Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Agência de marketing 360º: como chegar lá?

21/05/2018 às 10:21 Ajuda

Agência de marketing 360º: como chegar lá?

Uma das novas estratégias adotadas por várias empresas e agências do ramo de comunicação e marketing é a aplicação do chamado 360 graus, que de maneira simplificada seria um trabalho que integre diversas atividades de uma empresa, visando ter uma análise geral constante focada no crescimento no mercado.

As agências de marketing e de comunicação 360° são especialistas em desenvolver diversas funções, tomando por completo as estratégias de uma empresa, através da divisão de profissionais capacitados em diversos setores de marketing, cuidando da imagem e das ações de uma empresa.

Parece bastante atrativo, não é mesmo? Mas como fazer uma agência de comunicação e marketing digital que opera apenas oferecendo um tipo de serviço, como por exemplo, a gestão de mídias sociais, passar a atuar como uma agência em 360 graus cobrindo e exercendo muito mais funções. Para isso, é preciso entender melhor como esse tipo de negócio funciona.

O que é e como funciona uma agência de marketing e comunicação 360°?

A comunicação 360° tem como objetivo promover a integração entre todos os setores de uma empresa para que ela reforce sua presença no mercado, atingindo mais potenciais clientes e conseguindo crescer no mundo digital.

E nos dias de hoje, agências desse tipo se mostram cada vez mais necessárias, já que os empreendedores começaram a perceber que os investimentos na área de marketing devem ser diversificados, focando na ampliação e na integração de todo o trabalho, organizando e estruturando todo o trabalho de comunicação de um negócio.

Uma agência de marketing ou comunicação 360° tem o dever de centralizar todas as atividades do setor para ter o controle geral de maneira mais simplificada e objetiva. Por isso é comum que as agências desse tipo contam com vários tipos de profissionais de comunicação como jornalistas, publicitários, designers, programadores, etc.

Todos esses profissionais são necessários para que o trabalho integrado ou a comunicação 360° possa ser planejada e executada para os clientes da agência. Com toda essa equipe será possível gerenciar diversas ações de marketing como a gestão de redes sociais, campanhas de e-mail marketing, inbound marketing, criação de sites, entre outros.

As agências de marketing ou comunicação 360° também são responsáveis pela realização de ações de comunicação interna, melhorando a eficiência e a colaboração entre equipes de sua empresa. O serviço também visa reforçar a imagem de sua empresa, fazendo todo o trabalho de branding.

Tenho uma agência de marketing como posso implementar a comunicação 360° em minha empresa?

Por conta da grande procura, muitas agências de marketing pequenas tem se preocupado em cada vez mais ampliar seus horizontes. O problema é para virar uma agência de marketing 360° demanda muito trabalho, conhecimento e investimento, confira nossas dicas:

_

Tenha profundo conhecimento sobre Comunicação 360°

Para entrar em qualquer setor de mercado, o empreendedor deve ter o conhecimento necessário para tal. Por isso, se você tem uma pequena agência de marketing focada em poucos serviços e quer fazer com que sua empresa se torne uma agência 360°, é preciso tomar total conhecimento de todos os processos que envolvem essa mudança.

Como o trabalho é bem mais amplo, se certifique de você como dono da agência sabe o necessário de cada função que deverá ser oferecida aos seus clientes. Não adianta apenas contratar profissionais para cada área, se você não entende de fato como o negócio funciona.

Confira hospedagem de site barata!

Faça uma pesquisa de mercado

Realizar uma pesquisa de mercado é uma premissa básica para abrir ou ampliar qualquer negócio. Neste caso, é preciso saber que são seus concorrentes, quais são os tipos de profissionais que executam os trabalhos, saber dos custos envolvidos e da estrutura necessária para poder oferecer esse tipo de estratégia para seus clientes.

Um bom planejamento é a melhor arma para o sucesso de um negócio. Por isso, não tenha pressa em implementar um projeto 360° em sua empresa, o ideal é que você tenha a certeza de que você pode arcar com as consequências de ampliar o potencial do seu negócio. Se aventurar nesse mercado sem a devida atenção, pode levar sua agência a falência.

Estime todos os custos envolvidos

Uma das principais barreiras para agências de marketing de pequeno porte é a questão dos custos e do capital necessário para investir num projeto de comunicação 360°.

Por isso, é importante saber quais são os custos mensais do negócio, é importante frisar que será preciso, por exemplo, de uma equipe bem maior para atender aos clientes e com isso também os custos com a estrutura também aumentam.

Os investimentos necessários para tornar sua pequena agência em uma agência de marketing 360° devem ser postos na conta para evitar que o serviço oferecido não seja atrativo tanto pelo preço quanto pela qualidade.

Implemente o projeto aos poucos

Se você já tem uma agência de marketing focada em mídias sociais, por exemplo, você pode pegar seus clientes atuais e utilizá-los como cases para novos serviços. Então, você passar a fazer um trabalho de branding com eles para entender melhor como os serviços podem ser integrados, como funciona na prática uma estratégia de comunicação 360°.

Por isso, vá aproveitando seus atuais clientes para conseguir implementar a mentalidade 360° em sua agência, assim você irá preparar sua equipe, estabilizar suas contas e pouco a pouco conseguirá implementar o projeto, diminuindo os impactos financeiros e profissionais que a mudança implica.

Tenha profissionais capacitados

Como já dito acima, as agências de marketing e comunicação 360° devem contar com profissionais de diversos setores e por isso é importante contratar profissionais gabaritados em suas funções e que trabalhem bem em equipe, já a principal vantagem de uma agência desse tipo é a integração.

Veja como sua equipe se relaciona e estabeleça padrões de comunicação, determinando quem fica responsável por cada processo e como as tarefas cooperam entre si. Com bastante trabalho será possível ter uma agência 360° e ganhar um mercado novo, mas que está bastante aquecido e com uma grande demanda de clientes.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

_

Gostou de nosso post? Compartilhe: