Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 Dicas para tornar um conteúdo mais assertivo e atrativo

30/04/2021 às 08:36 Marketing

5 Dicas para tornar um conteúdo mais assertivo e atrativo

Criar um conteúdo mais assertivo é fundamental para qualquer empresa que deseja explorar melhor suas possibilidades no ambiente online, afinal, o conteúdo tem sido um grande aliado da maioria das estratégias de marketing da atualidade.

O perfil do cliente mudou. Antes, era muito simples criar propagandas e anúncios para atrair pessoas para comprar. Com os avanços da tecnologia e a facilidade ao acesso de informações, esse quadro mudou.

Hoje, com um simples toque em um smartphone permite que o consumidor encontre assistencia tecnica de informatica computador ou demais serviços, variações do produto que deseja e uma série de informações sobre ele produto em particular.

Por isso, para se destacar no mercado, é fundamental criar conceitos mais bem estruturados para apresentar seu material. A criação de conteúdo entra aqui, pois tem se tornado uma das principais maneiras de divulgar algo nos dias atuais.

Transmitir as informações que deseja passar de maneira clara e objetiva permite que você estabeleça uma boa relação entre consumidor e marca, aos poucos criando uma base de seguidores dentro de seu público-alvo.

Para identificar quem são estas pessoas, sua empresa deve começar a criar ações e identificar o quanto de engajamento está recebendo, bem como as principais fontes de consumo. Seu público-alvo é definido por uma série de elementos diferentes.

No fim, você acaba tendo um grupo de pessoas com interesses em comum que tem propensão a consumir o material de sua assistencia tecnica de lavadora industrial, por exemplo. 

Embora seja funcional, esse método ainda é muito genérico, e muitas vezes não possui a mesma efetividade que os demais.

As estratégias de marketing digital existem para encontrar este público e trazê-los para seu conteúdo.

Entretanto, estas estratégias são altamente dependentes da produção de conteúdo de qualidade para conseguir explorar todo o potencial de sua empresa.

Ademais, a comunicação é um dos principais pontos para você conseguir converter vendas. Quando você cria conteúdo, está de certa forma se comunicando diretamente com o cliente. Por isso, é importante saber que língua este cliente está falando.

Seu conteúdo deve afetar aqueles que têm interesse em acompanhá-lo, mas também ir longe e alcançar várias novas pessoas que ainda não conhecem seu estabelecimento.

Seus produtos ou serviços transmitem uma ideia, que deve ser repassada para os clientes. Até mesmo itens específicos, como uma assistencia tecnica apple iphone, passa por este tipo de situação.

Criar conteúdo é um processo complexo, ainda que gere excelentes resultados. O primeiro ponto é que o negócio deve conhecer aquilo que está se propondo a apresentar. Eventualmente, acabará sendo reconhecido como uma autoridade na área.

Esse tipo de produção é fundamental para que as pessoas compreendam seu potencial de vendas e como engajar-se corretamente com sua empresa, através do consumo do conteúdo produzido com qualidade.

Acredite em sua empresa e em seu produto, para que você consiga explorar todo o potencial dele no momento de gerar conteúdo, aproveitando todas as possibilidades apresentadas por meio de um material relevante.

Mais do que vender, o objetivo do conteúdo é fidelizar o cliente. Fazer com que ele volte frequentemente e consuma não só mais do produto que gosta, como também experimente as novidades que a companhia tem a oferecer.

Esse tipo de situação só é possível quando um negócio opta por uma série de ações assertivas para conseguir conquistar seu público. Assim, seu serviço de manutencao camara fria conseguirá muito mais clientes.

Como melhorar sua produção?

Quando uma empresa escolhe por melhorar sua produção de conteúdo, as chances de encontrar novas possibilidades no mercado são inúmeras. Para conseguir criar um material que de fato apresenta qualidade, é preciso se atentar a algumas dicas.

Vale lembrar que cada empresa lida diferentemente com a forma de criação de conteúdo. Por isso, as etapas de planejamento estratégico são fundamentais para que o gestor compreenda a importância da produção de conteúdo.

1. Utilize o storytelling

O storytelling tem revolucionado a forma como se cria conteúdo. Uma das principais funções dessa técnica é apresentar um comercial ou propaganda com uma história, algo que o público consiga se identificar.

Dessa forma, você consegue se aproximar muito mais seu público, utilizando de forma criativa e assertiva a realidade de cada um como uma forma de explorar suas possibilidades de engajamento.

Você pode iniciar contando uma história cujo foco seja o aluguel de gerador 24 horas para obter um melhor engajamento com este serviço.

Através do storytelling é possível:

  • Criar inovação na empresa;
  • Manter um contato mais próximo com os clientes;
  • Aumentar seu engajamento;
  • Passar melhor sua mensagem.

Ações de storytelling costumam gerar fãs, que acabam retornando outras vezes para tentar encontrar uma experiência similar. 

Por isso, alguns elementos são preparados para gerar o melhor resultado possível para sua empresa através de técnicas de diálogo e de apresentação.

O storytelling é praticamente uma arte, tamanho seu potencial de exploração e de criar reações em quem está recebendo esse conteúdo, por isso, é importante pensar em maneiras de aproveitar esse tipo de recurso.

2. Valorize o material criado

Um dos passos mais importantes para conseguir uma boa comunicação através da produção de conteúdo é saber valorizá-lo. Isso significa que você deve acreditar em si mesmo e no seu potencial de criar ótimos conteúdos.

Além disso, acreditar em si mesmo permite que você tenha muito mais confiança para se comunicar com o leitor, gerando um relacionamento muito mais próximo. Vale lembrar que você não está sozinho quando se comunica com alguém.

Toda a empresa é um coletivo, e quando uma pessoa se torna porta-voz deste coletivo, ela está representando todo o trabalho e esforço de uma determinada companhia.

Por conta disso, é essencial que você seja o primeiro a valorizar todo o esforço e trabalho da empresa. Mostre que você possui o melhor serviço de entrega de encomenda, por exemplo.

Tome a iniciativa e demonstre pró-atividade. Dessa forma, você será o primeiro grande fã da empresa, o que acabará gerando muitos outros fãs. Além disso, a equipe inteira se sentirá valorizada quando vê alguém exaltando o coletivo.

Dessa forma, você ganha muito mais confiança e tranquilidade para contar sua história para um público adequado, explorando todo o potencial desse conteúdo para aproveitar em sua empresa.

3. Crie conteúdos positivos

Nem sempre as situações permitem que você esteja otimista. Ainda assim, é importante tentar ser positivo sempre que possível, sobretudo na criação de conteúdos.

Esse tipo de recurso gera uma comunicação muito mais assertiva, que faz com que muitas pessoas se interessem pela sua marca e comecem a acompanhar o material.

É importante ter um registro de seu conteúdo para que novos consumidores possam aproveitar também. Assim, você sempre poderá oferecer seu serviço de entrega de documento com qualidade por meio de um bom material.

4. A linguagem corporal em conteúdos audiovisuais

Se você está produzindo conteúdo audiovisual, deve ter alguns cuidados a mais, sobretudo em conteúdos de vídeo. Neste caso, sua linguagem corporal é tão importante quanto uma boa escrita e uma comunicação direta com os consumidores.

A forma de produção de conteúdo publicitário audiovisual depende muito das pessoas consumirem esse tipo de material, o que acaba gerando esse tipo de problema. Entretanto, existem alguns recursos que são fundamentais.

O primeiro deles é olhar sempre para a câmera. Além de ficar mais fácil compreender o que você está falando, sua linguagem corporal ajuda a passar uma sensação de firmeza e autoridade no assunto que está sendo debatido.

5. Esteja aberto a críticas

Quando você cria conteúdo para sua empresa, não consegue controlar como será a recepção deste conteúdo.

Por isso, preocupe-se em fazer o melhor trabalho que você conseguir, uma vez que a responsabilidade de como as pessoas reagirão ao seu material não é sua.

Se você estiver obtendo bons resultados, isso é um sinal de que seu conteúdo está sendo bem aceito pelo público e você pode continuar no mesmo formato. Seu ambiente coworking pode conquistar muito mais clientes dessa maneira.

Por outro lado, se sentir que não está tendo o retorno adequado, pode procurar formas de modificar seu conteúdo.

Críticas são uma parte importante do trabalho de produção de conteúdo. É muito comum que você receba feedbacks pelo trabalho, tanto internamente quanto externamente. Estes retornos ajudam a adequar melhor o material que é produzido pela empresa.

Além disso, é possível identificar também pontos que podem estar faltando na produção de conteúdo que você oferece. Quanto mais feedbacks a empresa receber, mais garantido será o resultado dos conteúdos.

Considerações finais

Produzir conteúdo é uma das formas mais amplas de se encaixar corretamente no mercado e utilizar técnicas de marketing assertivas e inteligentes. Por isso, é necessário explorar o máximo possível destas interações.

Quanto mais você produz conteúdo, mais natural será a forma de comunicação que estará se adequando, o que gera resultados muito mais satisfatórios a longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: