Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 dicas de design para melhorar o site da sua loja online

09/07/2021 às 20:57 Redes Sociais

5 dicas de design para melhorar o site da sua loja online

O design de uma loja virtual é mais essencial do que se imagina. Muitas pessoas sonham em ter o seu próprio negócio, e um dos mais viáveis hoje em dia é o e-commerce.

Entretanto, não basta hospedar um site e achar que isso é o suficiente, já que existem outros pontos que precisam ser considerados, e um deles é o design.

No entanto, nem todo empreendedor compreende a real importância do design para o comércio virtual.

Às vezes, você está fazendo um ótimo trabalho com marketing, tem produtos de qualidade, preço justo e bom atendimento, mas não consegue vender.

Uma das principais causas nesse tipo de situação é justamente o design do site que não colabora com a jornada de compra do lead.

Só que, veja bem, não nos referimos apenas à aparência do domínio, mas, também, do modo como ele encanta os clientes e ajuda a aumentar as vendas. 

É com ele, inclusive, que o seu cliente terá uma boa experiência de compra.

Dentre tantas outras funcionalidades, é essencial que o design seja bem pensado. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre sua importância, dar dicas para melhorá-lo e mostrar os impactos positivos.

Importância do design para uma loja online

Você sabia que o cérebro humano é capaz de processar imagens 60 mil vezes mais rápido do que palavras? Pois bem, isso acontece porque identificamos e associamos as cores a outros elementos quase que de maneira instantânea.

Basta pensar no seu raciocínio ao ver a foto de uma impressora de digitalizacao 3D e ler sobre ela. 

As informações contidas em um texto demoram mais tempo para serem processadas do que a imagem que está lá, pronta.

Isso faz com que as pessoas criem uma conexão psicológica e intuitiva instantaneamente com a visualização. 

E quando aplicamos esse conceito ao e-commerce, podemos dizer que a primeira impressão é a que fica.

Se o design da plataforma for confuso e transmitir uma sensação errada, dificilmente o usuário vai permanecer na página, e muito menos voltar a acessá-la.

Nesse contexto, podemos dizer que sua importância se deve ao fato de atrair mais visitantes para o seu negócio online.

Tendo em vista que a internet é um mar de informações e que somos bombardeados por elas constantemente, fica cada vez mais difícil se destacar.

Entretanto, com um bom design, ele vai chamar a atenção dos usuários e atrair a atenção deles. Dessa forma, eles vão acessar a página para entender o seu conteúdo.

Além disso, quando uma empresa quer transmitir credibilidade, ela investe em recursos poderosos, como banner com foto

No entanto, pelo fato de o seu negócio ser totalmente online, é o design quem cumpre essa função.

O consumidor moderno se baseia em elementos visuais para identificar negócios, pessoas e profissionais confiáveis. 

Sendo assim, uma rápida visualização e ele já categoriza um e-commerce como confiável ou não.

Se o site tiver uma aparência moderna e leve, terá muito mais credibilidade em meio à concorrência. 

E automaticamente isso vai ajudar a aumentar o número de conversões, visto que deixa os elementos mais visíveis e aumenta a sensação de segurança dos visitantes.

Agora que você já sabe qual é a importância de um bom design para sua plataforma e-commerce, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para melhorá-lo.

Dicas para o design de plataformas e-commerce

Se você quer potencializar as vendas de sua loja online, está na hora de investir no design dela e melhorá-la. E algumas dicas para fazer isso são:

1.    Mostrar as categorias no topo da página

As pessoas não gostam de procurar informações óbvias, por isso, todos os conteúdos importantes devem ser colocados na página inicial.

Por exemplo, no caso de uma gráfica online, ela pode categorizar os seus serviços na primeira página, como impressao digital, calendários, e assim por diante.

Portanto, para que os visitantes compreendam mais facilmente os produtos que você vende, crie uma galeria que eles possam rolar os itens, ver os mais vendidos, lançamentos, promoções, entre outras possibilidades.

2.    Criar um menu detalhado

O menu é a forma que você tem para guiar os usuários pelo site, por isso, precisa estar disponível em todas as páginas. 

Isso facilita para que os visitantes acessem todas as categorias, em qualquer área da plataforma.

Um menu flutuante evita que o cliente precise rolar muito a barra, e ele pode ser fixado, independentemente da altura da página que a pessoa estiver acessando.

Tudo isso deve ser levado em consideração, de modo que as páginas fiquem visíveis e organizadas de maneira lógica.

3.    Adicione opiniões de clientes

O consumidor moderno gosta de saber a opinião de outros clientes antes de comprar qualquer coisa, desde roupas a flyer de divulgacao para um negócio.

Essas informações têm mais peso e relevância do que qualquer coisa que você diga sobre seus produtos. 

Portanto, inclua depoimentos de outros clientes nas páginas de produtos. Dessa forma, fica claro que a sua loja online é segura e de confiança.

Além de impactar na decisão de compra, essa estratégia colabora com a otimização da página (SEO), visto que toda avaliação gera um novo conteúdo.

4.    Planejar a hierarquia visual e as informações

Para que os produtos e conteúdos sejam exibidos de forma eficaz, é essencial pensar na hierarquia visual de suas páginas.

Existem muitas plataformas e-commerce onde os clientes podem comprar os mesmos produtos que você vende, a melhor forma de se destacar é garantir uma boa experiência aos visitantes. 

Para isso, é necessário avaliar alguns aspectos, como:

  • Cores, fontes e variações;

  • Composição e organização dos elementos;

  • Como organizar os produtos nas categorias;

  • Item na primeira seção de cada página.

Para melhorar ainda mais esses elementos em sua loja virtual, uma gráfica de banner impressao se atenta às orientações de UX design. 

Você pode fazer isso para saber como criar e editar um bom site para seus visitantes e clientes.

5.    Destacar promoções e ofertas

Para criar uma sensação de urgência e apressar os clientes para a compra, uma boa dica é realçar promoções, produtos em suas últimas unidades e aqueles mais recentes.

Também é uma forma de despertar o interesse das pessoas para aqueles itens que estão sobrando no estoque, destacar lançamentos e oportunidades, dentre outras possibilidades.

Por meio de um computador completo, você pode usar essa estratégia para preparar promoções em épocas sazonais, como Natal, Dia das Mães, dentre outras.

Impactos positivos de um bom design

Investir em melhorias no design de sua loja online traz muitos benefícios para ela, e dentre os impactos positivos que mais se destacam, temos a padronização.

Um design original e bem elaborado padroniza seu negócio de acordo com as cores, símbolos e cultura dele.

Portanto, isso é importante para que o cliente entenda o diferencial de sua plataforma e as vantagens de comprar com ela.

Para uma loja de camisa com logo bordado, também é uma forma de garantir a melhor usabilidade para os usuários.

Um bom design leva em consideração o comportamento do público-alvo, portanto, a plataforma estará adequada às necessidades dessas pessoas.

Para melhorar ainda mais o seu site, você pode se basear em números e nas métricas anteriores, para guiar as modificações que precisam ser feitas.

Um bom design também é o caminho para garantir mais personalidade para a sua marca. 

Assim que o usuário acessar suas páginas, vai perceber que ele tem um padrão elevado em comparação com a concorrência.

Consequentemente, uma loja virtual de embalagens delivery personalizadas, por exemplo, terá mais credibilidade, o que vai influenciar positivamente na decisão de compra dos consumidores.

Ademais, um design bem elaborado é original e atual, favorecendo a integração de aplicativos e extensões à sua loja virtual. 

Com isso, você terá mais facilidade em implementar funcionalidades e otimizar a loja em vários sentidos.

Por fim, melhorar o design é tornar a jornada de compra de seus clientes mais objetiva, o que permite que eles comprem o que precisam com apenas alguns cliques. Ao agilizar as vendas, naturalmente o seu negócio obtêm mais lucros.

Conclusão

As compras pela internet têm crescido exponencialmente, o que leva ao crescimento das plataformas e-commerce. 

Isso acaba por aumentar a concorrência entre elas, portanto, é o momento de pensar em maneiras de sair na frente.

Para ganhar credibilidade e convencer seus clientes a comprar, nada melhor do que um bom design. 

Ele garante uma boa aparência para sua loja online e beneficia os visitantes com uma experiência positiva.

Portanto, neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre esse assunto e de que forma pode investir em melhorias para o design de seu negócio virtual.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: