Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 tipos de backup e o melhor para a sua empresa

26/10/2019 às 13:34 Hospedagem de Sites

4 tipos de backup e o melhor para a sua empresa

Qualquer empresa hoje em dia precisa manter seus arquivos em um ambiente seguro e salvo. Mesmo assim, existem diversas coisas que podem acontecer e fazer com que você perca esses arquivos.

Por isso é sempre importante manter o backup dos seus dados em dia, especialmente no seu negócio. Uma solução para não esquecer o backup de seus dados é contratar um gerenciamento de servidor.

Neste caso, você pode e deve estudar antes sobre o preço do gerenciamento de servidor.

Tipos de backup

Felizmente, existe uma maneira fácil e simples de prevenir que esse tipo de coisa aconteça. Separamos hoje uma lista com 4 tipos de backups e o melhor para a sua empresa:

  1. Backup completo
  2. Backup incremental
  3. Backup espelhado
  4. Backup em nuvem

Backup completo

O backup completo é o mais comum tipo de backup e melhor para empresas. O ideal seria que fosse feito o tempo todo, no entanto para executar esse tipo de backup perde-se muito tempo, o que impede que ele seja feito com a frequência que deveria.

Portanto, são normalmente restritos a uma programação mensal ou semanal e quase sempre durante a noite.

Esse tipo de backup oferece uma ótima solução em proteção de dados e você ainda pode agendar execuções automáticas para a sua realização, o que requer pouca intervenção humana.

No entanto, é necessário escolher um programa que suporte criptografia para proteger os seus arquivos, pois uma das grandes desvantagens do backup completo é justamente o fato de que ele pode ser roubado ou acessado por pessoas não autorizadas.

Por isso, escolha programas confiáveis para realizar o seu backup automático.

Por fim, o backup completo possui como grande vantagem o fato de todos os seus arquivos estarem armazenados em um único lugar, no entanto isso leva a uma outra grande desvantagem. É necessário um espaço para armazenamento maior e que tende a crescer com a quantidade de arquivos.

Backup Incremental

Outro tipo de backup e que pode ser o melhor para sua empresa é backup incremental é uma ótima alternativa para quem não tem tempo para fazer um backup completo regularmente.

Esse tipo de backup se caracteriza pela atualização a partir de um backup completo. Ou seja, ele copia apenas os arquivos que foram alterados desde a última atualização.

Ele costuma ser utilizado por empresas que possuem uma quantidade de arquivos muito grande e que, consequentemente, perdem muito tempo ao fazer um backup completo. Portanto, o backup incremental aparece como uma solução que economiza tempo e espaço de armazenamento.

Para utilizá-lo basta fazer um backup completo, seja ele noturno ou durante os finais de semana, períodos em que quase não há a utilização dos arquivos.

A partir disso, você precisa configurar as execuções do backup incremental, que poderá ser atualizado diariamente, carregando apenas os arquivos alterados durante aquele período de tempo entre o último e o novo backup.

Backup espelhado

Como o próprio nome já diz o backup espelhado é uma cópia, ou seja, um “espelho”, da pasta de origem. A grande vantagem desse tipo de backup é justamente o tempo que leva para copiar os arquivos.

Como ele é um espelho e é enviado para a pasta de destino sem ser compactado o processo tende a ser mais rápido do que quando se faz um backup completo.

No entanto, a grande desvantagem é que não há como proteger esses arquivos com senhas ou criptografia, pois são realmente uma cópia do arquivo de origem.

Além disso, caso seja apagado algum arquivo por engano da origem, o espelho em backup também será excluído. Por isso é preciso tomar bastante cuidado.

Backup em nuvem

Entre os 4 tipos de backup o melhor para a sua empresa talvez seja o backup em nuvem ou backup online, que já se tornou um dos mais populares.

É uma estratégia segura e que tem como grande vantagem a proteção dos arquivos, já que por estar em nuvem, não há preocupação com avaria, perda ou roubo de equipamento físico.

Os sistemas de armazenamento normalmente são hospedados por um provedor de serviços que cobra uma taxa anual ou mensal para que o cliente possa realizar seus backups.

O preço varia de acordo com o provedor, espaço de armazenamento e largura de banda, por exemplo. No entanto, apesar do custo para manter esse tipo de backup as empresas tendem a economizar na mão de obra, já que não há sobrecarga da equipe de TI.

Qual é o melhor tipo de backup para a sua empresa?

Agora que você já conheceu os principais tipos de backup, qual é o melhor para a sua empresa? A resposta pode até parecer difícil de ser encontrada, mas é mais simples do que você imagina.

E para chegar nela, é necessário ter algumas perguntas em mente. Por exemplo:

  • Qual é o tipo de trabalho que sua empresa faz?
  • Com quantos clientes você lida?
  • Quantos arquivos você adiciona por semana?
  • E por mês?
  • Há quanto tempo a empresa existe?
  • Ela sempre fez backups?
  • Quando o último backup foi feito?

Acrescente aqui qualquer outra pergunta referente ao assunto. As respostas com certeza vão te ajudar a chegar no melhor tipo de backup para a sua empresa.

A grande verdade é que não existe um tipo de backup melhor para todos, mas sim o que mais vale a pena para cada tipo de negócio.

E se você tiver isso em mente, já tem um grande passo para escolher qual é o melhor tipo de backup para a sua empresa.

Conclusão

E aí, gostou dos 4 tipos de backup e o melhor para a sua empresa? Decidir esse tipo de coisa definitivamente não é uma das tarefas mais fáceis, mas ainda assim é de extrema importância que ela seja muito bem pensada e calculada.

Afinal, quando se trata dos dados de sua empresa, não se pode errar. É tudo uma questão de pesquisar, estudar e analisar todas as vantagens e desvantagens dos tipos de backup.

Ao fim de tudo você terá não apenas uma resposta satisfatória, mas a certeza de que está seguindo no caminho correto.

Gostou de nosso post? Compartilhe: