Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

A transformação digital no direito.

11/07/2022 às 20:36 Ajuda

A transformação digital no direito.

A era digital vem transformando diversas áreas da sociedade, e o direito não é uma exceção. Com a Internet, novos meios de comunicação foram adotados e estão impactando o modo como os advogados e juízes atuam.

Essas transformações estão se tornando cada vez mais importantes no direito, e os meios digitais estão facilitando a sua disseminação. Além disso, a Internet permite que advogados e juízes mantenham contato com clientes e colegas de outros países, o que ajuda a construir um direito internacional mais consistente.

Mas além de facilitar o acesso à informação e a comunicação em geral, o que mais essa transformação digital está trazendo para o direito? Quais processos estão sendo diretamente afetados por essas mudanças? Neste artigo, falaremos sobre isso. Acompanhe!

O que a transformação digital traz para o mundo do direito?

A transformação digital no direito nada mais é do que o processo de modernização do trabalho dos advogados através das tecnologias digitais, visando conseguir melhores resultados. Além de uma mudança de metodologia, isso promove também, uma mudança de mentalidade e de cultura no universo do direito.

Nesse sentido, quem faz bom uso dos recursos tecnológicos na sua atuação profissional, pode se utilizar, por exemplo, de ferramentas digitais para aumentar a eficiência e produtividade, entregando resultados melhores e mais rápidos e, com isso, atraindo ainda mais clientes.

Dessa forma, além da diminuição da burocracia e uma gestão mais rápida, a chegada da transformação digital acompanha o uso de boas estratégias de marketing, como a divulgação nas pesquisas do Google. Ou seja, é possível conseguir clientes não só na região onde você trabalha, mas em vários locais do país, prestando serviços de alta qualidade e se tornando mais competitivo.

Outra mudança especialmente importante na era da transformação digital é a informatização dos processos judiciais. Ou seja, a inserção de processos físicos em um banco de dados que pode ser acessado, de qualquer lugar, pelos profissionais que possuem acesso a ele.

Com isso, procedimentos como a consulta processual se tornaram mais práticos, promovendo um melhor aproveitamento do tempo no exercício das atividades.

A informatização dos processos judiciais.

Desde o início dos anos 2000 a transformação digital já começava a mudar os rumos do direito. Através de leis como a 11.419/2006, por exemplo, que estabeleceu a possibilidade de informatização dos processos judiciais:

Art. 2º O envio de petições, de recursos e a prática de atos processuais em geral por meio eletrônico serão admitidos mediante uso de assinatura eletrônica, na forma do art. 1º desta Lei, sendo obrigatório o credenciamento prévio no Poder Judiciário, conforme disciplinado pelos órgãos respectivos.

Por determinação dos Tribunais, mesmo os processos físicos estão sendo digitalizados atualmente. Com isso, a inscrição na OAB não é mais o único requisito para exercer a advocacia, sendo necessário também que o profissional possua acesso ao sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Dessa forma, profissionais que não possuem conhecimentos básicos na área de tecnologia, terão dificuldades cada vez maiores para exercer a advocacia devido aos constantes avanços neste campo

Transformação digital no direito: uma mudança sem volta.

Os meios digitais estão transformando a sociedade de várias maneiras e a internet está permitindo que as pessoas se comuniquem de forma mais rápida e eficiente. Por isso, o uso de dispositivos e o acesso ilimitado à Internet está ajudando a construir um novo tipo de sociedade e, como parte desta nova sociedade, o direito observa os impactos destas mudanças.

No entanto, como qualquer revolução na história da humanidade, a era da transformação digital também vem acompanhada de resistência. É necessário, porém, que os profissionais do direito deixem de lado o conservadorismo e abracem estas mudanças no sentido de tornar suas práticas mais eficazes.

Por fim, vale lembrar que a transformação digital é uma mudança sem volta e por essa razão, é muito mais vantajoso aprender a usá-la.

Este artigo foi útil? Deixe um comentário!

Gostou de nosso post? Compartilhe: