Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 dicas para empreender e ter sucesso na área de TI

03/04/2019 às 09:56 Ajuda

5 dicas para empreender e ter sucesso na área de TI

Empreender virou quase uma necessidade com a crise econômica que atingiu o Brasil nos últimos anos.

E mercados como o de TI (Tecnologia de Informação) perderam bastante postos de trabalhos, postos estes que realmente sumiram. Hoje em dia, o brasileiro desperta cada vez mais o seu lado empreendedor.

E por isso neste texto vamos lhe dar algumas dicas para que você consiga empreender com sucesso na área de TI e esquecer que perdeu o emprego ou teve sua renda bem reduzida durante a crise.

Como empreender com sucesso

Existem muitas formas de empreender, mas é preciso estar por dentro das tendências e da atual situação de mercado.

E mesmo com a economia se recuperando muito lentamente, este é um dos melhores momentos para a montagem de pequenos negócios.

Você pode começar empreendendo sozinho na área de TI, por exemplo, essa é uma boa vantagem.

Confira nossas dicas para ter sucesso em seu próximo empreendimento:

  1. Entenda e se adapte ao mercado
  2. Vire um prestador de serviços
  3. Ache problemas que você pode resolver
  4. Networking é vida
  5. Ponha sua idéia no papel

Entenda e se adapte ao mercado

Esse é o primeiro passo! Um novo negócio precisa resolver problemas que os consumidores possuem sejam eles, pessoas físicas ou jurídicas (empresas).

Não adianta criar um negócio em uma área que já está saturada ou que não tenha mais oferta de público interessante.

No mercado, as coisas mudam e isso acontece muito rápido. Para empreender é preciso se adaptar as novidades, seguir e se espelhar em tendências e analisar suas capacidades para criar um empreendimento de sucesso.

Com os avanços tecnológicos, hoje em dia é muito mais fácil se conectar com clientes e fornecedores. Isso aumenta o número de oportunidades para os pequenos negócios.

Dentro da área de TI é preciso saber onde estão seus concorrentes, como eles agem no mercado e o que será preciso fazer para se destacar.

O ideal é que você esteja sempre desenvolvendo o seu trabalho, aprendendo novas habilidades, ganhando experiências em novos projetos, assim você aumentará as chances de passar credibilidade e confiança para novos clientes, além de poder criar diferenciais que o tornem mais competitivo no mercado.

Vire um prestador de serviços

Para empreender é preciso querer! E na área de TI, uma das principais formas de empreender é virar um prestador de serviços.

Então, pegue as suas habilidades e em vez de procurar um emprego fixo, o que é muito difícil conseguir atualmente, busque empreender.

Faça networking, entre em contato com antigos colegas de trabalhos e ex-chefes, com certeza, será mais fácil que as empresas o contratem como PJ do que como CLT.

Essa é a realidade! Comece a prestar serviços e se prepare, faça as contas necessárias para cobrir gastos essenciais e vá atrás de novas oportunidades.

Ache problemas que você pode resolver

Se além de prestador de serviços, você quer abrir formalmente a sua empresa e tentar buscar um público mais amplo, será preciso achar problemas para serem resolvidos.

Como já falamos no primeiro tópico, os negócios de hoje em dia são focados em resolver problemas e atender necessidades.

Se você já possui experiência com hospedagem de sites, invista nisso. Se a sua experiência está na programação, foque neste ponto.

Aproveite as suas habilidades para resolver problemas e monte seu negócio. Assim, quando você ver uma oportunidade, você se apresentará como uma empresa e não como mais um prestador de serviços.

Achar problemas para resolver no mercado de TI é a saída para conseguir uma boa demanda e oferecer uma oferta viável para um serviço que não está sendo atendido por muitos concorrentes no mercado. Essa é a chave do sucesso.

Networking é vida!

Fazer networking é essencial para empreender em qualquer ramo, e claro, na área de TI não é diferente.

Não é preciso ter um grande potencial de investimento para começar o seu negócio, se você tem amigos ou conhecidos que podem facilitar a sua entrada no mercado.

De fato, os contatos hoje em dia serão os primeiros “ativos” da sua empresa. São estes profissionais parceiros que você deve buscar para conseguir fechar mais oportunidades de negócios no mercado.

Isso requer que você treine suas soft skills, habilidades que focam no bom relacionamento e poder de negociação no ambiente corporativo.

Vá em eventos de TI, participe de fóruns na internet, grupos de TI no LinkedIN e no Facebook, etc. Vá atrás de arrumar contatos.

No início eles serão de grande valia para dar o passo inicial no seu negócio. E claro, depois de ter uma certa estabilidade no mercado, não abandone seus contatos, pelo contrário, continue sempre se estimulando a fazer mais networking.

Sabe aquele ditado: quem tem amigos, tem tudo! Então, é verdade também no âmbito corporativo.

Ponha a sua ideia no papel

Muitos empreendedores falham quando não conseguem organizar um bom plano de negócios ou um simples canvas.

E apesar de muitos acharem que não, esses documentos são extremamente necessários para ter um empreendimento de sucesso.

Não adianta nada buscar problemas para resolver e não esquematizar como você fará isso. Nenhum projeto tem sucesso sem planejamento.

Mesmo sendo a parte chata, afinal quando estamos na ânsia de empreender, queremos logo partir para a ação, mas sentar e planejar os passos que daremos é necessário para não cometermos erros que fadem o novo negócio ao fracasso.

Faça um plano de negócio ou se quiser demorar menos para estruturar sua ideia de negócios, faça um brainstorming e preencha um canvas.

Pesquise por meios que podem facilitar a sua entrada no mercado, onde estão as melhores oportunidades e como você irá conquista-las. 

Tudo isso é muito importante para empreender e ter sucesso na área de TI. Não perca mais tempo, a hora é agora!

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: