Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 Estratégias de Marketing no WhatsApp

28/06/2018 às 16:50 Ajuda

5 Estratégias de Marketing no WhatsApp

O Whatsapp é um dos aplicativos mais queridos e utilizados pelos brasileiros. São mais de 120 milhões de usuários ativos no país e por isso a ferramenta se tornou bastante importante para melhorar a comunicação com os clientes.

Além de ser uma plataforma para troca de mensagens pessoais, muitas empresas já tem o aplicativo em suas estratégias de marketing digital, passando a realizar ações no Whatsapp para otimizar o atendimento aos consumidores.

É bastante importante saber utilizar a ferramenta para vender mais seus produtos ou serviços, fortalecendo a reputação de uma marca e estimulando o estreitamento positivo no relacionamento com os clientes.

Com todas essas características, o Whatsapp Business, versão empresarial do aplicativo foi lançado no ano passado e tem como o principal objetivo ajudar empresas a fortalecerem seus negócios. Diferente da versão social, esse aplicativo é voltado para o gerenciamento das interações com clientes, fornecedores, etc.

E para facilitar quem já usava o aplicativo, a nova versão é bastante parecida, apenas possui novas funcionalidades próprias para o contato entre empresa e cliente. Segundo informações, em breve a ferramenta deve contar com mais funções como um sistema de compras e pagamentos pelo próprio app.

Depois de ficar inteirado sobre o Whatsapp, confira abaixo nossas dicas para conseguir inserir ações de marketing no aplicativo e fazer sua empresa vender mais:

Pode te interessar saber sobre hospedagem de site barata!

Planejamento é tudo!

O Whatsapp Business é uma ferramenta própria para empresas, mas para ter sucesso com a plataforma é preciso saber usá-la de maneira eficiente. E para fazer isso, você deve montar um planejamento assertivo para utilizar a ferramenta com mais assertividade.

O ideal é que você crie um plano detalhado e defina padrões para a comunicação feita com clientes e fornecedores através do aplicativo. Também é preciso definir os horários e como será feita a condução de clientes em seu funil de vendas através do Whatsapp.

Para isso, é necessário avaliar as necessidades de sua empresa, sabendo qual é a linguagem adotada por seu público, qual é o horário que eles costumam estar online e quais ações você deve realizar para conseguir melhorar seu atendimento e fidelizar novos clientes, garantindo mais vendas e indicações.

Você deve utilizar o Whatsapp não apenas como uma ferramenta puramente de venda, mas também como um aplicativo onde é possível colher o feedback dos clientes, assim você saberá o que precisa melhorar em sua estratégia para ter mais sucesso nas interações pelo aplicativo.

Criatividade é a chave!

O motivo de muitas empresas não se destacarem no Whatsapp é por que elas se comunicam do mesmo jeito. Não adianta baixar o aplicativo e fazer o que os demais concorrentes já fazem. O consumidor clama por experiências únicas e por isso você deve ser criativo para investir em ações que possam ser um diferencial para sua empresa.

Com o advento das novas tecnologias, você tem tudo o que precisa para sair da normalidade e otimizar suas formas de interação com o público, testando todo o potencial da ferramenta para vender mais produtos e serviços.

Uma dica é apostar num conteúdo divertido, com uma linguagem menos formal, essa é uma possibilidade de “quebrar o gelo” e estreitar o relacionamento com clientes. Seja criativo na hora de oferecer novas ofertas e de buscar novas oportunidades de negócio no aplicativo.

Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Avalie o feedback de seus clientes para melhorar o seu atendimento!

O termômetro que indicará o sucesso ou o fracasso de sua estratégia de marketing no Whatsapp é o feedback que você recebe de seus clientes. Colher a opinião de seus clientes e notar suas reações em cada interação feita pelo aplicativo é essencial para saber se você está ou não agradando.

Assim, você saberá como deve se comportar para conseguir atrair mais clientes e fidelizar os antigos, além de poder ir mais a fundo e saber de algumas coisas que vão além do atendimento, como o nível de utilidade de seus produtos e a recepção a qualquer novidade lançada por sua empresa.

A dica aqui é fazer perguntas padronizadas, sejam elas abertas ou fechadas, o mais importante é que elas sejam objetivas. Dessa maneira, os clientes conseguiram expressar sua opinião utilizando duas ou três frases no marcando ou marcando uma alternativa.

Defina um formato padrão de mensagens!

Na hora de formular sua comunicação com clientes através do Whatsapp, o mais indicado é que você defina mensagens e áudios padrão no aplicativo para evitar que sua equipe de atendimento se perca e acabe tratando situações semelhantes de maneira diferente, o que pode destruir sua estratégia.

Use de mensagens curtas e objetivas, principalmente para as perguntas mais feitas por seus clientes. Por exemplo, ao ser perguntado como um produto funciona ou como é possível comprar por sua loja virtual, etc.

Padronize as mensagens tanto em texto como também em áudio e vídeo para deixar o atendimento mais rápido e oferecer aos clientes explicações esclarecedoras.

Crie grupos de clientes fidelizados!

O Whatsapp Business também permite a criação de grupos assim como a versão comum do aplicativo. Usar esse recurso para criar um ambiente agradável para clientes mais fiéis pode ser uma excelente alternativa para fechar mais vendas.

Num grupo, por exemplo, é possível oferecer promoções e descontos exclusivos para esses consumidores, além de tornar possível fazer sorteios e lançar novidades relâmpagos para os clientes fidelizados.

O ideal é que você pense em promoções exclusivas realmente atrativas. Não adianta nada fazer um grupo prometendo vantagens únicas e oferecer, por exemplo, descontos que qualquer cliente pode ter em sua loja.

Essa também é uma maneira de segmentar o seu público e ter uma oportunidade única de colher o feedback mais detalhado de quem já está acostumado a comprar seus produtos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: