5 coisas que você precisa saber sobre o SEM

11/04/2019 às 09:57 Marketing

5 coisas que você precisa saber sobre o SEM

Marketing digital é algo que, sem dúvidas, ninguém que possui um negócio hoje em dia, vive sem.

E entre tantos e tantos termos que vem surgindo ao longo dos anos e com os avanços desse conjunto de técnicas, você sabe exatamente como cada um deles funciona? É bem possível que não.

O SEM, por exemplo, é um termo que muitas pessoas nunca ouviram falar, apesar de ser algo extremamente importante para alavancar suas vendas.

E é exatamente por isso separamos uma lista de 5 coisas que você precisa saber sobre o SEM. Ficou interessado?

Então leia o texto até o final e descubra tudo o que há de mais importante sobre essa técnica. Mas antes, você sabe exatamente o que ele é?

O que é SEM?

SEM é uma abreviatura para Search Engine Marketing, o que, em tradução livre, significa de “marketing de mecanismo de busca”.

Esse termo tem a ver diretamente sobre o marketing de pesquisa paga que alguma empresa faz.

Ao contrário do SEO, em que o objetivo é conseguir resultados orgânicos, o SEM alcança esses resultados por outros caminhos, através da publicidade de mecanismos de busca como o Google e o Bing, por exemplo.

Para aprender a utilizar o SEM de forma eficaz, você precisa também entender como essas plataformas trabalham.

As técnicas de SEM aproveitam o poder dos mecanismos de pesquisa (principalmente o Google) para alcançar clientes em potencial no horário e local perfeitos.

Para responder à pergunta o que é SEM? É importante saber que ele possui diversos nomes. Você provavelmente já deve ter ouvido o termo marketing pago.

O SEM nada mais é do que isso colocado nos mecanismos de busca.

E agora que você já conseguiu entender com mais clareza o que é SEM, já podemos falar das 5 coisas que você precisa saber sobre o SEM.

Os funis de compra se tornam cada vez mais complexos

Se você acha que porque está usando marketing pago as coisas são muito mais fáceis, pode esquecer.

Na verdade, é claro que o SEM possui algumas vantagens sobre o SEO exatamente porque você está investindo dinheiro exatamente nele. Porém, longe estão os dias de pensar em SEM como o final do funil de compra.

Hoje, você pode usar o SEM para conscientização, consideração de compra ou até mesmo revenda.

Mas o que você precisa ter mente é a ideia de que o SEM é muito mais do que um canal para captar conversões.

O Sem pode ser apenas o início do seu funil de venda, ou seja, não é apenas ele que vai fazer com que você converta.

A experiência do usuário

A experiência do usuário é simplesmente uma forma de resumir a questão de saber se as pessoas podem chegar onde querem estar quando se trata de obter as informações que podem estar pesquisando para chegar até o seu site.

Por exemplo, se alguém tenta fazer uma compra ou encontrar informações específicas, é fácil localizar o menu ou concluir a tarefa?

Se a resposta for não, isso pode prejudicar seus rankings de busca. Para facilitar, certas ferramentas de SEM são usadas na campanha, o que facilita todo esse caminho e melhora a experiência do seu usuário para com o seu site.

Você pode testar

Uma das coisas que você precisa saber sobre o SEM é que, quando você usa SEM, independente de qual seja a plataforma, você está trabalhando com um canal altamente controlável e personalizável.

Como você pode proteger o tráfego e isolar alvos para testes específicos em um ambiente estável, ele é o laboratório perfeito para testar coisas como novos preços de produtos, medir sua audiência e testar novos designs.

Você conhece o nosso serviço de Servidor Dedicado?

Se um teste não deu certo, não tente ser teimoso demais.

O SEM é com certeza um ótimo ambiente para testes, mas lembre-se de que está investindo dinheiro diretamente e, se o teste não deu certo nas primeiras tentativas, provavelmente é hora de partir para outra.

Lembre-se porque uma campanha SEM funciona

Uma campanha de SEM funciona corretamente porque as pessoas se "pré-qualificam" quando inserem palavras-chave de interesse no Google em qualquer outra plataforma de busca.

Naturalmente, a chave aqui é o interesse, portanto, a cada pesquisa, o visitante está realmente dizendo o que deseja.

Entender como entregar um anúncio direcionado a esse consumidor é o trabalho de uma campanha SEM. Não tente direcionar as técnicas simplesmente para uma venda direta de um produto que as pessoas não estão acostumadas ou que não conhecem muito bem.

Tenha noção de seu posicionamento no mercado. Esta é, sem dúvidas, uma das mais importantes coisas que você precisa saber sobre o SEM.

Você aprende com o tempo

Existem literalmente milhares de cursos que você pode fazer para desenvolver suas habilidades em SEM, mas quando você aplica todas essas técnicas na prática, percebe que os resultados não surgem do dia para a noite. Na verdade, se trata de algo que você aprende com o passar do tempo.

E pode levar até alguns meses para que você consiga entender qual é a audiência exata que busca seus termos e fazer as pessoas certas chegarem até os seus produtos.

Conclusão

Trabalhar com marketing digital é algo que exige que nos atualizemos o tempo todo.

Saber de cor todos os termos que envolvem esse universo é praticamente impossível, mas existem coisas, como o SEM, que são imprescindíveis para que você aprofunde seus estudos e suas técnicas aplicadas na prática.

Esperamos que essas 5 coisas que você precisa saber sobre o SEM tenham sido úteis para te guiar nesse caminho.

Ao mesmo tempo em que existem as dificuldades, os resultados geram grande recompensas.

Gostou de nosso post? Compartilhe: