5 linguagens de programação mais procuradas pelo mercado

07/04/2019 às 19:57 Novidades

5 linguagens de programação mais procuradas pelo mercado

Saber sobre linguagens de programação é essencial para qualquer um que trabalhe com construção de sites, aplicativos ou softwares hoje em dia.

E é importante saber que o mercado se transforma a cada dia que passa, fazendo com que os profissionais tenham que se adaptar aos poucos e aprender não apenas novas linguagens, mas também novas formas de utiliza-las.

Para quem se interessa por esse tema, decidimos hoje listar as 5 linguagens de programação mais procuradas pelo mercado e mostrar por que elas são tão importantes. Gostou? Então leia o texto até o fim e entenda tudo sobre o assunto.

O que é uma linguagem de programação?

A definição mais simples e completo que podemos dar sobre o que é uma linguagem de programação é que se trata de um conjunto de comandos e instruções para criar um software a partir de outro.

Linguagens também são usadas para criar sites, por exemplo, mas elas são derivadas exatamente desses softwares.  As linguagens que os programadores usam para escrever código são chamados de "de alto nível".

Esse código pode ser compilado em uma "linguagem de baixo nível", que é reconhecida diretamente pelo hardware do computador. E assim se forma uma linguagem de programação.

As 5 linguagens de programação mais procuradas pelo mercado

E agora que você já sabe exatamente o que elas são, podemos falar quais são as linguagens de programação mais procuradas pelo mercado.

Entender quais são também ajuda a entender seu funcionamento e, consequentemente, a sua popularidade. Essas linguagens são:

  • ·C++
  • ·HTML
  • ·JavaScript
  • ·CSS
  • ·Java

Decidimos falar mais profundamente sobre cada uma delas para que você tenha uma noção maior do que cada uma pode fazer e entender por que elas são as linguagens de programação mais procuradas pelo mercado.

Você conhece o nosso Serviço de Hospedagem? Os planos básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, os planos são a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

C++

C ++ é uma linguagem normalmente usada para programação orientada a objetos, ou seja, que segue um tipo de estrutura diferente da linguagem chamada “programação estruturada”.

Essa linguagem já existe há mais de 30 anos e, embora esteja longe de ser a linguagem de computador mais antiga, é uma das mais antigas que ainda se usa hoje em dia, já que muitas se tornarem obsoletas.

A linguagem C ++ é bastante utilizado em engenharia de software de sistemas embarcados (sistemas encarregados de executar apenas uma determinada função).

Também é popular em comunicações e jogos e até por isso é uma das linguagens de programação mais procuradas pelo mercado. Para se ter uma noção, essa linguagem também é utilizada em muitos outros setores como saúde, finanças e até mesmo para desenvolvimentos de softwares de defesa.

HTML

Não poderíamos de deixar de citar uma das linguagens mais famosas e ainda mais usadas nos dias de hoje, não é mesmo?

Sigla para “HyperText Markup Language”, o HTML é basicamente uma linguagem usada para o desenvolvimento de sites, que tem como principal atrativo funções que podem ser executadas por iniciantes na área, ainda que experts nesse tipo de linguagem sejam capazes de fazer coisas realmente incríveis.

Podemos dizer então que a principal vantagem do HTML é que se trata de uma linguagem fácil de ser aprendida e, ao mesmo tempo, extremamente poderosa.

Exatamente por essa vantagem é que ela é uma das linguagens de programação mais procuradas pelo mercado. Alguma dúvida de que o HTML é mais do que necessário em nossas vidas?

JavaScript

Muitas vezes abreviado como JS, o JavaScript é uma das linguagens de programação mais conhecidas e mais procuradas pelo mercado.

Ela possui como algumas de suas principais características o dinamismo, além de também ser baseada em protótipo e multiparadigmática.

O JavaScript é uma das linguagens mais usadas para o desenvolvimento de qualquer coisa que se vê na internet, ao lado da HTML e também da linguagem CSS, sobre a qual falaremos no tópico a seguir.

CSS

CSS é a sigla para Cascading Style Sheets, algo como “Folhas do estilo em cascata”, em tradução livre. Esse tipo de linguagem é projetado para permitir a separação entre apresentação e conteúdo, incluindo layout, cores e fontes de um site, por exemplo.

Essa separação pode melhorar a acessibilidade de conteúdo, fornece mais flexibilidade e controle na especificação de características de apresentação, permite que várias páginas compartilhem formatação especificando o CSS relevante em um arquivo separado e reduzi a complexidade e a repetição no conteúdo estrutural.

Como já dissemos anteriormente, essa é uma das três linguagens fundamentais utilizadas na internet, junto com o HTML e o JavaScript, sobre os quais já falamos aqui.

Java

Para finalizar, não poderíamos deixar de falar do Java. Essa linguagem pode produzir software para múltiplas plataformas.

Quando um programador esse tipo de linguagem para produzir um aplicativo ou software, o código compilado (conhecido como bytecode) pode ser executado em praticamente todos os sistemas operacionais que conhecemos.

O Java é uma linguagem que deriva muito da já citada C++, o que a torna mais fácil de entender para quem já domina outros tipos de linguagem de programação.

Conclusão

E aí, gostou de conhecer as 5 linguagens de programação mais procuradas pelo mercado?

Não é todo mundo que consegue dominar todas elas com excelência de uma vez, mas pelo menos ter o conhecimento básico sobre outras linguagens que não são a sua especialidade pode fazer com que o mercado de valorize

mais, pois isso mostra que você é capaz de se adaptar e por que não, de desenvolver maiores habilidades em outras linguagens.

É sempre importante ficar atento ao que o mercado tem para oferecer e entender como isso pode ser benéfico para sua carreira.

Com isso entendido, o caminho à sua frente fica mais claro.

Gostou de nosso post? Compartilhe: