5 dicas para ser o melhor vendedor da empresa

09/07/2019 às 12:53 Marketing

5 dicas para ser o melhor vendedor da empresa

Está tendo dificuldades para bater as metas da empresa? Não consegue vender com constância? Os clientes parecem não dar bola para seus argumentos? Leia esse texto até o final e veja como você pode virar o jogo se tornar o melhor vendedor da sua empresa.

Para muitas pessoas, vender é um dom natural, isso faz crer que um vendedor não se forma, ele já nasce sabendo vender.

Quando pensamos em montar a figura do vendedor, nós imaginamos uma pessoa que seja comunicativa, extrovertida e articulada.

E se pararmos para pensar, tudo isso pode ser desenvolvido, não necessariamente é um dom. Dito isso, fica claro que qualquer pessoa que se dedique ao ramo de vendas e estude técnicas e fatores que possam convencer clientes podem se tornar uma grande vendedora.

Pensando em lhe ajudar a se tornar um vendedor de ponta, separamos algumas dicas abaixo. É uma lista de fatores e ações que todos devem desempenhar para se tornarem bons vendedores, confira abaixo:

Rapport

Essa é uma excelente dica para se tornar o melhor vendedor da empresa. Rapport é uma técnica ensinada em um Curso de PNL, ela consiste em espelhar a outra pessoa, neste caso, o cliente.

Basicamente, você passa a se comportar como o cliente e a tratar de assuntos em comum com o objetivo de fazer uma aproximação.

Usando essa técnica corretamente, o vendedor consegue passar mais confiança e credibilidade.

E claro, isso é muito importante, já que geralmente nós só compramos algo de quem confiamos.

Conheça bem seus produtos e serviços

Um bom vendedor é aquele que domina a sua área. Ele está sempre se atualizando, sempre por dentro de todas as novidades da empresa para qual trabalha.

Hoje em dia, os clientes estão bem mais exigentes, eles pesquisam muito antes de comprar e chegam com uma ideia definida na hora da compra.

E como o vendedor pode usar isso a seu favor? Ele obrigatoriamente tem que conhecer o que está vendendo. Somente assim, ele poderá rebater objeções de clientes com argumentos irrefutáveis.

Diferente de outros tempos, a era digital possibilitou aos clientes terem informação em tempo real. Não é mais preciso ir até a loja, ver o produto, testá-lo, etc. 

Hoje, pela internet é possível ver vídeos de um produto ou serviço, conferir avaliações e tudo o mais.

Isso evidencia que o vendedor deve estar ainda mais preparado para atender o cliente. Este cliente já chega com uma opinião formada e objeções a fazer, por isso é essencial estar pronto para atendê-lo.

Um bom vendedor deve estar sempre aprimorando seus conhecimentos, conhecendo melhor o que ele vende e o mercado onde está inserido.

Esse é um fator importantíssimo para parar de perder vendas. Afinal, o vendedor precisa passar confiança e demonstrar insegurança pode causar a perda de vendas certas.

Personalize o atendimento

 Com a chegada da internet, o jeito de vender mudou. Hoje, o vendedor recebe dados do cliente antes da venda, antes mesmo de um contato. E isso o dá uma grande oportunidade: personalizar o atendimento.

Todos os clientes são diferentes, por mais que eles tenham características em comum. Os gatilhos para ativar um cliente para a compra variam e é preciso encontrá-los com antecedência.

O atendimento é um fator essencial para fechar vendas. Quanto mais valor você conseguir agregar, maiores são as chances de fechamento do negócio.

Conhecer o cliente é essencial e isso só é possível com a coleta de dados. Portanto, converse com o cliente, entenda as suas necessidades e o seu ponto de vista.

Além da conversa cara a cara, você pode usar outras ferramentas como as redes sociais, por exemplo, para buscar mais informações sobre o comprador.

Assim, você pode entender melhor o que ele precisa.

Escuta ativa

O vendedor tem que ouvir atentamente o cliente. Senão, nada do que dissemos acima adiantará. Um dos fatores que mais conquistam o cliente é a atenção.

O vendedor deve mostrar que está prestando atenção e buscando entender tudo o que o cliente deseja.

O cliente tem acesso às informações que ele precisa, então ele não precisa de alguém que o oriente, ele precisa ser ouvido e ter suas necessidades atendidas.

E para isso, o vendedor precisa ouvi-lo com atenção. Isso inclui questões como evitar interromper o cliente e anotar todos os dados importantes da conversa.

Você pode ter ideia de quem é a sua persona, quais são as necessidades que seus produtos e serviços atendem, mas como dissemos acima, cada cliente é diferente do outro.

E você só vai descobrir as reais necessidades de um cliente quando ouvi-lo atentamente.

Assim, você poderá usar os melhores argumentos e oferecer as soluções certas para fechar uma venda.

Praticar a escuta ativa é essencial para identificar problemas reais e oferecer produtos/serviços para resolvê-los. Ouvir atentamente o cliente é uma garantia de vendas.

Gera valor

Um bom vendedor é aquele que gera valor, que agrega benefícios a venda. O cliente não compra apenas um produto ou serviço, o cliente compra uma solução! Lembre-se disso. É preciso deixar claro as vantagens de contar um certo produto/serviço.

A melhor alternativa sempre é utilizar argumentos que mostrem ao cliente o porquê ele precisa do produto.

Todas as dicas que demos acima ajudam a agregar valor a uma venda. O vendedor tende a se tornar uma pessoa da confiança do cliente e isso deixa bem mais fácil o fechamento de novas vendas. Isso é essencial para se tornar o melhor vendedor da empresa.

Gostou de nosso post? Compartilhe: