5 dicas para vender pelo Facebook Marketplace

08/08/2019 às 18:58 Redes Sociais

5 dicas para vender pelo Facebook Marketplace

Já conhece o Facebook Marketplace? Acredito que sim ou pelo menos, você já reparou numa nova aba do aplicativo que fica entre o ícone do grupo e do perfil.

O Facebook Marketplace é uma ótima forma de vender mais produtos da sua empresa, apostando no consumidor comum e usando o seu perfil pessoal.

Muitos vendedores de empresas de telefonia e TV por assinatura, por exemplo, utilizam o Facebook Marketplace para vender mais.

Eles sabem que o consumidor comum frequenta e ferramenta e isso a torna um possível gerador de vendas em potencial.

Uma busca rápida no Marketplace e você encontra várias opções de produtos novos e usados.

Neste artigo, vamos lhe mostrar como criar seus anúncios para vender produtos na plataforma e como deixá-los mais atrativos para alcançar o seu público-alvo.

O que é o Facebook Marketplace?

Antes de começar, não podemos deixar de definir o Marketplace. A ferramenta, basicamente, é uma loja virtual dentro do Facebook, onde os próprios usuários da rede podem cadastrar produtos novos e usados e vende-los entre si.

E quando falamos em usuários, são usuários mesmo. Não é possível vender no Marketplace com a página da sua empresa ou através de um anúncio no Facebook.

Para vender produtos na ferramenta, é preciso criar um perfil pessoal.

Semelhante a outras plataformas como a OLX, por exemplo, o Facebook Marketplace permite personalizar as buscas por região, categoria e preço.

A ideia é que o usuário possa procurar, achar e entrar em contato rapidamente com o vendedor, para fechar a venda com praticidade.

E também tem recursos para que os usuários possam avaliar e denunciar vendedores. Como as vendas são feitas entre usuários, esses meios são importantes para trazer mais segurança ao ambiente de negócios.

O Facebook não cobra nada dos usuários pelas publicações de vendas, nem mesmo comissão após uma venda.

Toda a transação financeira no Marketplace é mediada entre vendedor e comprador, desde o fechamento do preço ao meio de entrega.

Como vender mais pelo Facebook Marketplace?

Bom, depois de entendermos melhor como o Facebook Marketplace funciona, é hora de entender como criar um anúncio chamativo e potencializador de vendas.

Confira as nossas dicas abaixo:

Capriche no título e na descrição

Ao entrar no Facebook Marketplace e clicar em “Vender um item”, você verá uma aba para cadastro do seu produto.

Os primeiros passos é criar um título chamativo e uma descrição complementar que desperte o interesse de potenciais compradores.

A dica é crie um título com o nome do produto. É bem básico! O Marketplace não é um lugar onde você deve investir em um título muito rebuscado.

Um simples “Vendo o produto “, já basta. O ideal é que você preste muita atenção, principalmente em produtos que tenham vários modelos, especificar qual é o que você está vendendo é muito importante.

Já que o título deve ser bem direto, a descrição pode ser mais chamativa e incluir alguns gatilhos que possam impulsionar as vendas.

A nossa dica é fazer uma descrição curta e usar listas para citar ponto a ponto, quais são os principais benefícios/utilidades do produto.

Coloque o preço em seguida. Caso, você esteja vendendo mais de um produto e faça algum desconto na compra de vários, o ideal é que você coloque o valor da unidade no campo de preço e especifique os descontos na descrição.

Confira também: Como atrair mais clientes para a sua Loja Virtual.

Acerte a localização de seus produtos

Pela configuração do próprio Facebook, a localização do anúncio é a sua atual, rastreada pelo aplicativo.

Geralmente, ao fazer buscas, os usuários escolhem um raio de localização, e com isso, apenas os produtos dentro da localização aparecem para ele.

A dica aqui é fazer o mesmo. Se você tem interesse e disponibilidade de negociar com clientes de outras cidades e estados, amplie o seu raio de localização.

Também é possível direcionar o seu anúncio a alguma região que possa ser mais interessante.

Assim, é possível direcionar a publicação para pessoas de uma região, onde seja mais fácil vender um certo tipo de produto.

Definir a melhor categoria para o seu produto

Os produtos estão divididos em categorias e você não pode esquecer dessa parte.

Existem categorias mães e subcategorias, então o ideal é que você escolha a que mais combine com seu produto.

Dessa forma, sua publicação de venda aparece para as pessoas que estão procurando por produtos da mesma categoria do seu, o que amplia o alcance da sua publicação dentro do Facebook Marketplace.

Teste 30 dias de Loja Virtual.

Ilustre a publicação com fotos bem produzidas

A ferramenta permite que você cadastre até 10 fotos por publicação. Por isso, você tem muito espaço para ilustrar bem o seu anúncio com boas fotos.

A dica é produzir fotos de qualidade, com bastante luz e que peguem diversos ângulos e detalhes do seu produto.

Como o usuário não poderá ver ou testar o produto em mãos antes da compra, é essencial que ele consiga ter uma ideia realista do produto que está prestes a comprar.

O ideal é ter fotos bem produzidas e claras, mas sem nenhum exagero. Muita produção pode gerar um efeito inverso e afastar os compradores do produto.

Vale a pena vender no Facebook Marketplace?

Depende dos objetivos da sua empresa. Essa ferramenta é mais recomendada para empresas que estão começando no mercado e ainda não tenham muita audiência.

Quando não se tem um público fiel, é preciso encontrar formas de ampliar o alcance da sua marca e apostar no Facebook Marketplace é uma delas.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: