5 dicas para gerar mais leads sem mídia paga

11/10/2018 às 15:44 Marketing

5 dicas para gerar mais leads sem mídia paga

A maioria das empresas, principalmente as de maior poder aquisitivo investem pesado em mídia paga para distribuir seu conteúdo, tornando seus produtos e serviços conhecidos afim de gerar mais leads.

Os anúncios em links patrocinados e em redes sociais atualmente ocupam uma fatia considerável do orçamento de marketing de qualquer negócio, independente do tamanho ou do segmento.

E qual é o resultado disso? Bom, principalmente para quem tem menos potencial de investimento, ou seja, pequenos e médios negócios, o resultado nem sempre é possível.

O ROI não é satisfatório e muitas vezes o investimento em mídia paga gera um prejuízo que não compensa a conversão de mais leads.

Por isso, muitas empresas vivem nesse debate entre mídia orgânica e paga para tentarem acertar os pontos e finalmente crescer no mercado.

É lógico que incentivamos o equilíbrio entre as ações, mas vale ressaltar que a internet democratizou, de certa maneira, o espaço e a exposição entre pequenas e grandes empresas.

Apesar de ser igual, de fato, é possível e isso é comprovado que um negócio pequeno consiga se tornar conhecido e vire referência no mercado apenas através de tráfego orgânico.

É por isso que fizemos esse texto, para trazer dicas de como você pode fazer o seu conteúdo, os seus produtos e serviços chegar a mais gente e assim aumentar sua taxa de conversão de leads, sem ter de recorrer a mídia paga.

Confira nossas dicas abaixo:

Linkagem interna

Duas das métricas mais importantes para um profissional de marketing é o tempo das sessões e o número de páginas visitados por um usuário ao visitar um site.

Isso pode indicar que a pessoa gostou do conteúdo e aumentar as chances de geração de leads.

E apesar do foco atual do marketing ser a conquista de backlinks, conseguindo que outros sites de confiança apontem o seu conteúdo, é preciso também investir em linkagem interna.

Distribuir links internos nos seus textos ou em banners clicáveis em todas as páginas do seu site ou da sua loja é importante para incentivar o consumidor a ficar mais tempo nele.

Incentivar o consumidor a continuar vendo o seu site é uma maneira espontânea e pouco invasiva de estimulá-lo a consumir seu conteúdo, comprando um produto, assinando sua newsletter, entre outras ações que podem gerar mais leads.

Teste 30 dias grátis de Loja Virtual.  

Invista em materiais ricos

Ter um espaço em seu site com materiais ricos como ebooks, por exemplo, podem gerar autoridade para sua empresa na internet, o que consequentemente pode gerar mais leads.

Pense no seguinte: para comprar um produto ou contratar um serviço as pessoas precisam confiar na empresa.

E para confiar nas empresas elas precisam de provas de sua capacidade. E não é apenas a prova social com o depoimento de outros clientes que funciona.

Distribuir material rico pode ser uma maneira de aumentar os seus leads através de landing pages bem formatadas.

Um material rico pode ser produzido por negócios de qualquer tamanho e segmento, tem um custo baixíssimo, o que se gasta é tempo e o que se precisa é ter conhecimento sobre o assunto.

Por isso, mostrar que você é especialista no que você vende é importante num mercado tão concorrido.

Com uma minibiblioteca de conteúdo rico é possível oferecer a quem visita o seu site, uma oportunidade de se aprofundar num assunto e saber o quanto você tem capacidade de resolvê-lo, já que em tese, quem ensina, quem dá dicas, também resolve.

Confira também: Quanto custa montar uma loja virtual?

Promova seu conteúdo nas redes sociais com mais amplitude

Muitos negócios ficam fechados apenas a seus próprios perfis nas redes sociais e isso pode levar a sua empresa a conseguir um número X de clientes, mas te limitará em algum momento.

Existem outros meios dentro das redes sociais que podem ser usados para levar sua empresa além de seu próprio perfil.

Um dos exemplos de onde você pode divulgar o seu conteúdo são os grupos do Facebook e do LinkedIN.

Faça uma simples pesquisa e com certeza você achará grupos bem interessantes e que sejam redutos de personas do seu negócio para promover a sua empresa.

Além de posts, busque participar ativamente das discussões do grupo para gerar empatia com os demais membros e também autoridade para o seu negócio.

Aproveite também e use seus perfis nas redes sociais para gerar mais engajamento, respondendo a todos os comentários de seus clientes e potenciais clientes.

Crie campanhas para promover materiais ricos e outros conteúdos

Sua loja espera vender mais numa data comemorativa ou você escreveu um ebook que resolve um problema importante do seu cliente? Bom, não jogue isso solto em seu site e em suas redes sociais, monte uma campanha!

O ideal é que você torne produtos, serviços e materiais ricos conhecidos da sua audiência, então crie toda uma estética visual, aproveite a onda das hashtags, estude o mercado para ampliar o seu nível de divulgação e assim gerar mais leads.

Elaborar uma campanha para descobrir maneiras de distribuir seu conteúdo para mais pessoas é a chave para ter sucesso na divulgação de um ebook e vender mais produtos e serviços de sua empresa.

Crie uma rede de empresas parcerias

Como já dissemos no texto, a internet democratizou até certo ponto as possibilidades de promoção de um negócio, mas não acabou com a desigualdade.

Por isso, nossa última dica é que você crie uma rede de empresas parcerias para ampliar a divulgação na internet e assim possa trabalhar com negócios que corram ao lado de sua empresa.

Essa é uma maneira interessante de promover o seu negócio e ter a chance de ampliar sua audiência, conseguindo espaço e divulgação com os clientes de seus parceiros.

Tendo um fim democrático e empreendedor, a parceria deve render frutos para todas as empresas da rede.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: