Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 dicas para engajar o público com Lives do Facebook

13/07/2019 às 16:51 Redes Sociais

5 dicas para engajar o público com Lives do Facebook

Quem está querendo crescer sua empresa ou marca pessoal no Facebook, não pode deixar de fazer lives (transmissões ao vivo) durante sua estratégia de marketing digital.

O conteúdo em vídeo chama muito mais atenção dos usuários do que os textos e dos que imagens estáticas, por isso usar o Facebook Live é uma excelente maneira de gerar mais engajamento.

E para acertar no conteúdo, separamos várias ideias para suas transmissões ao vivo serem um sucesso com a sua audiência.

A base do sucesso das lives é o dinamismo, então quanto mais dinâmico e interativo for o vídeo, mais ele tende a chamar a atenção dos usuários.

Por que fazer lives no Facebook é importante para uma empresa?

O primeiro ponto é que os vídeos ao vivo atraem mais a atenção dos usuários do que os vídeos gravados. Numa live, ninguém o que irá acontecer e poderá ver momentos na hora que eles ocorrem e isso é emocionante para as pessoas.

Numa transmissão ao vivo, nem mesmo quem está na frente das câmeras saber o que vai acontecer, tudo é uma surpresa, afinal ideias de improviso pode surgir na hora e mudar o roteiro inicial da live. Isso estimula os usuários a consumirem o conteúdo e ficarem atento a live durante toda a sua duração.

As transmissões ao vivo se caracterizam por gerarem mais comentários, um fator essencial para aumentar o engajamento no Facebook.

Em muitas lives, os apresentadores visam perguntar aos usuários ou abrem espaço para responderem perguntas, mandarem mensagens específicas e isso gera mais interação com o público.

E por fim, e não menos importante, é possível impulsionar e monetizar lives no Facebook. Qualquer transmissão ao vivo pode ser impulsionada por meio de anúncios dentro da plataforma.

Durante uma live, também é possível inserir ad breaks (anúncios de intervalo), que podem lhe ajudar a ganhar uma grana, de acordo com a sua audiência.

Depois de entender por que o Facebook Live é tão importante para o seu negócio, é hora de conferir as nossas dicas criativas para deixar suas lives mais interativas e potencializar o engajamento. Confira as dicas abaixo.

Perguntas e respostas

Para quem não sabe por onde começar, fazer uma live de perguntas e respostas é essencial para gerar engajamento, conhecendo melhor os seus clientes.

Esse tipo de vídeo também é ótimo para construir autoridade, já que mostrando desenvoltura nas respostas, os usuários tendem a confiar no seu trabalho.

E esse tipo de transmissão ao vivo também requer pouca produção. Basta que você defina um tema e liste algumas perguntas para os clientes e pronto, pode dar início a live!

Dessa maneira, os clientes terão perguntas a responder e poderão fazer questionamentos pertinentes ao assunto do vídeo.

Tutoriais

Outra ideia sensacional para lives são os tutoriais. Tutoriais são vídeos onde você ensina o seu cliente a fazer alguma coisa. E se tipo de vídeo já dá uma boa resposta quando é gravado, imagina se for ao vivo.

Pegue assuntos que você já domina, como por exemplo, a utilização de um produto ou a realização de um serviço e faça uma live tutorial.

Essa é uma excelente forma de trocar ideia ao vivo com o cliente e mostrar que você realmente sabe o que está fazendo.

Numa transmissão ao vivo não tem edição e nem enrolação, sendo uma excelente maneira para demonstrar os seus conhecimentos e gerar mais autoridade.

Esse tipo de live é ótimo para fidelizar clientes e ampliar o seu alcance dentro do Facebook.

Confira também: O que é remarketing?

Entrevistas

Da mesma forma que os tutoriais, os vídeos de entrevistas já chamam muita atenção quando são gravados.

E fazer entrevistas em lives é uma excelente maneira de potencializar o engajamento e ampliar o seu alcance, através do contato com o público do entrevistado.

Ao entrevistar um especialista da sua área de atuação, por exemplo, você pode fazer uma live para que ele responda perguntas do público.

Assim, as reações e os comentários tendem a crescer e o vídeo terá um maior engajamento.

Lançamento de novos produtos

Se a sua empresa vai lançar um novo produto, por que não fazer uma live? Essa é uma excelente para potencializar o engajamento, despertar o interesse dos clientes e garantir vendas imediatas.

Para ter mais resultados, o ideal é preparar o lançamento. A divulgação é um passo muito importante para esse tipo de live.

Não adianta lançar um produto em cima da hora, por isso é importante escolher uma boa data e o melhor horário para realizar o lançamento.

Dessa forma, muitas pessoas já saberão a hora e o dia da live de lançamento e poderão se programar para assistirem.

E na live, o momento é dar foco total ao novo produto, mostrando seus benefícios, como ele funciona e quais problemas ele resolve.

Outra excelente ideia é preparar um desconto ou brinde exclusivo para o público da live. Assim, você pode impulsionar muitas vendas de uma única vez e garantir que o seu produto chegue ao mercado com o “pé direito”.

O bom número de vendas também pode lhe ajudar na divulgação do produto e facilitar o crescimento do interesse nele no mercado.

Faça um programa ao vivo

Então, com internet e redes sociais, os programas ao vivo não precisam mais serem exclusividades da TV. Você pode criar o seu próprio programa na internet.

Para isso, prepare uma estrutura e separe dias e horários disponíveis para fazer a live do programa.

Também será preciso escolher um tema e o formato do programa. Desse jeito, você pode preparar um roteiro de gravação para lhe guiar durante a transmissão ao vivo.

Com o tempo, caso os usuários gostem do conteúdo, eles tendem a fazer com o seu programa como fazem com os programas da TV: reservam o horário para assistirem.

Este tipo de vídeo é excelente para aumentar o engajamento, e principalmente, para fidelizar clientes.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google AdWords.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: