos lista-las abaixo:

  • Ganho na aquisição (usuário compra o aplicativo para poder baixa-lo)
  • Ganho com propagandas (inserir espaços de publicidade em aplicativos gratuitos)
  • Ganho com venda de acessórios (compra de pacotes de acessórios dentro do aplicativo, comum no mundo dos jogos)
  • Serviços premium (cobrança mensal para que o usuário possa aproveitar funcionalidades que não liberadas na versão gratuita do aplicativo)
  • Plano mensal (Serviços de assinatura mensal como Spotify e Netflix)

Essas são as maneiras mais comuns de ganhar dinheiro com um aplicativo, o ideal é que você investigue e pesquise essas e outras formas de tornar o seu projeto rentável para que saiba como conseguir ganhar dinheiro no setor.

Pense em como será desenvolvido seu aplicativo e qual será a sua finalidade, isso deve ajudar. Em relação a Android e iOS, ambos conseguem gerar boas oportunidades de negócio.

Porém, como vimos acima, quem pretende trabalhar com aplicativos pagos e serviços premium podem ter no iOS uma escolha mais proveitosa, já que os usuários da plataforma já estão mais acostumados com a compra.

Como escolher uma das duas plataformas?

É importante frisar que as duas plataformas são excelentes e se possível você deve investir em ambas.

Porém, é preciso entender certos pontos para realizar um investimento mais assertivo, principalmente quando seu capital inicial é curto.

Como vimos acima, quem pretende baratear os custos de produção de um aplicativo deve apostar no Android, onde é mais barato e mais simples construir e publicar um aplicativo.

Por outro lado, se você pretende trabalhar com um aplicativo pago, investir um pouco mais de dinheiro e criar um app para iOS pode ser a solução para conseguir mais vendas em menos tempo.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: