Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

7 tendências de programação para entender em 2019

27/06/2019 às 16:33 Novidades

7 tendências de programação para entender em 2019

Programação é uma das áreas mais antigas da computação e, ao mesmo tempo, uma das mais respeitadas. E apesar de ser uma área em que se trabalha há muitos anos, nenhum profissional que não se atualiza há algum tempo consegue se manter na ativa.

Isso porque o mundo da internet está em constante mudança – e cada vez mais rápido. Por conta desse turbilhão de informações que chegam até nos todos os dias, fizemos uma lista com as 7 tendências de linguagem de programação 2020. Quer saber quais são? Confira no texto de hoje!

  1. JavaScript
  2. Python
  3. Swift
  4. PHP
  5. Big Data
  6. Machine Learning
  7. Tendências de Segurança

O JavaScript

Existem muitas coisas que mudam no mundo da programação, mas o nosso velho conhecido Java Script sempre vem acompanhando essas mudanças e tomando o protagonismo nas hospedagem de sites.

Por essa razão, não há como falar de tendências de programação para entender em 2020 sem falar do JavaScript.

Atuando há mais de 30 anos, essa linguagem sabe não apenas se reinventar, mas se manter entre as mais importantes mesmo em meio a tantas revoluções, principalmente com o advento dos dispositivos móveis.

Hoje em dia o JavaScript é uma das linguagens mais utilizadas no mundo, presente em bilhões de dispositivos.

Para se ter uma ideia, praticamente todos os aplicativos originais para Android são desenvolvidos em Java, uma tendência que continuará. Isso ocorre porque essa linguagem oferece facilidades que nenhuma outra conseguiu alcançar ainda.

O Python

Existe uma simples razão pela qual o Python é uma das tendências de linguagem de programação para entender em 2020: É uma das linguagens mais fáceis para iniciantes.

Portanto, se você quer iniciar uma carreira como programador ainda este ano, essa é a linguagem certa para você.

Além de ser uma porta de entrada para outras linguagens mais robustas, ela pode ser usada para desenvolver sites e plataformas de maneira bastante intuitiva.

O Swift

A programação para aplicativos esteve nessas listas nos últimos anos e, pelo que parece, ainda vai ficar por muito tempo.

E falando especialmente do desenvolvimento para IOS, o Swift pode ser considerada a linguagem ideal para esse tipo de trabalho. Essa é a linguagem de programação usada para desenvolver aplicativos iOS.

E temos que dizer que dispositivos baseados em iOS estão se tornando cada vez mais populares em todo o mundo, principalmente com os novos modelos de Iphone que chegam no mercado.

Não é uma linguagem feita exatamente para iniciantes, mas isso não quer dizer que ela seja complicada.

Qualquer um que tenha alguma experiência com programação consegue se adaptar a esse tipo de linguagem bastante facilmente.

PHP para desenvolvimento de sites

O PHP está entre as linguagens de programação de “backend” mais populares.

Embora ela esteja enfrentando uma dura concorrência com grandes nomes como os já citados Python e JavaScript, o mercado ainda precisa de um grande número de desenvolvedores PHP por diversas razões.

A principal delas é que uma das principais tendências deste ano será o uso do PHP. Principalmente por ser uma linguagem de programação de código aberto, o PHP é capacita uma grande porcentagem de sites hoje.

Uma das grandes vantagens dessa linguagem é justamente a simplicidade, já que funciona muito bem com os CMSs, aceita diversidade de plataformas, é poderoso, flexível e oferece um desempenho incrível.

Se você achou que essa linguagem tinha ficado para trás, não precisa se preocupar, o PHP é uma grande tendência para os próximos anos.

Big Data

Se você trabalha com tecnologia da informação, com certeza já ouviu falar muito do Big Data. Este é basicamente um termo que descreve o grande volume de dados que inunda uma empresa no dia-a-dia.

Porém, não é a quantidade de dados que é importante. É o que as organizações fazem com os dados que importam. Big data pode ser analisado para insights que levam a melhores decisões e movimentos estratégicos de negócios, principalmente se tratando de marketing digital.

E por que essa é uma das linguagens de programação para entender em 2020? Porque o seu uso será consideravelmente ampliado nos próximos anos.

Ainda não foi encontrado um método mais eficaz de atingir o público-alvo em cheio, nem mais barato. As empresas buscam informações valiosas sobre o comportamento do cliente e o utilizam para melhorar o atendimento e, é claro, para saber como vender mais.

Estudar análise do Big Data é também estar preparado para o futuro.

Machine Learning

Se você é um daqueles programadores que está concentrado no futuro da profissão, precisa saber que o machine learning é um dos fatores que ainda causará mudanças drásticas não só na forma como os programadores trabalham, mas como todos os profissionais da informática encaram suas profissões.

Isso porque à medida que avançamos em direção à automação, nossa dependência de sistemas especialistas nisso aumenta cada vez mais. Isso porque eles analisam dados que podem ajudar as empresas a tomar decisões de negócios importantes em momentos críticos.

O machine learning, juntamente com a inteligência artificial, continuarão a atrair interesse entre as organizações e serão uma das tendências mais dominantes em 2019.

Tendências de segurança

A segurança online é algo que vem sendo cada vez mais aprimorada, até porque ataques de hackers também se atualizam a todo instante.

E uma vez que violações de dados, ameaças cibernéticas, invasão de sites e roubo de dados continuam sendo uma grande ameaça, a cybersegurança continua sendo uma das 7 tendências de programação para entender em 2019.

É uma área que não apenas gera empregos, mas que sempre precisa de profissionais capacitados para as demandas, algo que nem sempre é tão fácil de encontrar.

E aí, o que achou das 7 tendências de programação para entender em 2020 que separamos para você? Qual delas você acha que vale mais a pena focar? Qual você tem mais dificuldade? Qual delas você já conhecida?

É claro que não é possível se aprofundar em todas essas tendências, até porque, como já dissemos, elas mudam todos os anos.

Mas é importante e necessário se manter atualizado e, pelo menos, saber o que o mundo da programação tem feito. Se é essa a profissão que você escolheu, isso faz parte do seu trabalho.

Gostou de nosso post? Compartilhe: