Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 Motivos para usar GIFs nas Estratégias de Marketing

15/04/2018 às 09:44 Ajuda

5 Motivos para usar GIFs nas Estratégias de Marketing

Apesar de já existirem desde 1987, os Gifs registaram um notável crescimento nas redes sociais quando o Facebook permitiu a sua visualização no seu newsfeed, em 2013.

O GIF é um formato que apresenta uma imagem em movimento ou uma sequência de imagens. A relevância dos Gifs estendeu-se a toda a internet, em especial, com enfoque para redes sociais, sendo que hoje em dia já existem aplicações dedicadas exclusivamente à produção desse conteúdo.

Como utilizar Gifs

Mas como usar Gifs em suas estratégias de marketing de sua loja online? Leia todo esse artigo e saiba mais sobre esse assunto:

  1. Tem caráter apelativo e fácil de consumir
  2. Melhor que uma imagem e mais barato que um vídeo
  3. Fala a linguagem da internet
  4. Mobile Friendly
  5. Faz uso do storytelling

Tem caráter apelativo e fácil de consumir

Na verdade, os Gifs são fáceis de se consumir, pois ocupam pouco tempo do internauta. Em uma vida cada vez mais agitada, parar numa rede social para ver um GIF que dura poucos segundos toma muito menos tempo do internauta do que, por exemplo, um vídeo. Toda essa diferença pode marcar pontos.

De acordo com o Twitter os utilizadores desta rede social compartilharam mais de 100 milhões de Gifs ano passado. Desde os tweets a mensagens diretas, esse número tenderá a aumentar nos próximos anos.

Além disso, os Gifs também ajudam a comunicar a mensagem da marca visualmente, podendo funcionar como um call-to-action ideal para qualquer negócio.

Melhor do que uma imagem e mais barato do que um vídeo

Embora alguns sites facilitem a criação de Gifs a partir de clips de vídeo, a criação de Gifs completos, que podem conter animações de texto, imagens ou outros elementos relevantes na comunicação de um cliente, exigem conhecimentos de design e de alguns softwares de edição de imagem.

Apesar disso, a sua produção é habitualmente mais fácil, rápida e barata de produzir do que qualquer vídeo ou clip de animação. Esse é mais um motivo de usar o GIF em sua estratégia de marketing.

Fala a linguagem da internet

Os vídeos e as imagens podem muito bem-estar incluídos em outros meios, mas o GIF foi feito praticamente para o meio digital e para os internautas. A internet tem uma linguagem muito própria e é por isso mesmo que este tipo de conteúdo funciona tão bem aqui.

O seu carácter simples, dinâmico e muitas vezes divertido está alinhado com os valores que a internet prega e que tantas vezes, faz do GIF um elemento indissociável da cultura popular da web. Quanto mais simples e criativo for o GIF, mais vezes ele será visto pelos usuários.

Mobile-friendly

Como os Gifs duram apenas alguns poucos segundos, o seu tamanho é significativamente menor e o processo de upload é muito mais rápido quando comparado com um vídeo, por exemplo.

Por isso é que os Gifs estão cada vez mais presentes na internet mobile-friendly e conquistando um maior número de adeptos. Conheça nosso serviço de

Além disso, o recurso auto-loop do GIF aumenta a frequência de uma mensagem, podendo incrementar a eficácia da comunicação. Nesse sentido, a integração deste tipo de conteúdo nas redes sociais aumenta, claramente, o engajamento com o utilizador.

Faz uso do storytelling

O storytelling pode ser bastante importante na estratégia de conteúdo de uma marca, uma vez que consolida a relação da empresa com seu público-alvo. De fato, os Gifs podem mesmo contar uma história em poucos frames.

Prova disso é o clássico exemplo da Disney, que é uma das marcas mais populares no Tumblr, que é uma rede social cujo o único objetivo é a partilha de conteúdo multimídia em formato de microblogging.

A Disney, através de alguns frames dos seus filmes dispostos em formato GIF consegue criar diversos awareness e direcionar o seu target para outras redes sociais, como o Facebook ou o Instagram.

O conteúdo visual presente num GIF tende a apelar às emoções da audiência, pelo que a sua partilha é tendencialmente instantânea.

Dica extra: Apela à criatividade do marketer e do utilizador

Entre apelar ao público-alvo, informá-lo sobre um novo produto ou simplesmente passar uma mensagem para gerar mais engajamento na rede, os Gifs são, muitas vezes, um símbolo de criatividade dos tempos modernos, podendo funcionar em múltiplas plataformas tais como social media e e-mail, por exemplo.

Tipos de Gif na sua estratégia

O melhor é que você pode utilizar diversos tipos de gif no seu site para falar sobre os mais variados assuntos e principalmente transmitir emoções. Alguns tipos de gif:

Gif espanto

O gif de espanto sempre bomba na internet como reação a algo inacreditável. Você pode utiliza-los por exemplo quando falar de um preço muito baixo ou de uma revenda de hospedagem muito boa!

Alvo gif

Gifs de alvo podem ser utilizados transmitindo uma ideia certeira e de precisão! Como por exemplo ao citar motivos para escolher uma revenda de hospedagem de site barata.

Tempos modernos gif

Por fim, os tempos modernos trouxeram uma enxurrada de memes em forma de gifs que podem ser aproveitados em diversos contextos e ajudam a criar uma identidade para sua marca.

Sites de gif

Muito embora uma marca consiga criar os seus próprios Gifs, não deixa de ser interessante notar que existe um stock enorme deste conteúdo. Há Gifs para todas as ocasiões e gostos, pois as plataformas de stock são cada vez mais populares na internet. GIPHY, Imgur e GifBin são dos sites mais famosos.

Para se ter uma ideia, 23 milhões de Gifs são publicados no Tumblr todos os dias e impressionantes 5 milhões de Gifs são trocados no Facebook e Messenger, todos os dias.

Conclusão

São muitas as razões para fazer uso dos Gifs, mas as regras de ouro continuam sendo as mesmas. Vale lembrar que nenhum conteúdo, por melhor que seja, não funciona exclusivamente por si só.

Embora os Gifs sejam uma trend dos últimos tempos, é preciso ter bom senso em saber quando e como utilizá-los. Se forem usados em demasia, podem causar espanto nos usuários e se faltarem pode transmitir a sensação de que está faltando algo na página do seu site. Tudo na vida é pura questão de equilíbrio, sempre!

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade e para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar. Entre e navegue à vontade!

Gostou de nosso post? Compartilhe: