Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Abordagem de vendas: como fazer corretamente

26/09/2021 às 15:43 Ajuda

Abordagem de vendas: como fazer corretamente

Ao entrar no marketing digital ou físico, todo empreendedor precisa ter uma abordagem de vendas assertiva. Seja para oferecer forno elétrico de embutir ou outro produto, o método de aproximação deve incluir alguma estratégia. Isso vai motivar sua equipe e a sua empresa terá maiores resultados. Neste texto iremos entender mais sobre como criar uma abordagem efetiva.

Porque devo me importar em como abordar seu cliente?

Como bom empreendedor, já deve ter notado que não é vantagem nenhuma ficar elaborando estratégias sem foco. Estudos indicam que apenas 32% dos esforços dos seus colaboradores é direcionado a vendas. O restante do tempo, eles estão focados em gerir dados, fazer cotações e tarefas operacionais que acabam por afastá-los de seus clientes.

A preocupação na abordagem é necessária para que esse número percentual de foco em vendas mude, afinal um bom princípio de contato faz com que o cliente compre em quase todas as situações.

Lembre-se que as coisas sempre começam pela base, cabe a você escolher se estará usando estruturas metálicas ou madeirite para começar.

Dicas para uma abordagem de sucesso 

Separamos algumas dicas e técnicas de abordagem que vão ajudar a entender o que é preciso levar em conta para transformar prospects em clientes usando os melhores argumentos e estratégias para fechar suas vendas.

  1. Conheça seu produto como a palma da sua mão

Ter uma equipe que conheça o produto é o primeiro passo para uma abordagem diferenciada. Afinal, não existe somente sua empresa no mercado, seja lá o segmento que tenha escolhido. Pode ser a venda de placa de energia solar, alguma concorrente oferecerá um produto como o seu. Saber as vantagens que seu negócio tem, trará muitas vantagens, tais como: 

  • Possibilidade de argumentar com mais propriedade;

  • Capacidade de identificar as necessidades de seu cliente e adequá-las ao seu produto;

  • A argumentação sobre seu produto fará vender mais mesmo não tendo o menor preço;

  • Empodera o agente de vendas e gera mais estabilidade de concretização de metas.

  1. Use argumentos de abordagem verdadeiros

Sabemos que o mercado digital tem diversos concorrentes. Porém, nem sempre eles estarão abordando a verdade necessária. Infelizmente, não só no ramo de marketing digital, mas em diversos outros irá se deparar com profissionais caluniosos. Isso gera resultados? Sim, logicamente. 

Quem não gostaria de ganhar cem mil reais em 6 dias ou tem vontade de obter aquele aspirador de pó autônomo pela metade do preço? As vendas surgem e a captação e fidelização são momentâneas. Os números sobem vertiginosamente, assim como caem na mesma velocidade. 

Agir com transparência na abordagem traz o resultado concreto, além de vendas qualificadas o cliente confia em retornar e indicar sua empresa para outros.

  1. Utilize gatilhos mentais

Essa é a última e mais importante dica que pode ser dada para quem quer ter uma abordagem qualificada. Utilize os gatilhos mentais, são eles:

  • Prova social – são depoimentos ou prints das pessoas que já utilizam o produto é tem resultados positivos;

  • Escassez – com esse gatilho o produto ganha ares de temporário ou limitado;

  • Novidade – assim como o gatilho de escassez, esse usa o artifício de urgência para fechar a venda, a abordagem de quem tem algo novo e diferenciado por pouco tempo é infalível.

Com essas dicas combinadas ou usadas separadamente irá atingir os números que estava no cronograma.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais

Gostou de nosso post? Compartilhe: