6 itens essenciais para um site de campanha política

07/05/2018 às 12:54 Ajuda

6 itens essenciais para um site de campanha política

Com a proximidade do período de Eleições no Brasil, o marketing político volta a bater forte na porta das agências e freelancers de marketing. E como todo mundo hoje em dia busca informações através da internet, o site de uma campanha política é uma excelente ferramenta para conseguir mais votos para um candidato.

É através de um site que o político conseguirá centralizar todas as informações importantes sobre ele. É nele, que os eleitores poderão saber qual a história do candidato, qual sua ideologia, quais são suas propostas, entre outras coisas.

De cara, a dica é que esse canal tem que ser focado no público do político em questão, não sendo feito apenas para vender a boa imagem de um candidato.

O site deve conseguir atrair mais visitantes interessados em pesquisar a história do político e ser um meio de comunicação entre ele e seus possíveis eleitores. A comunicação direta e a atualização de acontecimentos são os pilares de um bom site de político, seja em tempo de campanha ou não.

Investir em uma estratégia de marketing digital é muito importante para ter canais de comunicação eficientes, que sejam verdadeiras formas baratas de captação de votos e geração de relacionamento com as pessoas.

Por isso, vamos listar abaixo alguns itens que são muito importantes em qualquer site de campanha política para te dar um norte na hora de criar o layout e desenvolver um conteúdo focado no marketing político, confira:

Blog do Candidato

O blog é uma das ferramentas mais usadas na internet. E para políticos não é diferente. O uso desse canal de conteúdo é uma excelente maneira de gerar uma comunicação direta com possíveis eleitores e assim captar mais votos.

Essa é uma parte que o próprio político, orientado pelo marketing, deve escrever seus posts. É com esse conteúdo que ele conseguirá atrair mais tráfego ao seu site, fazendo com que mais pessoas possam conferir sua plataforma de campanha.

A criação e alimentação de um blog também é uma excelente alternativa para ser achado no Google e nas redes sociais. Isso pode fazer o candidato não só ficar mais conhecido, como também gerar mais confiança e credibilidade, melhorando sua reputação na internet.

Conteúdo sobre a história e a plataforma de campanha do candidato

É importante criar páginas específicas para abordar a história do candidato e suas propostas. Além delas poderem ser citadas no blog e nas redes socais, essas páginas devem estar presentes no site de sua campanha política.

Estes espaços serão próprios e específicos para quem quer conhecer melhor o passado do candidato e para quem busca saber mais sobre suas propostas, sendo uma forma essencial de atrair possíveis eleitores e firmar mais votos nas próximas eleições.

Material Educativo

Produzir conteúdos que sejam interessantes para seu público e que possa mostrar a eles mais profundamente a ideologia de um candidato é essencial num site de campanha política. Esse formato de conteúdo, com certeza, irá atrair mais interessados.

Além disso, essa é uma excelente maneira de encurtar o contato com possíveis eleitores e captar seus dados para começar um relacionamento duradouro. Invista em conteúdos como ebooks e vídeos que toquem e expliquem temas que sejam de interesse do público que te segue.

Para fazer isso da maneira correta, é preciso primeiro pesquisar e definir quem é a persona, conhecendo melhor o perfil comum de seus eleitores. Esse tipo de conteúdo é ideal para construir uma boa imagem do candidato, otimizando os resultados de sua campanha.

Através desse tipo de conteúdo é possível oferecer formulários onde o possível eleitor deve fornecer alguns dados pessoais para ter acesso aos materiais. Essa é uma excelente maneira de saber qual é o perfil das pessoas que se interessam pelo candidato.

Saiba se compensa contratar uma hospedagem barata para o seu site.

Formulário de atendimento

Como já falamos acima, o site de um político não serve apenas para divulgar o candidato como uma via de mão única. Essa ferramenta não deve ser utilizada para um “outdoor virtual” de um político. Um site de campanha política deve ser um meio eficiente de comunicação direta com os eleitores.

Esses formulários são excelentes ideias para que potenciais eleitores possam entrar em contato com o político para a resolução de problemas, para tirar dúvidas sobre uma proposta ou sobre a ação do candidato, ou simplesmente para fazer um elogio ou uma crítica.

Através desse meio é possível colher informações importantes e ter um “termômetro” importante para saber como anda a campanha. Além disso, um dos fatores que influenciam na hora do voto é a proximidade dos eleitores com seus candidatos.

É por isso que a comunicação com um político deve ser facilitada. É com esse intuito que os formulários de atendimento são tão importantes.

Através deles, o leitor poderá enviar reivindicações e recebe o feedback do seu político, sem precisar ir no gabinete do mesmo ou a um comício em época de eleições somente para tirar dúvidas ou fazer solicitações.

Links para as redes sociais

Apesar de na maioria das vezes acontecer o inverso, os possíveis eleitores entrarem no site de uma campanha política através de redes sociais, também é preciso lembrar que o contrário também deve acontecer.

Imagine que um potencial eleitor, encontrou sua página no Google, ele a visitou e gostou de sua plataforma de campanha e se interesse em segui-la. O ideal é que em seu site tenham todos os links de suas redes sociais, que são canais de comunicação mais comuns e que estão mais próximos a maioria das pessoas.

Site responsivo e layout agradável

Essa é uma questão mais técnica do que prática, mas também é preciso ficar atento. Por ser um site muitas vezes temporário, o site de uma campanha política não costuma ter um layout responsivo. E isso é muito importante já que muitas pessoas hoje entram na internet somente pelo celular.

Um layout agradável também é muito importante, o visual não é o mais importante quando se trata de política, mas pode ajudar bastante as pessoas criarem interessante e a principalmente não criarem uma rejeição de cara pelo seu projeto.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: