Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 dicas práticas para executar uma liderança de sucesso

12/09/2022 às 09:09 Ajuda

5 dicas práticas para executar uma liderança de sucesso

Quando olhamos para o presente e para o passado, conseguimos enxergar diversas pessoas que marcaram história e se tornaram referência em suas devidas épocas, como Steve Jobs, Bill Gates, Abraham Lincoln, Nelson Mandela, Luiza Trajano, Martin Luther king, Mahatma Ghandi e por aí vai. E por mais que tivessem jornadas diferentes, escolhas diferentes e propósitos diferentes, todos eles possuíam uma coisa em comum: a liderança de sucesso.

Todos esses nomes foram marcados pela sua liderança, mas cá entre nós, não é fácil ser um líder de sucesso. Liderar é uma tarefa extremamente difícil porém necessária, o líder de um negócio é aquele que dá sustentação a empresa e as demais pessoas, como as Porca Gaiola dão na construção de um novo prédio.

É dele a tarefa de guiar, auxiliar e indicar o caminho certo para seus colaboradores, ele quem chama a responsabilidade e faz toda a engrenagem girar, afinal, o que seria de um barco sem seu comandante ou de um avião sem seu piloto?

Por mais difícil que essa tarefa seja, nós vamos te ajudar! No texto de hoje, separamos 5 dicas práticas para você conseguir executar uma liderança de sucesso de forma eficiente, bora conferir? Então vamos lá!

  1. Seja um exemplo para os outros

Todo bom líder deve ser um exemplo para as outras pessoas, ele costuma representar a empresa, ser o porta-voz daquele negócio, dessa forma, as pessoas tendem a escutar e se inspirar em tudo que você faz e fala. Dessa forma, uma liderança de sucesso muitas vezes corresponde ao exemplo e a imagem que o líder passa ao público de forma geral.

Procure ser um grande exemplo, ter atitudes positivas, e executar exatamente aquilo que você fala, não caia em contradições, chame as responsabilidade, seja gentil, educado e mantenha seu caráter e integridade, um líder costuma ser reflexo de uma empresa e representa e inspira todos os colaboradores, então, busque sempre ser a melhor pessoa possível.

  1. Saiba delegar tarefas e extrair o melhor de cada colaborador

Cada pessoa possui suas particularidades e habilidades diferentes, e um líder precisa saber extrair o melhor de cada colaborador, para isso, é responsabilidade dele efetuar a delegação de tarefas de forma assertiva, como se estivesse adicionando conectores elétricos em uma fiação.

É preciso conhecer muito bem os seus colaboradores, entender suas principais características, no que eles são bons e onde eles podem se sentir mais satisfeitos e desempenharem melhor as suas funções, aproveitando ao máximo, o potencial de cada um.

  1. Aprenda a dar e receber feedbacks

É preciso saber falar com as pessoas para ter uma liderança de sucesso, para isso, é fundamental aprender a dar feedbacks que sejam relevantes, não aponte erros de forma rude, procure ser sútil e saber como falar com as pessoas, ajude no crescimento e esteja ao lado para guiar determinadas tomadas de decisão, fazendo críticas sempre de maneira construtiva.

Também é importante saber receber feedbacks, aprender a escutar o que os outros tem a dizer sobre você e o seu trabalho, mantenha uma política de “portas abertas”, seja receptivo e saiba encarar os feedbacks como algo para que você possa melhorar.

  1. Tenha inteligência emocional e motive bem as pessoas

Um bom líder precisa ter inteligência emocional para lidar com as adversidades do dia a dia, nem tudo dará sempre certo, e os resultados não chegam da noite para o dia, basta a pessoa que assume a liderança, saber contornar os problemas, demonstrar otimismo e sempre procurar soluções até mesmo para as piores situações.

Dessa forma, é preciso ter uma inteligência emocional intacta, e junto com ela, saber motivar muito bem, as pessoas que estão ao seu redor, procure unir sua equipe, saiba como gerenciar seus colaboradores, engaja-los e manter eles sempre motivados e dispostos a ir até o seu armário de aço 2 portas, abri-lo, pegar a camisa da empresa, e vesti-la com vontade, determinação e perseverança.

  1. Aprenda continuamente

A liderança é um processo contínuo de aprendizado, ninguém nasce sendo um grande líder, e muitas escolhas e caminhos durante a nossa vida vão traçando essa jornada, dessa forma, aprenda de maneira contínua, estude bastante e sempre procure melhorar.

Com os feedbacks recebidos, o aprendizado diário e o estudo contínuo, fica muito mais fácil de evoluir, e procurar aprender cada vez mais, mirando sempre a evolução de forma sólida, buscando ser um líder cada vez melhor.

O que achou do texto de hoje? Comente sua opinião abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha curtido o conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: