Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 passos para tornar seu blog profissional

03/02/2017 às 10:28 Hospedagem de Sites Marketing

5 passos para tornar seu blog profissional

5 passos para tornar seu blog profissional

Criar um blog pode parecer um hobby para muitas pessoas. Com o tempo, porém, se vê a possibilidade de ir além das postagens comuns e espaço para divulgação de ideias simples, pensando em torná-lo profissional, tanto para aumentar a visibilidade quanto para ganhar dinheiro na internet. Essa migração pode parecer difícil, mas com um passo a passo correto, é possíveltornar seu blog profissional. Neste post, vamos dar algumas dicas interessantes para fazer isso e começar a mudar agora!

Veja ainda sobre hospedagem de site barata

Passo a passo para tornar um blog profissional

1. Comece aos poucos

Não adianta ter um blog pequeno e achar que tem que mudar tudo de uma vez para que comece a ter relevância na rede. Esse processo precisa ser feito aos poucos, sem pular etapas, já que é trabalhoso e depende muito de boas estratégias, ou seja, com resultados a longo prazo. Logo, primeiramente é necessário pensar em coisas básicas:

- Qual o tema, nicho e assuntos que o blog visa promover;
- Qual a identidade do blog e a marca que farão as pessoas pensarem nele;
- Quais os métodos de divulgação simples indicados para iniciantes (redes sociais, parceria com outros blogs);
- Qual o melhor conteúdo para transmitir que está fazendo sucesso na web (listas, guias, informativos, curiosidades);
- Qual o limite para que o blog seja fácil de visualizar, com todos os pontos em equilíbrio.

Essas são noções básicas que visam ‘’colocar ordem na casa’’. É uma organização necessária para todo desenvolvedor, sobretudo os iniciantes. A partir dessas decisões, é possível pensar em qual caminho sua plataforma tomará na rede para se tornar profissional e conhecida por todos.

2. Mantenha a frequência e consistência

Lembre-se que um site profissional, desses que acessamos diariamente, nunca para. Sempre há muito conteúdo novo à disposição dos leitores, que buscam acessá-lo para dar de cara com todas as notícias. Logo, manter a frequência de postagens é essencial, com muita consistência para que os internautas não abandonem seu blog apenas pela falta de atualização.

Nesse ponto, você pode tanto transmitir e adaptar notícias de outras fontes quanto criar um conteúdo mais direcionado. Tudo depende de seu nicho e linguagem com o leitor, por isso esse ponto muda bastante. Em todo caso, investir em algo com a cara de seu site é interessante, pois oferece um ambiente novo e fora do padrão aos seguidores. Mesmo que seja uma matéria adaptada, pode ter ares diferenciados, com uma postagem mais livre ou seguindo um parâmetro que não é convencional, sendo original mesmo. 

Assim, com essa frequência, o site vai crescendo constantemente paralelo à divulgação, boas estratégias e ranqueamento otimizado nos sites de busca. Com o tempo, tem tudo para ser profissional e um dos principais canais de informação para muitas pessoas.

3. Pense na estrutura (conteúdo + layout)

Não adianta ter um blog profissional se a estrutura é comum e precária. As pessoas precisam e querem acessar um ambiente ótimo, que não passe por falhas como lentidão, falta de segurança, com mil plugins de propaganda, entre outros problemas comuns de quem visa apenas ganhar dinheiro com um site sem investir em melhorias. 

Quem busca ter um blog profissional precisa estar ciente de que é preciso otimizá-lo constantemente, pensando sempre em oferecer um espaço amplo e eficiente de navegação. Se a sua plataforma não permite muitas configurações (como o Blogger, por exemplo), é preciso ir além e pensar em novas ferramentas, com opções em que é possível investir em um bom layout e novas maneiras de transmitir o conteúdo, com estrutura impecável e sem problemas. A boa notícia é que há alternativas para isso, muitas por sinal!

4. Invista em um domínio e um servidor de hospedagem

Eis os pontos essenciais para tornar um blog profissional. Abandone as plataformas gratuitas e comece a investir em meios realmente robustos, que garantam ótimas experiências tanto para os internautas quanto para você mesmo. Que tal começar comprando um domínio próprio e personalizado, com o nome de seu site e sem extensões que não trazem credibilidade nenhuma para ele? Pense bem: é melhor ter um domínio direto (.com, o mais tradicional) ou com o nome da plataforma (.blogspot.com)? Qual chamará mais atenção? O primeiro caso, claro, pois já dá essa noção de profissionalismo.

A partir daí, outra solução para que seu site cresça e tenha ascensão, sobretudo quanto à estrutura, é uma hospedagem de excelência. Ter um servidor para armazená-lo é uma solução básica para todos os desenvolvedores. Você pode começar com um plano básico e ir até um avançado, na medida em que seu site for ficando relevante. São muitas opções, mas é preciso ficar atento às empresas que vendem esse serviço para não cair em ciladas.

A proposta de um serviço de hospedagem é que seu site fique mais rápido, seguro, com backup personalizado e conte com tudo que um blog profissional precisa para ter muitos acessos e gerar renda. Além disso, você pode ainda investir em estratégias de divulgação otimizadas que podem ser gerenciadas pela própria empresa: Google Adwords, site mobile, SEO, entre outras.

5. Aposte na divulgação

A partir do momento em que a página está bem estruturada, você já pode pensar em pontos de destaque para fazer uma boa divulgação e aumentar o ranqueamento nos motores de busca. Comece pelo SEO no conteúdo, funções do Google – que sempre dão uma força -, redes sociais, e-mail marketing, entre outros meios. Como dissemos, na própria empresa de hospedagem você pode contar com diversas ferramentas interessantes  e que ajudam bastante. 

A ISBrasil, por exemplo, além de ser um grupo completo que oferece desde o básico até o mais avançado em tecnologia e marketing digital (para todos os blogs profissionais), ainda tem a vantagem da hospedagem de 30 dias grátis. Você assina um plano e pode testá-lo por um mês, antes de começar a pagar. É uma forma de ver como tudo funciona e se o serviço é realmente competente e eficaz. Vale a pena aproveitar e contar com esse diferencial incrível, uma ótima forma de ter um blog profissional funcionando com a máxima estrutura. Comece agora e mude já!

Gostou de nosso post? Compartilhe: