6 dicas para aumentar suas vendas online em 2018

6 dicas para aumentar suas vendas online em 2018

10/01/2018 às 22:03Loja Virtual

As lojas virtuais se tornaram uma tendência no mercado digital. Os novos modelos de vendas online chamam a atenção de empreendedores que visam abrir uma loja com menos custos. Em relação à loja física, por exemplo, um e-commerce é bem mais barato, dispensando custos como aluguel da loja, um dos mais caros, além de possíveis equipamentos e reformas no espaço.

Porém, apesar de ser uma ótima opção, os novos empreendedores acabam esbarrando em alguns obstáculos comuns para quem aposta numa loja virtual. Um negócio iniciante precisa garantir algumas vendas para ganhar fôlego e receber novos investimentos.

Aumentar o número de vendas em 2018 é um desafio diante de um mercado aquecido e cada vez mais concorrido nas mais diferentes áreas. Por isso, listamos algumas dicas para lhe ajudar a vender mais durante o ano e tornar o seu negócio mais rentável. Confira nossas dicas:

Foco no valor de seus produtos e serviços

Muitas lojas focam apenas no preço e esquecem de destacar o valor de seus produtos e serviços. Isso pode fazer com que sua loja perca muitas vendas de forma desnecessária. É importante frisar que os consumidores que utilizam a internet para pesquisar e comprar novos produtos são bem mais exigentes e não buscam apenas o menor preço para comprar um item.

Qualquer produto deve ter um conceito bem definido, agregando valor ao seu negócio. Criar promoções, fazer liquidações mensais ou simplesmente abaixar o preço de seus produtos, não devem fazer muito sucesso com os usuários.

O ideal é mostrar o valor de seus produtos, destacando o quanto eles são necessários e úteis para o consumidor e quais são os problemas que eles solucionam. Mostre que você oferece algum diferencial real, algo que seus concorrentes não oferecem. Afinal num mercado tão igual em questão de preço e qualidade dos produtos, é possível criar diferenciais para chamar atenção no mercado.

Mude sua estratégia sempre que necessário

É muito importante ter uma estratégia bem definida e apostar nela, porém também é preciso ser coerente para fazer as mudanças necessárias, mesmo após seu plano de vendas estar em funcionamento.

Caso sua estratégia não esteja dando certo e sua empresa venha registrando uma queda no volume de vendas, o ideal é que você mude de rumo o mais rápido possível para atender as necessidades do mercado.

Muitas vezes não é preciso mudar toda a estratégia, mas sempre surgirão pontos fracos que devem ser melhorados e para isso é preciso ter coragem para mudar. Pequenos ajustes na sua estratégia de marketing e vendas pode trazer resultados surpreendentes para sua empresa e evitar prejuízos maiores.

Mensure os dados obtidos por sua loja virtual

Para saber o que está dando errado e modificar, como dissemos acima, é preciso o maior número de informações possíveis sobre vendas e acessos na sua loja virtual. É possível ter uma noção mais completa dos resultados obtidos com sua estratégia, sabendo precisamente qual a sua taxa de conversão, taxa de retenção e como está o andamento do seu pós-venda na fidelização de clientes.

Lembre-se sempre: Tudo na internet pode e deve ser medido, o que não for mensurado não pode ser melhorado. Observe os números de sua equipe de vendas, desde o nível de satisfação dos clientes, a produtividade de cada colaborador e faça um balanço mensal, semanal ou quinzenal para avaliar os pontos positivos e negativos da sua estratégia de vendas.

Se for necessário faça reajustes nas ações e se preciso também reajuste as metas, compartilhe os resultados positivos com sua equipe de vendas e agradeça-os pelos resultados obtidos. Com o tempo, seu negócio deve melhorar seu desempenho, basta mensurar os dados constantemente e com uma boa frequência.

Confira também por que você deve ter uma loja virtual.

Entenda quais são as necessidades de seus clientes

Como já dissemos, o consumidor atual é mais exigente e precisa ter suas necessidades atendidas. Com isso, é preciso buscar o feedback de seus clientes e analisar o seu público-alvo para conseguir prestar um melhor serviço.

Para saber o que seu cliente precisa é preciso ouvi-lo, assim você terá mais embasamento para o lançamento de novos produtos, melhorar o relacionamento com os clientes, otimizando o desempenho do seu e-commerce.

Gerar credibilidade e confiança é essencial para que sua empresa consiga se destacar no mercado e ganhar autoridade com os consumidores, mostrando que sua marca agrega valor a vida dos clientes. Se você conseguir entender seus potenciais clientes, sua empresa será bem-sucedida no mercado digital.

Capacite sua equipe de vendas

Se sua empresa tiver uma equipe de vendas, busque treinar os seus vendedores para que eles se tornem especialistas nos produtos e serviços que você oferece. Também é interessante ouvir o feedback dos seus funcionários, isso porque ele é o mais próximo de seu cliente e estará mais habituado em relação as suas vontades e desejos.

Busque melhorar o sistema de compras em sua loja virtual e tenha um chat com vendedores para que eles consigam tirar dúvidas de clientes, explicar como funciona o processo de compra e entrega em sua loja, para mostrar aos consumidores como é fácil e prático comprar um produto seu.

Além disso, manter os vendedores capacitados é essencial para deixá-los preparados para a concorrência no mercado, deixando-os antenados com as ofertas oferecidas por seus concorrentes.

Capriche na organização para cumprir prazos

Um dos pontos negativos de uma loja virtual que faz ela perder muitos pontos com o consumidor é justamente a falta de compromisso com a entrega. Por isso, o ideal é que você mantenha o seu estoque de produtos atualizados e conseguir fazer as entregas dentro dos prazos estipulados.

Crie um ambiente de trabalho organizado, deixando um espaço em sua casa ou escritório somente para a organização da sua loja virtual. Mantenha seus produtos organizados por tipo, tamanho, cor, utilidade, entre outros pontos, para não ter dificuldade em achar os produtos que forem sendo comprados por seus clientes.

Em caso de lançamentos e promoções, se planeje com antecedência para acompanhar todo o processo e se manter organizado durante um período com maior volume de vendas.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: