5 dicas para engajar o público com Lives do Facebook

13/07/2019 às 16:51 Redes Sociais

5 dicas para engajar o público com Lives do Facebook

Quem está querendo crescer sua empresa ou marca pessoal no Facebook, não pode deixar de fazer lives (transmissões ao vivo).

O conteúdo em vídeo chama muito mais atenção dos usuários do que os textos e dos que imagens estáticas, por isso usar o Facebook Live é uma excelente maneira de gerar mais engajamento.

E para acertar no conteúdo, separamos várias ideias para suas transmissões ao vivo serem um sucesso com a sua audiência.

A base do sucesso das lives é o dinamismo, então quanto mais dinâmico e interativo for o vídeo, mais ele tende a chamar a atenção dos usuários.

Por que fazer lives no Facebook é importante para uma empresa?

O primeiro ponto é que os vídeos ao vivo atraem mais a atenção dos usuários do que os vídeos gravados. Numa live, ninguém o que irá acontecer e poderá ver momentos na hora que eles ocorrem e isso é emocionante para as pessoas.

Numa transmissão ao vivo, nem mesmo quem está na frente das câmeras saber o que vai acontecer, tudo é uma surpresa, afinal ideias de improviso pode surgir na hora e mudar o roteiro inicial da live. Isso estimula os usuários a consumirem o conteúdo e ficarem atento a live durante toda a sua duração.

As transmissões ao vivo se caracterizam por gerarem mais comentários, um fator essencial para aumentar o engajamento no Facebook.

Em muitas lives, os apresentadores visam perguntar aos usuários ou abrem espaço para responderem perguntas, mandarem mensagens específicas e isso gera mais interação com o público.

E por fim, e não menos importante, é possível impulsionar e monetizar lives no Facebook. Qualquer transmissão ao vivo pode ser impulsionada por meio de anúncios dentro da plataforma.

Durante uma live, também é possível inserir ad breaks (anúncios de intervalo), que podem lhe ajudar a ganhar uma grana, de acordo com a sua audiência.

Depois de entender por que o Facebook Live é tão importante para o seu negócio, é hora de conferir as nossas dicas criativas para deixar suas lives mais interativas e potencializar o engajamento. Confira as dicas abaixo.

Perguntas e respostas

Para quem não sabe por onde começar, fazer uma live de perguntas e respostas é essencial para gerar engajamento, conhecendo melhor os seus clientes.

Esse tipo de vídeo também é ótimo para construir autoridade, já que mostrando desenvoltura nas respostas, os usuários tendem a confiar no seu trabalho.

E esse tipo de transmissão ao vivo também requer pouca produção. Basta que você defina um tema e liste algumas perguntas para os clientes e pronto, pode dar início a live!

Dessa maneira, os clientes terão perguntas a responder e poderão fazer questionamentos pertinentes ao assunto do vídeo.

Tutoriais

Outra ideia sensacional para lives são os tutoriais. Tutoriais são vídeos onde você ensina o seu cliente a fazer alguma coisa. E se tipo de vídeo já dá uma boa resposta quando é gravado, imagina se for ao vivo.

Pegue assuntos que você já domina, como por exemplo, a utilização de um produto ou a realização de um serviço e faça uma live tutorial.

Essa é uma excelente forma de trocar ideia ao vivo com o cliente e mostrar que você realmente sabe o que está fazendo.

Numa transmissão ao vivo não tem edição e nem enrolação, sendo uma excelente maneira para demonstrar os seus conhecimentos e gerar mais autoridade.

Esse tipo de live é ótimo para fidelizar clientes e ampliar o seu alcance dentro do Facebook.

Confira também: O que é remarketing?

Entrevistas

Da mesma forma que os tutoriais, os vídeos de entrevistas já chamam muita atenção quando são gravados.

E fazer entrevistas em lives é uma excelente maneira de potencializar o engajamento e ampliar o seu alcance, através do contato com o público do entrevistado.

Ao entrevistar um especialista da sua área de atuação, por exemplo, você pode fazer uma live para que ele responda perguntas do público.

Assim, as reações e os comentários tendem a crescer e o vídeo terá um maior engajamento.

Lançamento de novos produtos

Se a sua empresa vai lançar um novo produto, por que não fazer uma live? Essa é uma excelente para potencializar o engajamento, despertar o interesse dos clientes e garantir vendas imediatas.

Para ter mais resultados, o ideal é preparar o lançamento. A divulgação é um passo muito importante para esse tipo de live.

Não adianta lançar um produto em cima da hora, por isso é importante escolher uma boa data e o melhor horário para realizar o lançamento.

Dessa forma, muitas pessoas já saberão a hora e o dia da live de lançamento e poderão se programar para assistirem.

E na live, o momento é dar foco total ao novo produto, mostrando seus benefícios, como ele funciona e quais problemas ele resolve.

Outra excelente ideia é preparar um desconto ou brinde exclusivo para o público da live. Assim, você pode impulsionar muitas vendas de uma única vez e garantir que o seu produto chegue ao mercado com o “pé direito”.

O bom número de vendas também pode lhe ajudar na divulgação do produto e facilitar o crescimento do interesse nele no mercado.

Faça um programa ao vivo

Então, com internet e redes sociais, os programas ao vivo não precisam mais serem exclusividades da TV. Você pode criar o seu próprio programa na internet.

Para isso, prepare uma estrutura e separe dias e horários disponíveis para fazer a live do programa.

Também será preciso escolher um tema e o formato do programa. Desse jeito, você pode preparar um roteiro de gravação para lhe guiar durante a transmissão ao vivo.

Com o tempo, caso os usuários gostem do conteúdo, eles tendem a fazer com o seu programa como fazem com os programas da TV: reservam o horário para assistirem.

Este tipo de vídeo é excelente para aumentar o engajamento, e principalmente, para fidelizar clientes.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google AdWords.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: