5 motivos para monitorar a sua reputação online

02/07/2019 às 09:53 Marketing

5 motivos para monitorar a sua reputação online

Ter uma boa reputação online é essencial para qualquer empresa na internet. Porém, são poucas as empresas que fazem uma gestão eficiente de sua reputação e conseguem monitorar os seus clientes e o seu mercado.

Isso acontece porque o monitoramento de reputação requer uma tarefa bem trabalhosa: o acompanhamento de todas as menções referentes aos seus clientes e ao seu mercado.

É preciso saber que existem ferramentas que podem ajudar a compilar todas as menções e isso facilita muito essa missão.

Porém, eu sei que você precisa de mais para ter a certeza de gerir sua reputação online é fundamental para o seu negócio.

Por isso, separamos os principais motivos para monitorar a sua reputação online, confira abaixo:

Se espelhe em seus concorrentes!

Além das menções sobre a nossa própria empresa, um excelente motivo para monitorar a reputação online, é acompanhar de perto a comunicação de seus concorrentes.

Isso é muito importante para acompanhar possíveis tendências de mercado e se aproveitar de oportunidades e crises para reforçar a reputação do seu negócio na internet.

Monitorar as menções dos seus concorrentes lhe ajuda a entender como é a comunicação deles e o que está funcionando. Isso pode lhe ajudar a entender quais são as melhores práticas para conquistar e atrair o público do seu mercado.

Uma dica é monitorar tanto concorrentes diretos em tamanho, quanto os maiores de mercado.

Você também poderá encontrar vários usuários, em diferentes redes sociais, que estão sempre falando sobre seus concorrentes.

Essa é uma chance de ganhar clientes do concorrente. Digamos que um cliente faça uma reclamação acintosa do seu concorrente, por que não o chamar para uma conversa e apresentar seus produtos?

Para monitorar seus concorrentes, você deve começar definindo as palavras-chave que irá acompanhar.

E definir as principais métricas, as nossas dicas é que você monitore a concorrência através de métricas importantes como tráfego mensal de menções e quantidade de seguidores, por exemplo. Assim, você pode fazer um comparativo com as menções do seu negócio.

Teste 30 dias de Loja Virtual.

Encontre os melhores influenciadores para a sua marca

Muitas marcas estão apostando nos influenciadores digitais para crescerem no mercado digital.

Essas personalidades da internet têm muito influência com o público no Youtube e nas redes sociais. E através de uma massa de seguidores fiéis conseguem ditar opinião em vários segmentos de mercado.

Por isso, muitas empresas estão investindo no marketing de influência. E monitorar a sua reputação online é uma maneira excelente de descobrir os melhores influenciadores para o seu negócio.

Acompanhando as menções sobre concorrentes e clientes, você com certeza encontrará influenciadores que tenham autoridade sobre o público do seu mercado.

  Bom, se eles não falam do seu negócio ou não conhecem a sua marca, devem falar dos seus concorrentes.

Então, por que não fazer uma proposta para torná-los embaixadores da sua marca e lhe ajudarem a melhorar a sua reputação online? Apresente a eles seus produtos e serviços e negocie uma boa parceria.

Para achar influenciadores para a sua marca, a dica é monitorar as menções e checar o número de seguidores que cada autor de mensagem tem nas redes sociais.

Assim, você pode saber do engajamento do influenciador e medir o tamanho da sua influência.

Fique por dentro das tendências do seu segmento de mercado

Seguir as tendências de mercado é uma excelente maneira de manter sua empresa rentável e presente no mercado.

Por isso, o monitoramento da sua reputação online também é importante para que você sempre esteja por dentro das novidades.

A ideia é que você sempre pesquisa pelos temas mais quentes e atuais do seu setor de mercado.

Assim, é possível prever novidades e se antecipar as marcas concorrentes, entregando mais valor em seus produtos e serviços.

Para fazer isso, monitore vários temas relacionados ao seu setor. Participe de grupos e fóruns em sites e redes sociais para ficar por dentro do que o seu público está falando.

Esse é um grande “termômetro” do sucesso.

Confira também: Quanto custa montar uma loja virtual?

Receba insights valiosos

Acompanhar as menções a sua empresa na internet é essencial para saber o que os clientes estão falando do seu negócio.

E eles falam bastante, usando seus perfis na internet e espaços em fóruns, por isso é preciso estar ligado a toda e qualquer menção positiva ou negativa da sua empresa.

Dessa forma, você pode ter insights valiosos sobre seus produtos e serviços, sobre o seu atendimento e outros fatores que influenciam a reputação da sua marca.

É possível saber, por exemplo, quais produtos eles gostam mais e quais são menos queridos, e o principal, saber os motivos.

As conversas dos seus clientes nas redes sociais podem lhe render novas ações de marketing digital mais assertivas.

Isso pode refinar a comunicação da sua empresa e trazer um atendimento mais personalizado e preciso. O resultado tende a ser mais vendas e uma reputação irrepreensível na web.

Evitar crises

Esse é o principal motivo para monitorar a reputação online da sua empresa. Em tempos de redes sociais, todos podemos fazer muito barulho.

São muitos os exemplos de crises de imagem causados por comentários em redes sociais, que foram se expandindo.

Cansamos de ver diariamente, chuvas de hashtags no Twitter que sempre buscam denegrir a imagem de pessoas e de empresas, e elas sempre partem de usuários comuns.

E por isso, monitorar as menções é essencial para ser notificado sempre que um comentário negativo seja feito.

Isso pode ajudar a sua empresa a controlar a raiz do problema e evitar que ele possa se espalhar e se torne um problema para a reputação do seu negócio na internet.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: