4 tipos de HD e quais usar na sua empresa

26/12/2018 às 17:45 Ajuda

4 tipos de HD e quais usar na sua empresa

Gerir uma empresa não é apenas uma questão de números. É certo que eles vão tomar boa parte de todos os seus dias, mas por trás de todos os cálculos e gráficos, você terá que lidar com diversas outras questões, como o material com o qual a sua empresa armazena os dados.

A princípio isso pode até parecer uma questão não tão importante, já que é de conhecimento geral que se pode armazenar arquivos na nuvem ou em um HD.

Mas você sabia que existem diversos tipos de HD e cada um com uma finalidade diferente? Foi pensando nisso que criamos a lista com 4 tipos de HD e mostrando quais usar na sua empresa. Leia e descubra novos caminhos para o seu negócio!

HD de Desktop

Esse é o tipo de HD que você provavelmente mais viu em sua vida. Eles são o que geralmente usamos em casa. Eles funcionam otimamente por 8 horas por dia, são baratos e podem acessar e modificar arquivos de backup com rapidez suficiente para evitar uma grande perda de dados em caso de algum problema.

O HD de Desktop é recomendado apenas para quem possui negócios pequenos. É um bom caminho para quem ainda está começando e não se sente seguro em investir muito.

Apesar de ser simples, ele pode cumprir muito bem todas as funções que uma pequena empresa o atribui.

Solid Sate Drive

Esta é uma dos mais recentes tecnologias de HDs que existe na indústria de computadores. Os SSD (Solid State Drivers) são totalmente diferentes dos outros tipos de HD por duas principais razões.

A primeira dela é que eles não consistem em partes móveis, o que os torna mais leves e com mais capacidade de armazenamento em um menor espaço físico.

A segunda razão é que eles também não armazenam dados usando magnetismo como a maioria dos HDs comuns fazem. Em vez disso, eles usam a tecnologia flash, fazendo uso circuitos integrados ou dispositivos semicondutores para armazenar dados permanentemente, pelo menos até serem apagados.

Esses diferenciais permitem que os SSD sejam mais rápidos, tenham uma durabilidade muito maior do que os outros, além de também gastarem muito menos energia.

Para você que tem um negócio que está começando a crescer, esse pode ser um investimento bastante rentável, já que a relação de custo e benefício desse tipo de HD é muito boa.

Já conhece o nosso serivço de Servidor Dedicado? Confira todas as vantagens que ele pode trazer para o seu negócio, não importa qual seja o seu tipo ou o seu tamanho.

HD Portátil

Entre os 4 tipos de HD para usar na sua empresa, o HD portátil é sem dúvida um dos que mais divide opiniões.

Muito se fala sobre as desvantagens que esse tipo de armazenamento pode trazer para a sua empresa, mas existem sim muitas vantagens no meio disso tudo, sobretudo se sua empresa ainda é pequena.

Se você ainda está começando um negócio na internet e não possui um espaço físico fixo, um HD portátil pode te acompanhar para onde você precisar ir, dia após dia, literalmente.

Hoje em dia já se fecha negócios e se realiza grandes transações através de mensagens e videoconferências. Aqueles que já estão adaptados à essa nova realidade do mercado podem utilizar um HD portátil a seu favor, sem contar que os preços baixos desse tipo de HD acabam estimulando seu uso.

É claro que uma das principais desvantagens desse tipo de armazenamento é que ele não costuma ser um dos maiores, além de também não ser dos mais rápidos.

Mas quando pensamos nos tipos de HD e quais usar em nossas empresas, essas podem ser questões a serem relevadas se estamos em um negócio virtual que não exige tanto espaço físico ou rapidez na transmissão de dados. É sim uma alternativa a ser pensada.

Nuvem

A nuvem pode ser considerada um tipo de HD? De certa forma, sim, já que os princípios que regem o armazenamento de dados são os mesmos. E essa é uma forma de armazenamento que veio para ficar.

Entre todos os tipos de HD, usar a nuvem na sua empresa, significa olhar para o futuro. Essa é a forma de armazenamento que combina preços baixos, grande capacidade de armazenamento e rapidez.

Desde as empresas pequenas até as gigantes do mercado podem utilizar os benefícios que a nuvem traz. Ou seja, não importa qual seja o seu tipo de negócio, essa sempre é uma alternativa.

É claro que existem algumas desvantagens em relação a esse tipo de armazenamento de dados. O primeiro é a segurança da companhia que você contrata para fazê-la.

Em segundo lugar, você será totalmente dependente da velocidade da internet que estará usando, mas isso também tende a deixar de ser um grande problema com o passar dos anos.

Dica extra: Conheça bem o seu negócio

Como sempre falamos por aqui, não adianta ter um grande conhecimento técnico se você não tem um conhecimento profundo sobre o negócio que você possui.

Isso significa ter um bom estudo de mercado, saber claramente quais são os seus objetivos e quais são os passos que você pode dar para que eles sejam alcançados, sem contar outras possíveis trajetórias que o seu tipo de negócio pode traçar.

Ter esse conhecimento é fundamental e, sem ele, saber tudo sobre como funciona o trabalho não adianta nada.

E aí, gostou de saber quais são os 4 diferentes tipos de HD e quais usar na sua empresa? Ter esse conhecimento é sempre importante, ainda mais quando você já tem os passos muito bem traçados.

Saber como se adaptar ao mercado, nesse sentido, não faz apenas sua empresa crescer, mas eleva seu status frente à concorrência e te garante estabilidade dentro do seu segmento.

Nada mal quando o assunto é “apenas” a forma de armazenar arquivos, não é?

Gostou de nosso post? Compartilhe: