Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Ambiente de trabalho de Startup como melhorar?

01/02/2019 às 20:07 Novidades Ajuda

Ambiente de trabalho de Startup como melhorar?

De um modo geral, uma startup é um conjunto de pessoas trabalhando a partir de uma ideia rentável diferente.

Muitos consideram que qualquer empresa nova em seu período inicial seja uma startup, já outros entendem o conceito como uma empresa com baixa manutenção, embora cresça rapidamente e logo gera lucros.

Atualmente, uma das definições mais completas explica se tratar de um grupo de pessoas que busca um modelo de negócios repetível, escalável e incerto, isso quer dizer que não há como afirmar se a ideia dará certo ou não, que ele transforma trabalho em dinheiro, que é capaz de entregar o mesmo produto várias vezes nos mesmos moldes, sem personalização para cada cliente e que cresce exponencialmente.

Um bom clima organizacional em que os colaboradores e seus líderes se relacionam bem, o estímulo de posturas positivas e um ambiente que propicie o debate sobre ideias inovadoras não somente tornam o startup mais saudável como produtivo.

São pequenas as mudanças e as adaptações necessárias para que esse clima esteja instalado e que o negócio cresça e gere os esperados lucros.

Não deixe de ler hospedagem de site barata!

Saiba algumas dicas para tornar o ambiente de sua startup mais agradável e produtivo:

1 – Horários flexíveis:

A qualidade de vida dos funcionários deve estar atrelada a sua lida no trabalho na startup, trata-se de um equilíbrio necessário.

De modo que o estabelecimento de uma grade de horários voláteis, para que a jornada de trabalho seja realizada em períodos alternados por todos é uma boa ideia.

2 – Home office:

Grande parte dos trabalhos podem ser realizados à distância do local físico.

Essa demanda pode ser adotada, por exemplo, reduzindo a carga horária presencial por dia do colaborador ou se escolhendo um dia para que ele faça o serviço externamente.

Um calendário justo pode ser feito, para que todos sejam contemplados.

3 – Auxílios sociais e de saúde:

Ginástica laboral com profissionais especializados, uma vez por mês, por exemplo é uma boa saída para um ambiente de trabalho descontraído e de qualidade.

Além disso, constar na prática da startup a contratação de planos de saúde, odontológico e acesso a programas sociais são uma maneira de estimular o bom trabalho dos colaboradores, pois, eles se sentem valorizados e cuidados.

O Serviço de Revenda de Hospedagem tem plano inicial de R$29,90 mensal. Confira já!

4 – Ouvir os funcionários:

As metas estabelecidas para uma startup devem ser proporcionais às expectativas e anseios de seus colaboradores.

O planejamento estratégico deve ser traçado conforme o perfil e o potencial da equipe envolvida, logo, ela deve ser ouvida.

Seja para desabafar queixas e reclamações, seja para propor ideias novas e práticas inovadoras. Mas, isso não é o bastante, as propostas devem ser avaliadas e respondidas, de modo que o colaborador se sinta à vontade e como parte integrante de fato para opinar no ambiente da startup

Baixe já seu e-book e alavanque o seu negócio!

5- Lugar agradável e descontraído:

O ambiente startup deve contar com áreas de descanso e lazer para os funcionários, espaços em que saiam da rotina do trabalho em seus intervalos de almoço e durante o café da tarde.

Pufs, sofás, TVs, máquinas de café, cozinhas, enfim, são ideias que parecem simples, mas podem otimizar a produtividade do setor.

6- Equipamentos certos:

Toda empresa precisa das ferramentas adequadas para que as tarefas sejam devidamente realizadas, em uma startup não é diferente.

Manutenção e atualização de computadores, internet e softwares e itens de almoxarifado, uma boa iluminação, som e temperatura agradáveis, sempre que solicitados, devem ser providenciados. Mesas e paredes decoradas são bem aprazíveis também.

7 – O conforto é tudo:

De um modo geral, o ambiente da startup deve ser sempre confortável com cadeiras acolchoadas e da altura certa que evitem posturas inadequadas e dores musculares, monitores bem posicionados, com boa luz e inclinação, para que o corpo não se canse inconscientemente.

As mesas devem estar bem-dispostas, e pastas, porta-canetas e gavetas devem estar à disposição dos funcionários, mas, sempre organizados. As janelas e as portas devem ser amplas e ventiladas.

8 – Nada de conflitos:

Toda rotina empresarial, inclusive de uma startup, compreende alguns conflitos que surgem no decorrer da convivência e com a evolução do projeto.

Saber fazer essa gestão é fundamental! O incentivo ao trabalho em grupo, o enaltecimento das qualidades de cada um e da importância de todos na tarefa são maneiras de se propiciar uma relação saudável entre os envolvidos, incluindo a relação dos líderes com seus colaboradores.

No caso de conflitos já instaurados e muito graves, o papel da mediação é necessário, ouvindo as partes envolvidos e propondo um julgamento que não aumente o problema.

Gostou de nosso post? Compartilhe: