7 competências que você deve ter para ser um bom líder

28/02/2018 às 11:30 Marketing

7 competências que você deve ter para ser um bom líder

Se tornar chefe hoje em dia não é tão difícil, mas ser um bom líder é essencial para conseguir se manter no posto. Porém, nem todas as pessoas conseguem se adaptar a função e assim gerir pessoas, o que é muito mais difícil do que coisas. Ampliando o foco, é preciso se torno um grande motivador de pessoas, impulsionando o crescimento dos colaboradores ou funcionários de sua empresa.

Com o passar dos anos, a figura do chefe, mais turrão e centrado num trabalho, foi se separando da figura do líder, que exerce seu poder, sua liderança de forma positiva e motivadora. Nos últimos tempos, muitas empresas de grande importância no mundo começaram a trabalhar em estruturas que favoreçam a ação dos líderes. Antigamente, a flexibilidade era muito baixa e cada funcionário atuava como uma peça de engrenagem, neste caso a empresa, cumprindo regras que vinham de cima para baixo.

Atualmente a situação é diferente, os empregados de uma empresa não são tidos mais como funcionários e sim colaboradores e assumem funções onde devem executar tarefas com responsabilidade e sucesso. Com isso, a comunicação entre o líder e seus colaboradores é mais brando, independente da área e assim todos os bons resultados do trabalho não são mais tidos como realização de um profissional, mas sim de uma equipe que trabalha junta para conquistar os objetivos.

Essa mudança na estrutura das empresas modificou as medidas para o gerenciamento de profissionais. Hoje, o líder comanda um time e depende de sua capacidade de influência motivadora para otimizar o resultado de todos os seus colaboradores, o que não é fácil.

O chefe vem sendo substituído por líderes, que são profissionais competentes e capazes de estimular os indivíduos para que consiga melhores resultados através da colaboração mútua.

Confira também qual é a melhor hospedagem de site.

Quais são as principais competências para se tornar um bom líder?

Para se tornar um líder, é preciso desenvolver algumas competências para agir como tal, independente de ramo de atuação profissional. É necessário considerar diversos fatores e refletir sobre os pontos, para trabalhar o que se precisa para ser tornar um bom líder. Confira:

Desenvolver um senso de necessidade e urgência

Um bom líder deve ter uma visão de futuro realista e ambiciosa, tendo bem definidas seus objetivos e suas metas, além de ter parâmetros analíticos que devem regrar o caminho para a conquista. Ter um senso de necessidade e de urgência apurado deve ajudar a trabalhar objetivos de curto, médio e longo prazo, para assim mobilizar sua equipe a cumprir as metas dentro do prazo.

Tenha senso de realidade

O líder deve ter a percepção de como realmente funciona o mercado. Afinal, no mundo dos negócios não adianta sonhar! É preciso ter uma noção real das metas, da equipe, da empresa, dos clientes e o funcionamento do mercado, desde concorrentes a fornecedores. Ter senso de realidade significa saber quais são as necessidades para que seu negócio atinja o sucesso, é preciso saber ou ao menos ter uma noção do quanto será difícil. Essa é uma competência essencial para se tornar um bom líder e conseguir bons resultados em qualquer empresa.

Seja flexível

Um líder deve ser flexível para conseguir ter bons resultados. Isso por que muitas vezes, a estratégia definida de início em qualquer setor de mercado não é a mais adequada. E um líder deve ter coragem e ser arrojado para mudar de rumo e definir um novo plano para conquistar o mercado. O líder é quem deve criar diferenciais e soluções que atendam e facilitem a vida de seus clientes. Um profissional flexível consegue se adaptar as mudanças do mercado e ainda assim chegar ao resultado final.

Olhe para si mesmo!

Antes de buscar conhecer a sua equipe, o que também é muito importante, é preciso buscar o autoconhecimento, fazer uma análise sobre si mesmo para saber quais são os pontos positivos e negativos da sua personalidade profissional. O recomendado é fazer uma análise SWOT e participar de cursos e programas de coaching, treinamentos e se preciso ainda fazer algumas sessões de terapia.

O intuito aqui é saber como aproveitar da melhor maneira seus pontos fortes e encontrar as formas para corrigir seus pontos fracos. Trabalhar a própria personalidade profissional é essencial para assumir o desafio de liderar outros profissionais.

Avalie o potencial de sua equipe

Um dos principais fatores do sucesso como líder é saber como motivar sua equipe. Técnicas de motivação e liderança são importantes, mas é importante considerar que cada profissional trabalha de uma maneira diferente, todo mundo é único.

Um bom líder deve ser comprometido e avaliar friamente a capacidade de cada membro de sua equipe e como a cooperação está funcionando. É importante agendar reuniões com frequência ou mesmo ter conversas informais com seus colaboradores para citar os pontos positivos e negativos de cada um, sempre expressando respeito. Também é preciso dar feedbacks positivos e entender como você pode fazer um profissional render mais, além de elogiar as conquistas da equipe, comemorando cada resultado positivo.

Passe confiança!

Para ser um grande líder em qualquer âmbito da vida é preciso passar confiança. Ninguém escuta ou leva a sério uma pessoa que não passa confiança, isso é fato! Por isso, antes de querer ser líder, adquira conhecimento sobre sua função para que quando for falar com os membros da sua equipe, você passe a ideia de que sabe o que está falando, assim você irá despertar o interesse e a vontade das pessoas em trabalhar com você.

Conquiste pessoas!

Você só terá a certeza de que é um bom líder quando você tiver seguidores, pessoas que se inspirem em você para sua carreira profissional. Não adianta apenas juntar todas as competências necessárias, se você não conseguir expressá-las e desenvolver de fato as características de um líder.

É importante frisar que todas as habilidades necessárias para se tornar um líder podem ser desenvolvidas ou adquiridas, independente da área de atuação.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site

Gostou de nosso post? Compartilhe: